Pesquisar No Site

Fórum de Cidades Digitais reúne mais de 270 representantes de 21 municípios em Caraguatatuba

Fórum de Cidades Digitais reúne mais de 270 representantes de 21 municípios em Caraguatatuba
Fórum de Cidades Digitais reúne mais de 270 representantes de 21 municípios em Caraguatatuba

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista recebeu 279 representantes de 21 municípios na última quinta-feira (23), no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba

Realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceira com a Prefeitura de Caraguatatuba, o evento atraiu prefeitos, gestores, empresários e servidores públicos, visando estimular a adoção do Governo Eletrônico, por meio da utilização de ferramentas de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para agilizar os serviços públicos ofertados à população.

#PraCegoVer: O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, fazendo a abertura do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista (Fotos: Luís Gava/PMC)

O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, destacou a importância dos municípios se adequarem aos avanços trazidos pelas TICs nos últimos anos. “Sem a tecnologia ficou impossível administrar e o compartilhamento de experiências, de conhecimentos, são a essência da Rede Cidade Digital, buscando despertar os gestores para a necessidade da transformação digital da gestão pública”, explicou.

O prefeito Aguilar Junior manifestou a intenção de realizar mais uma edição do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista em 2023.

“Caraguatatuba fica à disposição para receber o Fórum no próximo ano. Em 2005, eu estava chefe de Gabinete do prefeito da época e tínhamos uma Diretoria de Informática, onde pensávamos em diversas inovações para Caraguatatuba. Quando eu assumi a prefeitura, em 2017, disse que traçaríamos um plano de tecnologia, mas vamos começar por onde? Vamos iniciar pela criação da Secretaria de Tecnologia da Informação. Lá temos servidores públicos efetivos que fazem a diferença no desenvolvimento de sistemas”, reconheceu.

“Julgo esse encontro extremamente importante porque, às vezes, uma ação que é feita em Caraguatatuba, não é feita em outra cidade e vice-versa. O Fórum é uma grande oportunidade para o servidor buscar aprimoramento”, destacou.

#PraCegoVer: O prefeito Aguilar Junior falando da importância do investimento dos recursos públicos em tecnologias da informação e comunicação (TICs) para melhorar o atendimento à população durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista (Fotos: Luís Gava/PMC)

O prefeito disse que a mentalidade sobre a aplicação de recursos públicos em tecnologia da informação vem mudando com o passar dos anos. “Por muito tempo se falou em custo, mas hoje se provou que tecnologia é investimento, seja na compra de uma imagem de satélite para ajudar no ordenamento da cidade, regularização fundiária ou a instalação do serviço de protocolo eletrônico”, detalhou.

“Por fim, queria destacar um projeto que foi extremamente importante para Caraguatatuba, o Vacina Caraguá.   A partir do sistema de comunicação 156, um canal entre o cidadão e a Prefeitura, conseguimos dar oportunidade para a população se vacinar de maneira ordeira e conhecer quem é o nosso cidadão. Nós temos hoje um banco de dados e o próximo passo vai ser georreferenciar cada pessoa, cada casa, para depois integrar todos em nossos sistemas com objetivo de agilizar os serviços públicos e gerar mais economia para a municipalidade”, concluiu.

Além de Caraguatatuba, o fórum atraiu prefeitos, secretários, gestores e servidores públicos de Aparecida, Arapeí, Bertioga, Cotia, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilha Comprida, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Praia Grande, Redenção da Serra, Santos, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Ubatuba.

Troca de experiências

No Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista, o prefeito Aguilar Junior e o diretor de Estatística e Informação da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Marcelo Gomes, mostraram o projeto “Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais”.

#PraCegoVer: O prefeito de Taubaté, José Antonio Saud Junior falando sobre a “A Dificuldade da Mudança no Olhar de um Prefeito” durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral (Fotos: Luís Gava/PMC)

Outro caso de sucesso apresentado foi “A Transformação Digital em Santos”, com o secretário de Planejamento e Inovação de Santos, Fábio Ferraz. O prefeito de Taubaté, José Antonio Saud Junior falou sobre “A Dificuldade da Mudança no Olhar de um Prefeito”.  A supervisora da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Ghislaine Virgínia Fonseca, demonstrou as iniciativas feitas para o município conquistar os selos ISO 37.120 (sustentável), 37.122 (inteligente) e 37.123 (resiliente) com o tema “SJC: A primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO (International Organization for Standardization/ Organização Internacional para Padronização)”.

Profissionais de diversas empresas também apresentaram algumas soluções on-line para tramitação de processos, serviços funerários, armazenamento de dados e redução dos custos com papel.

5G

O gerente de Projetos da Secretaria de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca, abordou a chegada da tecnologia 5G, no palco virtual do evento, e os impactos dela nos municípios brasileiros.

#PraCegoVer: A supervisora da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Ghislaine Virgínia Fonseca, abordando o tema “SJC: A primeira cidade inteligente brasileira com certificação durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista (Fotos: Bia Gomes/PMC)

“De certa maneira vai mudar a forma como nos relacionamos com a internet móvel nos próximos anos. Então você terá várias aplicações em 5G que não eram possíveis com a tecnologia anterior (4G). Também trará uma mudança significativa do ponto de vista de oportunidade de negócios”, explicou.

A expectativa com o 5G também está no crescimento da economia mundial e na geração de empregos. ‘Conforme uma projeção da Nokia Consultoria, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deve crescer 1% ao ano até 2035”, projetou. “As prefeituras têm um papel fundamental na implantação da nova era da telefonia móvel. As cidades precisam se adequar à Lei Geral das Antenas. Nós, do Ministério das Telecomunicações, estamos à disposição para os município nesse processo”, concluiu.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral Paulista é uma realização da Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, com o patrocínio da Sonner, PerfilComp, 1Doc, OM30, Evolution, No Paper, Gove e Aprova Digital, além do apoio institucional da AGEMVALE (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Mais Secretaria de Tecnologia da Informação

Veja Também Recentes

Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024