Pesquisar No Site

Caraguatatuba comemora Dia do Orgulho Autista com exposição de desenhos no Serramar Shopping

Destaques
Caraguatatuba comemora Dia do Orgulho Autista com exposição de desenhos no Serramar Shopping
Caraguatatuba comemora Dia do Orgulho Autista com exposição de desenhos no Serramar Shopping

O Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, será celebrado em parceria com o Serramar Parque Shopping, por meio de uma exposição realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, representada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

A exposição será composta por desenhos produzidos por pessoas com transtorno do espectro autista no espaço “Ponto de Encontro” próximo às Lojas Americanas durante todo o mês de junho.

Carteiras de identificação

#PraCegoVer: Arte mostra uma menina de pele clara ao fundo, com aparência de uma criança de cinco anos. Frase destacada acima: Dia do Orgulho Autista” – “O autismo é parte deste mundão não um mundo a parte” e abaixo o logo da Prefeitura de Caraguatatuba; do Serramar Shopping e “Viva o Momento” – logos seguidas do seguinte texto: “Antes de uma criança começar a andar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento em que consegue ficar de pé, ela dança. Arte é fundamental para a expressão humana. “ Phylicia Rashad – Pessoas com transtorno do espectro autista, em sua maioria tem dificuldade para expressarem seus sentimentos e se socializarem. A arte pode ser um facilitador para este processo”. Ao redor da imagem da menina tem diversos desenhos em quadrados pequenos (Foto: Arte/PMC)

Mais de 150 carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) já foram emitidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um instrumento que visa garantir a este segmento a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

Em Caraguatatuba, 157 Ciptea já foram emitidas e 100 carteiras de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram entregues pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

A Ciptea é uma carteira municipal, criada pela Lei 2.558/2021, de autoria do vereador Cristian Oliveira de Souza, Cristian Bota, que foi baseada na Lei Federal 13.977/2020 conhecida como lei “Romeo Mion”, nome do filho do apresentador de televisão Marcos Mion, que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

Esse documento é emitido pela Sepedi, tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, conforme artigo 3º da Lei 13.977/2020.

Dia Mundial do Orgulho Autista

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.

O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Criada em 2005, a comemoração, a cada ano mais popular também no Brasil, conta com a adesão do Senado Federal. A intenção é demonstrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas apresenta condições e características especiais que trazem desafios e também recompensas aos seus familiares e à comunidade.

“É uma data muito importante, pois representa o reconhecimento e a valorização das pessoas autistas”, destaca o secretário da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba, Amauri Toledo.

Outra celebração importante para os autistas é o dia 2 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela Lei 13.652, de 2018.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba inicia demarcação para recuo dos quiosques na Praia da Mococa
Prefeitura de Caraguatatuba inicia demarcação para recuo dos quiosques na Praia da Mococa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, dá continuidade ao Projeto de Intervenção Urbanística (PIU) com o início dos trabalhos de regularização da Praia da Mococa. Nesta sexta-feira (29), as equipes estiveram na praia para iniciar a marcação do Registro Imobiliário Patrimonial (RIP)

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 29/07/2022
Campanha Julho Amarelo encerra com 1.382 testes rápidos realizados e possibilita atendimento a novos pacientes
Campanha Julho Amarelo encerra com 1.382 testes rápidos realizados e possibilita atendimento a novos pacientes

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), da Secretaria de Saúde encerrou no último dia 31, a Campanha ‘Julho Amarelo’, com 1.382 testes rápidos realizados para diagnóstico de hepatites virais B/C, além de Sífilis e HIV. Foram 596 testes realizados na UAMI, 111 na ação feita dentro do Ambulatório

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 03/08/2022
Concurso público de 2018 da Prefeitura de Caraguatatuba entra na 96ª convocação
Concurso público de 2018 da Prefeitura de Caraguatatuba entra na 96ª convocação

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou aprovados de três funções do Concurso Público 01/2018 para entregar a documentação nas próximas segunda, terça e quarta-feira (1º, 2 e 3/8), das 9h às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração (Secad), no Centro. A 96ª convocação foi publicada na Edição 846

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 28/07/2022
Prefeitura de Caraguatatuba realiza limpeza da Praia do Indaiá e Complexo Turístico do Camaroeiro
Prefeitura de Caraguatatuba realiza limpeza da Praia do Indaiá e Complexo Turístico do Camaroeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou na manhã desta sexta-feira (29), a limpeza de resíduos da Praia do Indaiá. Ao todo, a equipe é composta por 25 funcionários do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD). Além da Praia do Indaiá, a equipe também

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/07/2022
2ª Divisão: 15 times iniciam disputa para vagas na elite do Futebol Amador de Caraguatatuba
2ª Divisão: 15 times iniciam disputa para vagas na elite do Futebol Amador de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realizou nesta quarta-feira (3), o congresso técnico da 2ª Divisão do Campeonato de Futebol Amador de Caraguatatuba. O evento definiu os grupos da competição. No Grupo A, composto por sete times, estão EC Estrela do Morro, Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/08/2022