Pesquisar No Site

Caraguatatuba celebra entrega de mais de 150 carteiras de identificação da pessoa com TEA no Dia do Orgulho Autista

Caraguatatuba comemora Dia do Orgulho Autista com exposição de desenhos no Serramar Shopping
Caraguatatuba celebra entrega de mais de 150 carteiras de identificação da pessoa com TEA no Dia do Orgulho Autista

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um instrumento que visa garantir a este segmento a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

Em Caraguatatuba, 157 Ciptea já foram emitidas e 100 carteiras de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram entregues pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

#PraCegoVer: Arte mostra uma menina de pele clara ao fundo, com aparência de uma criança de cinco anos. Frase destacada acima: Dia do Orgulho Autista” – “O autismo é parte deste mundão não um mundo a parte” e abaixo o logo da Prefeitura de Caraguatatuba; do Serramar Shopping e “Viva o Momento” – logos seguidas do seguinte texto: “Antes de uma criança começar a andar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento em que consegue ficar de pé, ela dança. Arte é fundamental para a expressão humana. “ Phylicia Rashad – Pessoas com transtorno do espectro autista, em sua maioria tem dificuldade para expressarem seus sentimentos e se socializarem. A arte pode ser um facilitador para este processo”. Ao redor da imagem da menina tem diversos desenhos em quadrados pequenos (Foto: Arte/PMC)

Desde 2018qualquer cidadão pode inserir em documentos o CID correspondente a algum transtorno permanente em sua carteira de identidade. Este documento tem validade em todo território nacional e validade por prazo indeterminado.

No entanto, em 2020 a CIPTEA foi criada com a Lei nº 13.977,  a “Lei Romeo Mion” , com o objetivo de garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social – garantias já estabelecidas na  Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, conhecida como Lei Berenice Piana.

Exposição

O Dia do Orgulho Autista, comemorado na data de 18 de junho, será celebrado em parceria com o Serramar Parque Shopping, por meio de uma exposição realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, representada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

A exposição será composta por desenhos produzidos por pessoas com transtorno do espectro autista no espaço “Ponto de Encontro” próximo às Lojas Americanas durante todo o mês de junho.

Dia Mundial do Orgulho Autista

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.

O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Criada em 2005, a comemoração, a cada ano mais popular também no Brasil, conta com a adesão do Senado Federal. A intenção é demonstrar à sociedade que o autista não tem uma doença, mas apenas apresenta condições e características especiais que trazem desafios e também recompensas aos seus familiares e à comunidade.

“É uma data muito importante, pois representa o reconhecimento e a valorização das pessoas autistas”, destaca o secretário da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba, Amauri Toledo.

Outra celebração importante para os autistas é o dia 2 de abril, Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela Lei 13.652, de 2018.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Caraguatatuba está com 241 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 241 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (20) o quadro de vagas de emprego para 241 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 20/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024