Pesquisar No Site
Resultado da ADL em 4% coloca Caraguatatuba em situação de risco para epidemia de dengue

Resultado da ADL em 4% coloca Caraguatatuba em situação de risco para epidemia de dengue
A partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, intensificará as ações de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Até o momento, o município registrou 61 casos positivos.
A preocupação é devido ao aumento de casos e do resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pelos agentes do controle de dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) durante o mês de abril. O índice obtido foi de 4% considerado a média para o município. A atenção vai para região sul que registrou taxa de 8,4%.
De acordo com o Ministério da Saúde, o índice menor que 1,0% é considerado satisfatório; de 1,1% a 3,9%, o município entra em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

#PraCegoVer: Agentes avaliam residência com área em obra; há diversos materiais de construção (Foto: Luis Gava/PMC)
As atividades de combate ao criadouro do mosquito iniciam no bairro Golfinhos, com vistorias e a eliminação de criadouros em imóveis residenciais e comerciais da cidade. Já no bairro Porto Novo, onde foram registrados mais casos positivos, é realizada a nebulização com inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde.
Os agentes de controle visitarão as casas para avaliar possíveis criadouros e orientar os moradores sobre a importância de evitar água parada, realizando uma limpeza periódica em reservatórios e qualquer local que possa acumular água, mantendo-o totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito.
Nos meses de maio e junho, as visitas ocorrerão na área de cobertura das Unidades Básicas de Saúde nos bairros Golfinhos, Morro do Algodão, Porto Novo, Barranco Alto, Travessão e Perequê-Mirim em conjunto com os agentes comunitários de saúde.
Casos
De acordo com a Secretaria de Saúde, Caraguatatuba já registrou quase o mesmo número de casos de dengue em 2022, que no ano passado inteiro. São 55 casos até abril deste ano, contra 72 do ano todo de 2021; um aumento de quase 100% se comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. Até o momento nenhum óbito foi registrado.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),