Pesquisar No Site
No Dia Mundial sem Tabaco, Caraguatatuba destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD

No Dia Mundial sem Tabaco, Caraguatatuba destaca programa ‘Mudança de Hábito’ do CAPS-AD
Dia 31 de maio é lembrado como Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes que podem ser evitadas relacionadas ao tabagismo. A Prefeitura de Caraguatatuba possui o programa ‘Mudança de Hábito’, ofertado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – Álcool e Drogas (AD), no bairro Perequê-Mirim.
O programa conta com um total de 14 encontros, onde são observados os casos necessários de atendimento médico e introdução de medicamentos específicos ao tratamento antitabaco para amenizar os sintomas da crise de abstinência.
O enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, conta que o primeiro mês de tratamento é realizado de forma intensiva com encontros semanais, tendo como referência o conteúdo da apostila encaminhada pelo Ministério da Saúde.
“Do segundo ao sexto mês de tratamento, os encontros são quinzenais e ocorrem de forma mais livre e espontânea, com estratégias para driblar os sintomas de abstinência, além de monitorar os avanços e retrocessos do grupo e estimular a perseverança”, explica o coordenador.

#PraCegoVer: Imagem com fundo azul e no centro um cigarro com um círculo vermelho de advertência para não fumar (Foto: Divulgação/PMC)
Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos. Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue. Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue normaliza. De 12 a 24 horas depois, os pulmões já funcionam melhor. Após dois dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida. Depois de três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Um ano sem tabaco, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade e após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Para participar do programa ‘Mudança de Hábito’, os interessados devem procurar o Caps-Ad, na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297, Perequê-Mirim, e agendar uma consulta com o técnico de referência.
Pensando em ampliar o atendimento, o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de descentralizar o programa para ser desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que mais pessoas possam ser assistidas pelo município.
Caps-Ad
Foi inaugurado em 2019, no Perequê-Mirim, para atender pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química. Atualmente, conta 251 pacientes ativos.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas