Pesquisar No Site
Equipes técnicas da Sepedi e do MACC se reúnem para discutir propostas de ampliação da acessibilidade no espaço

Equipes técnicas da Sepedi e do MACC se reúnem para discutir propostas de ampliação da acessibilidade no espaço
A diretora do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), a historiadora Denise Lemes, se reuniu com o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amauri Toledo, para conversarem sobre futuras parcerias entre os dois equipamentos da Prefeitura Municipal.

#PraCegoVer: O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, e a diretora do MACC, Denise Lemes juntos com as equipes técnicas dos dois equipamentos da Prefeitura posam para foto. (Foto: JC Curtis/PMC)
Entre as questões discutidas estão a melhoria da acessibilidade arquitetônica e comunicacional do museu, viabilizando maior participação e inclusão social de idosos e pessoas com deficiência conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).
“Estamos com uma equipe de terça a sábado, com monitores do ensino médio até funcionários mais experientes e com grande conhecimento do patrimônio. Temos uma equipe diversificada, que é incumbida no acolhimento ao visitante e apta a explicar o conteúdo das exposições, inclusive com uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Quanto mais elementos em termos de acessibilidade colocarmos aqui, melhor para a sociedade, para os visitantes e para o Museu”, afirmou Denise Lemes.

#PraCegoVer: A diretora do MACC, Denise Lemes, mostra parte do acervo disposto em estantes ao secretário da Sepedi Amauri Toledo e ao engenheiro José Rodolfo de Oliveira. (Foto: J.C Curtis/PMC)
Também foi conversado a ida de grupos de idosos, que frequentam o Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, ao MACC, para gravarem depoimentos sobre a vida e fatos históricos do município como também promoção de rodas de conversas entre eles e crianças da rede municipal de ensino.
“Acredito que possamos estabelecer uma colaboração rica e produtiva entre as equipes da Sepedi e do MACC para realizar melhorias no museu de forma a garantir a redução de barreiras e maior participação dos idosos e pessoas com deficiência nesse importante espaço”, afirmou Toledo.
O encontro contou com as presenças da pedagoga e historiadora, Edna do Espírito Santo de Assis; Gabriela Libânio, intérprete de Libras do MACC; da diretora do Departamento de Políticas de Articulação e Atenção da Sepedi, Alcione Aparecida Vitório Ribeiro dos Santos; da fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi e do engenheiro responsável pelo setor de Projetos da Sepedi, José Rodolfo de Oliveira.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.