Pesquisar No Site

Empresários de Caraguatatuba participam de Workshop sobre compras públicas

Publicado em: 05/05/2022
Empresários de Caraguatatuba participam de Workshop sobre compras públicas
Empresários de Caraguatatuba participam de Workshop sobre compras públicas

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Escritório Regional do Sebrae de São José Campos promoveram o Workshop “Compras Públicas”, em parceira com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), para um grupo de empresários do município na nesta quinta-feira (5), no auditório da ACE, no Centro. Os participantes conheceram os aspectos legais, técnicos e as oportunidades de negócio das compras governamentais para as micro e pequenas empresas se manter no mercado e contribuir para o desenvolvimento local.

#PraCegoVer: O agente administrativo da Área de Compras, Vagner Aparecido de Lima, palestrando no Workshop “Compras Públicas”, na última quinta-feira (5/5), na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)

Durante duas horas, a consultora jurídica do Sebrae, Tatiana Sapla; a pregoeira da Área de Licitação da Secretaria de Administração, Sabrina da Silva Bahia; e o servidor da Área de Compras da Secretaria de Administração, Vagner Aparecido de Lima; explicaram os procedimentos que os empresários precisam adotar para fornecer produtos e serviços à Prefeitura  de Caraguatatuba e outros órgãos públicos.

A consultora jurídica do Sebrae, Tatiana Sapla, disse que é preciso entender quem seria um cliente em potencial nesse mundo público de compras governamentais. “O cenário está difícil para o mercado privado, mas o setor público não parou de comprar porque precisa continuar suas atividades essenciais. É preciso olhá-lo como uma oportunidade de faturamento”, explicou.

O agente administrativo da Área de Compras, Vagner Aparecido de Lima, informou aos participantes do workshop que o setor está à disposição para esclarecimentos. “As secretarias têm a obrigação de enviar para nós a solicitação de compras com o termo de referência do objeto. Precisando da Secretaria de Administração vocês podem contar com a gente para tirar as dúvidas, que responderemos o mais rápido possível”, enfatizou. “A partir dessa solicitação de compra, a gente efetivamente vai ver se falta alguma cotação, pois precisamos de três cotações sempre. A partir desse momento, analisamos a documentação: certidão de débito tributário da Receita Federal, certidão de regularidade do FGTS e a certidão de débitos trabalhistas”, completou.

#PraCegoVer: O coordenador do Sebrae de Caraguatatuba, Cauê Rubio, falando da importância da participação no Workshop “Compras Públicas”, na última quinta-feira (5/5), na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)

De acordo com a pregoeira da Área de Licitação, Sabrina da Silva Bahia, a confecção do edital começa com a chegada do processo na Área de Compras. “Quando o edital fica pronto passamos para a assessoria jurídica da  Secretaria de Administração para ver se vai ter algum apontamento, tanto das secretarias ou do edital em si. Com a aprovação da assessoria jurídica, lançamos o edital na nossa plataforma de compras e no Portal da Transparência. Caso alguém leia o edital e tenha algum questionamento, tem até dois dias úteis antes do pregão para enviar no e-mail da Área de Licitação com o pedido de esclarecimento”, detalhou.

O empresário Daniel Vinícius de Moraes, que venceu duas licitações para fornecer marmitas para a Prefeitura de Caraguatatuba, destacou a importância de se atentar aos detalhes do edital. “Escolha alguém para reler o edital e conferir a sequência da documentação novamente, porque nossos olhos ficam viciados”, alertou.

Para o coordenador do Sebrae de Caraguatatuba, Cauê Rubio, as compras públicas são oportunidade para expandir as vendas. “As compras governamentais movimentam mais de R$ 100 bilhões por ano no Brasil. O pessoal da Área de Compras da Prefeitura costuma dizer que eles compram de alfinete a foguete”, parafraseou.

#PraCegoVer: O presidente da ACE Caraguatatuba, Yuri Costa Bellato, fazendo a abertura do Workshop “Compras Públicas”, na última quinta-feira (5/5), na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)

O Workshop “Compras Públicas” também contou com a participação do gestor do Posto do Sebrae de Caraguatatuba e do Litoral Norte, Eduardo Ilário; consultor de negócios do Sebrae/SP do Escritório Regional de São José dos Campos, Alexandre Garcia; e do presidente da ACE Caraguatatuba, Yuri Costa Bellato.

Os interessados em participar das licitações da Prefeitura de Caraguatatuba e integrar o cadastro de fornecedores podem acessar o site www.comprascaragua.com.br.  A Secretaria de Administração fica na Av. Siqueira Campos, 44 – Centro. O telefone é o (12) 3897-8176 (Áreas de Licitação e de Compras). O atendimento ao público é das 9h às 16h30.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos no MAV, em Jacareí
Caraguatatuba participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos no MAV, em Jacareí

As historiadoras Denise Lemes e Luzia Rodrigues de Toledo Prado, de Caraguatatuba, participaram da 6ª Semana Nacional de Arquivos, no auditório do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – MAV, em Jacareí, onde ministraram uma palestra sobre a ‘Troca de Saberes em Acervos Intermediários e Permanentes’. A 6ª Semana

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/06/2022
Caraguatatuba celebra 9ª edição do Festival do Cambuci neste domingo
Caraguatatuba celebra 9ª edição do Festival do Cambuci neste domingo

Após dois anos de interrupção por conta da pandemia provocada pela Covid-19, o tradicional Festival do Cambuci de Caraguatatuba está de volta. Em sua 9ª edição, a festa será realizada neste domingo (3/7), das 9h às 17h, no Parque Estadual Serra do Mar. O evento é gratuito e contará com

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/06/2022
Nadador paralímpico de Caraguatatuba conquista cinco medalhas de ouro nos Jogos Escolares do Estado
Nadador paralímpico de Caraguatatuba conquista cinco medalhas de ouro nos Jogos Escolares do Estado

Na última sexta-feira (10), os paratletas de Caraguatatuba participaram dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, na capital. O município competiu com dois atletas e conquistou, ao todo, sete medalhas, sendo cinco de ouro e três de bronze. Nicolas Silvestre, 16 anos e paratleta da seleção brasileira sub-18 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/06/2022
Paratleta e treinadores de Caraguatatuba são convocados para semana de treinamentos com seleções paralímpicas
Paratleta e treinadores de Caraguatatuba são convocados para semana de treinamentos com seleções paralímpicas

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), convocou no início deste mês, para treinamentos com a seleção, o paratleta Nicolas Silvestre França e os treinadores Thiago Augusto Intrieri e Rodrigo Santos Brandt, que compõem as equipes de esportes paralímpicos da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba. “Estas convocações, enaltecem

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/06/2022
Conselho Tutelar de Caraguatatuba inicia Mutirão de Prevenção ao Abandono Escolar em escola do bairro Massaguaçu
Conselho Tutelar de Caraguatatuba inicia Mutirão de Prevenção ao Abandono Escolar em escola do bairro Massaguaçu

Integrantes do Conselho Tutelar de Caraguatatuba iniciaram nesta segunda-feira (27), na Emei/Emef Benedito Inácio Soares, o bairro Massaguaçu, o Mutirão de Prevenção ao Abandono Escolar nas unidades escolares da Região Norte. Até o dia 6 de julho as equipes estarão em outras unidades dos bairros Jetuba, Casa Branca e Olaria.

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 27/06/2022