Pesquisar No Site
Cursos de costura proporcionam independência financeira para alunas do Fundo Social de Caraguatatuba
Cursos de costura proporcionam independência financeira para alunas do Fundo Social de Caraguatatuba
Os cursos de costura do Fundo Social de Caraguatatuba já proporcionam geração de renda às alunas. Desde o início do ano foram promovidas as qualificações de Iniciação à Costura e Lingerie, com finalização neste mês. Beatriz e Maria Aparecida já empreendem com o fruto do aprendizado.

#PraCegoVer: Aluna posa para foto em sala de costura com os produtos confeccionados expostos em cima da mesa, como bonecas de pano, puxa-saco, entre outros (Foto: Luís Gava/PMC)
Deficiente visual do olho esquerdo, Beatriz Maria Dionísio, de 52 anos, sempre teve dificuldades em encontrar emprego devido à sua deficiência. Aprendeu desde criança com a mãe a fazer alguns ‘bicos’ de costura, mas nunca se profissionalizou.
Com o sonho de ter uma profissão e poder ter uma renda, viu no curso de Iniciação à Costura a oportunidade da sua vida. “Quando fui fazer a inscrição, me falaram que era por sorteio, torci muito para essa vaga ser minha e consegui ser selecionada. Fiquei muito feliz”, conta Beatriz.

#PraCegoVer: Aluna posa para foto em sala de costura com as peças de lingerie expostas em cima da mesa; ao lado, manequins vestem as peças íntimas (Foto: Luís Gava/PMC)
Ela relata que com as aulas, aperfeiçoou as técnicas e hoje produz diferentes tipos de artesanato, como porta-treco, porta papel higiênico, bonecas de pano, puxa saco, entre outros.
“E eu não parei por aí, com o amor pelo artesanato, expandi meu conhecimento e também produzo com outros materiais, com garrafa PET e até folhas de árvore. Tem para tudo quanto é gosto. Finalmente hoje me sinto completa e útil, além de poder contribuir para renda da minha casa. Só tenho a agradecer pela oportunidade. Quando a gente acredita e corre atrás, tudo conspira a favor”, destaca.
Outro caso de sucesso é da profissional da área de estética, Maria Aparecida Martins, de 51 anos, que passou por dificuldades durante a pandemia. Segundo ela, o trabalho diminuiu e viu que precisava investir em outro ramo para não depender de apenas uma renda. Foi quando se inscreveu no curso de Lingerie para expandir sua área de atuação.

#PraCegoVer: Calcinhas de renda confeccionadas pela aluna estão expostas em cima da mesa (Foto: Luís Gava/PMC)
“Sempre trabalhei como manicure e depiladora, mas agora também sou costureira e já vendo calcinhas e sutiãs para amigas e comunidade. Foi a melhor coisa que aconteceu comigo, pois me gerou renda e também atuo com algo que gosto. Só agradecer pela oportunidade e que outras pessoas tenham a mesma sorte que eu”, diz Maria.
Ao final do curso, todas as alunas receberam capacitação com representante do Banco do Povo e do Sebrae, com dicas de fomento ao empreendedorismo e linhas de crédito para microempreendedores individuais.
O Fundo Social de Caraguatatuba proporcionou neste ano, até o momento, mais de 160 vagas em cursos de qualificação profissional das mais diferentes áreas de atuação. Para o próximo semestre, mais oportunidades serão geradas. Importante que a população fique atenta aos canais de divulgação oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba
Se alguém tiver interesse nos produtos, pode entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone 3897-5656. O Fundo Social fica na Rua José Damazo dos Santos, 39, no Centro (próximo ao banco Santander).
Veja Também Recentes
Mais de 100 atendimentos de saúde da mulher são realizados durante mutirão em Caraguatatuba
O último sábado (18) foi movimentado no Centro de Especialidades Médicas de Caraguatatuba. O local recebeu o mutirão de saúde da mulher, com foco em exames preventivos, mamografias e testes rápidos, dentro da programação do Outubro Rosa. Foram realizados 28 exames preventivos e 14 testes rápidos. As mamografias somaram 105
Trilha empreendedora para mulheres: a importância do marketing digital para alavancar negócios
No segundo encontro do projeto “Todas por Elas”, realizado na quarta-feira (29), o tema abordado foi “Empreender no Digital uma nova jornada para mulheres”, com a consultora de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae São José dos Campos, Tatiana Amorim. Na palestra, Amorim,
Caraguatatuba realiza Feira de Profissões na próxima semana
O dilema de qual carreira seguir tira o sono de muitos jovens e a Feira de Profissões 2025, que ocorre na próxima semana, dia 14 (terça-feira), será uma ótima chance dos estudantes conhecerem várias opções de carreiras e tirar dúvidas. O evento será realizado das 9h às 20h30, simultaneamente no
Equipes de Basquete de Caraguatatuba disputam finais da Federação Paulista Região III neste fim de semana
O basquete de base de Caraguatatuba viverá um final de semana decisivo na Federação Paulista Região III. As equipes do município entram em quadra em busca de resultados importantes no Campeonato Estadual. No sábado (4), às 13h30, a equipe sub-14 feminina do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball enfrenta o Instituto Brazilian,
Basquete Feminino Sub-14 de Caraguatatuba conquista 3º lugar na Região III da Federação Paulista
A equipe sub-14 feminina de Caraguatatuba conquistou a medalha de bronze na competição da Região III da Federação Paulista de Basketball. O resultado foi alcançado no último sábado (4), em Taubaté, após vitória sobre o Instituto Brazolin, de São Bernardo do Campo, por 31 a 23. As meninas de São