Pesquisar No Site

Caraguatatuba renova participação no Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado em: 03/05/2022
Caraguatatuba renova participação no Mapa do Turismo Brasileiro
Caraguatatuba renova participação no Mapa do Turismo Brasileiro

A cidade de Caraguatatuba se consolida cada vez mais como um importante destino turístico. Isso porque, na última sexta-feira (29), o município obteve a renovação da certificação como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur).

O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), o qual reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor de cada uma das 335 regiões turísticas do país.

Para fazer parte da iniciativa, o município atendeu a diferentes requisitos, critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo MTur, dentre eles, possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos, assim como ter empresas e trabalhadores registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

No Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SISMapa), a gestão municipal também inseriu documentos para comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo e de uma instância de governança regional no turismo. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério.

Caraguatatuba está inserida na Região Turística do Litoral Norte de São Paulo e se junta a outras 2.631 cidades do país destacadas no Mapa do Turismo 2022. Esse resultado é consequência do intenso trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), voltado ao fortalecimento do turismo como grande vetor de desenvolvimento, gerador de renda e emprego.

#PraCegoVer: Certificado de renovação emitido pelo Ministério do Turismo atestando a integração de Caraguatatuba no Mapa do Turismo 2022 (Imagem: Divulgação)

“A presença no Mapa do Turismo confirma a seriedade das ações realizadas pela gestão do prefeito Aguilar Junior, que nos incentiva no sentido de potencializar ainda mais a atividade turística, por meio de um trabalho cooperado, com apoio de um ativo Conselho Municipal de Turismo e da regionalização, mediante parceria com o Circuito Litoral Norte”, afirmou a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis.

Mapa do Turismo 2022

O Mapa reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

As cidades são classificadas de A a E, de acordo com as necessidades. Caraguatatuba obteve a classificação B. A categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de empregos e estabelecimentos de hospedagem, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Essas informações estão disponíveis em www.mapa.turismo.gov.br.

Cadastur

É importante lembrar que o registro de empresas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é fator essencial para elevar a categorização do município dentro do mapa. O registro é gratuito e pode ser feito no site www.cadastur.turismo.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (12) 3897-7910.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, agiu rapidamente para evitar a tentativa de cercamento ilegal de uma área pública no bairro Rio do Ouro. Os fiscais, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), conseguiram impedir a ação que visava

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024