Pesquisar No Site

Caraguatatuba promove encontro sobre Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Caraguatatuba promove encontro sobre Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Caraguatatuba promove encontro sobre Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. Em alusão à data, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Secretária de Educação, promove encontro com pais e responsáveis para rodas de conversas que serão realizadas no CIDE Sul; CIDE Tinga e CIDE Casa Branca, nesta quarta-feira (18).

Além de conversas com os pais, também ocorrerá uma ação de panfletagem e confecção de painel lúdica, convidando as crianças e adolescentes a dizerem NÃO com as próprias mãos.

O encontro é destinado para pais e alunos dos CIDEs. No CIDE Casa Branca Profº Luiz Silvar do Prado, esse encontro com os pais está programado para às 10h. Já às 16h, será no CIDE Tinga Profª. Maria Aparecida de Carvalho. Por fim, às 17h, no CIDE Sul – Profº Euclydes Ferreira.

Todo ano a Prefeitura de Caraguatatuba realiza campanhas para a conscientização de pais, crianças e adolescentes. O município ainda conta com uma rede de proteção, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação – municipal e Estadual –  Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário.

Data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970/2000 em memória à criança Araceli Crespo, de oito anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitoria (ES).

Desde então, são realizadas ações em todo território nacional de prevenção, conscientização e combate junto à população.

A proposta anual da campanha Faça Bonito, completa neste ano o 22º ano de mobilização, sensiblização, informação e convocação a toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual ( Fonte: facabonito.org)

O Governo Federal lança a Campanha Maio Laranja e de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) ela visa dar maior visibilidade ao tema com divulgação de novos materiais preventivos, elaboração de novos planos de ação para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e implantação de novas políticas públicas para o atendimento especializado às vítimas.

#PraCegoVer: Arte com perguntas e respostas sobre violência sexual e maneiras e como denunciar

No ano passado, Caraguatatuba atendeu 38 casos de abuso sexual e um de exploração. Em 2022 são 14 casos de abuso sexual, o que mostra a necessidade do trabalho preventivo e contínuo nas famílias, escolas, comunidade e em todos espaços públicos, visando evitar que as crianças tenham seus direitos violados, uma vez que, por diversos fatores, ainda existem casos que não chegam até a rede protetiva.

Em caso de abuso e exploração sexual de criança e adolescente, a denúncia pode ser feita por meio do telefone Disque 100.

CRONOGRAMA

  •  10h  – CIDE – Casa Branca –  Profº Luiz Silvar do Prado;
  •  16h – CIDE – TINGA – Profª. Maria Aparecida de Carvalho;
  •  17h – CIDE SUL – Profº Euclydes Ferreira
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos

  O 3º Geek Games será de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. É considerado o maior encontro regional dos amantes dos games e cosplays, com entrada gratuita. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo está com inscrições abertas para Arena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024