Pesquisar No Site

Alistamento militar obrigatório encerra no final de junho

Publicado em: 02/05/2022
Alistamento militar obrigatório encerra no final de junho
Alistamento militar obrigatório encerra no final de junho

Jovens do sexo masculino de Caraguatatuba, que completam 18 anos neste ano, devem se alistar nas Forças Armadas até o dia 30 de junho, pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/.  Em 2022, o alistamento militar obrigatório é para os brasileiros do sexo masculino (cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2004.

#PraCegoVer: Militares do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil “Escola de Paraquedistas 1945”, no Rio de Janeiro, durante simulação de salto em abril 2022. (Foto: Soldado Leal Silva/C I Pqdt GPB)

Para o cadastro on-line, é necessário apenas, o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social.

Quem nasceu antes de 2004 e ainda não se alistou nas Forças Armadas, tem o ano todo para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É necessário pagar a multa de R$ 5,24 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006 (dias úteis) e pelo e-mail jsm077@gmail.com.

#PraCegoVer: Militares do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João Del Rei (MG) durante o Curso Básico de Montanhismo no mês passado (Foto: Soldado Bernardino: 11º BI Mth)

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira;  https://www.marinha.mil.br/sspm/;  e http://fab.mil.br/ingresso).

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações pelo telefone 156 de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na Play Store do celular.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba tem mais uma dupla classificada para Fase Principal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Caraguatatuba tem mais uma dupla classificada para Fase Principal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

As atletas do CT Caraguatá de Vôlei de Praia, Lucília Rosa e Alana Santos, que contam com apoio e incentivos da Prefeitura de Caraguatatuba, se classificaram, na quarta-feira (23), para a fase principal da 6ª Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Vila Velha (ES). A conquista da vaga se

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/06/2022
Caraguatatuba participa de etapa do Circuito Brasileiro de Maratona Aquática e nadadora alcança 2ª colocação
Caraguatatuba participa de etapa do Circuito Brasileiro de Maratona Aquática e nadadora alcança 2ª colocação

A equipe de natação de maratonas aquáticas de Caraguatatuba esteve no final de semana em Fortaleza (CE) onde participou da 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. A competição foi a segunda seletiva para o mundial da modalidade, que será realizada em Seychelles, na África. O destaque ficou para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/06/2022
Prefeitura de Caraguatatuba testa mais de 32 mil pessoas da Covid-19 e ação continua pela cidade
Prefeitura de Caraguatatuba testa mais de 32 mil pessoas da Covid-19 e ação continua pela cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com a testagem da Covid-19 para toda população. Até o momento, 32.750 testes foram realizados e 4.387 com resultado positivo. A ação continua até atingir a meta dos 39 mil testes disponíveis. No domingo (26), a Secretaria de Saúde montou uma ação especial na Feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 27/06/2022
Desde seu retorno, Praia Para Todos realiza quase 500 atendimentos em Caraguatatuba
Desde seu retorno, Praia Para Todos realiza quase 500 atendimentos em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, marcou o mês de fevereiro com o retorno dos atendimentos do programa Praia Para Todos. Desde então, quase 470 pessoas passaram pela praia acessível. O Praia Para Todos fica localizado na Praia do Centro, próximo à Praça da

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/06/2022
Mais bolsistas do PEAD são convocados para reforçar limpeza pública em Caraguatatuba
Prefeitura reforça limpeza pública com mais bolsistas do PEAD em Caraguatatuba

Mais quatro bolsistas beneficiários de serviços leves do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da Prefeitura de Caraguatatuba foram chamados para comparecer nas próximas segunda, terça e quarta-feira-feira (20, 21 e 22/6), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/06/2022