Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalizações durante feriado prolongado

Publicado em: 25/04/2022
Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalizações durante feriado prolongado
Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalizações durante feriado prolongado

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou diversas ações de fiscalização durante o feriado prolongado. Entre os dias 20 e 24 de abril, os fiscais de Posturas atenderam 42 denúncias relacionadas à perturbação de sossego, verificadas em residências e comércios da cidade. A atividade reforça o trabalho realizado rotineiramente pela gestão municipal.

#PraCegoVer: Fiscal da Secretaria de Urbanismo segurando fios, durante ação de vistoria em bairro da cidade (Foto: Divulgação/PMC)

Nesse mesmo período, as equipes orientaram mais de 50 banhistas sobre a proibição da utilização de caixas de som portáteis e a permanência de animais nas praias. O volume é considerado excessivo e sujeito à multa a partir de 45 decibéis, aferido por decibelímetro. Em relação aos animais, a medida é prevista com base na Lei Municipal nº 1.144/80, que institui o Código de Posturas Municipais.

Segundo o departamento de Fiscalização de Posturas, durante essas ações, primeiro as equipes conscientizam o público quanto às regras de ordenamento da praia e se houver desobediência ou reincidência, é feita a autuação dos infratores. “Nós orientamos e, se não for atendido, o equipamento sonoro é apreendido”, explica o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo.

Entre quarta-feira (20) e domingo (24), em rondas pela cidade e por meio de denúncias recebidas pelos canais 156, os fiscais da Secretaria, acompanhados por agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), autuaram seis vans e dois ônibus de turismo por irregularidades. Os condutores foram multados em R$ 2.075,42 cada.

#PraCegoVer: Van estacionada irregularmente em via pública (Foto: Divulgação/PMC)

Ainda nestes dias de feriado e fim de semana, os agentes fizeram 35 vistorias em diversos pontos da cidade para verificação de fiações caídas ou soltas em vias da cidade, principalmente, cabeamento de serviços de telefonia e internet, instalados nos postes de energia elétrica da EDP Bandeirantes. O objetivo é notificar a concessionária de energia quanto à organização da estrutura da fiação, que deverá exigir junto às empresas envolvidas a correção ou retirada dos cabos irregulares.

Segundo o secretário da pasta, a multa gira em torno de R$ 1.909 por obstrução, segundo o artigo 310 do Código de Posturas 11/44/80; e de acordo com o artigo 252 que legisla sobre a depredação de calçadas. “Com estas ações, prezamos, não somente pela estética, mas também pela segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas”, avalia Wilber.

As atividades têm como base o artigo 183 da lei q.144/80 (Código de Posturas). A Prefeitura lembra que a população pode denunciar irregularidades por meio da Central 156 (telefone, site ou aplicativo), para que os fiscais façam a verificação. Em caso de flagrante, a ligação também pode ser feita diretamente para o telefone 190 da Polícia Militar.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba leiloa 18 toneladas de sucata automotiva apreendida em via pública
Prefeitura de Caraguatatuba leiloa 18 toneladas de sucata automotiva apreendida em via pública

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza um Leilão Público Eletrônico no dia 28 de junho (terça-feira), às 10h, para vender sucatas inservíveis de veículos abandonados e apreendidos nas ruas do município pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. O certame é exclusivamente direcionado às empresas do ramo de siderurgia,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/06/2022
Espetáculo Abba + Bee Gees in Concert é atração no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba
Espetáculo Abba + Bee Gees in Concert é atração no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba

No próximo sábado (2/7), às 20h, o TMC – Teatro Mario Covas entra em clima de discoteca com a apresentação especial do espetáculo Abba + Bee Gees in Concert, tributo promovido pelas bandas Abba Majestät e Bee Gees Way. Os ingressos para a apresentação podem ser adquiridos pelos sites Bilheteria

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 27/06/2022
PAT de Caraguatatuba tem 140 vagas de emprego até quarta-feira
PAT de Caraguatatuba tem 104 vagas de emprego até quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta segunda-feira (20) o quadro de vagas para 104 oportunidades de emprego. Os cargos com mais vagas são de 20 para Motoboy e seis para Corretor de Imóveis. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 20/06/2022
Festival Interno de Hapkido reúne cerca de 40 atletas da modalidade em Caraguatatuba
Festival Interno de Hapkido reúne cerca de 40 atletas da modalidade em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e da equipe Tubarões Hapkido do projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, realizou na noite de quarta-feira (22), a 1ª Edição do Festival Interno de Hapkido no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). O evento teve a participação de cerca

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/06/2022
Caraguatatuba é selecionada para participar do Revelando SP
Caraguatatuba é selecionada para participar do Revelando SP

Caraguatatuba foi selecionada e terá sua cultura caiçara representada na edição deste ano do Revelando SP, que será realizado de 20 a 24 de julho, no Parque da Água Branca, em São Paulo. O Revelando SP é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista organizada em um festival no

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/06/2022