Pesquisar No Site
Estudantes de escola estadual participam de aula prática no Viveiro Municipal de Caraguatatuba

Estudantes de escola estadual participam de aula prática no Viveiro Municipal de Caraguatatuba
Alunos da escola estadual Antônio Alves Bernardino, localizada no bairro Tinga, estiveram no Viveiro municipal na quinta (28) para uma aula prática sobre meio ambiente, preservação do solo e diversidade de espécies de plantas conservadas da Mata Atlântica.

#PraCegoVer: Grupo de alunos lado a lado e atento ao que a instrutora da Secretaria de Meio Ambiente explica. Todos estão na área externa do Viveiro ao lado das mudas de plantas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A visita técnica foi supervisionada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que também participou da dinâmica em grupo e respondeu a diversas perguntas dos 26 alunos que cursam o ensino técnico em administração e guia de turismo.
Hoje, a escola possui o ensino técnico integrado ao ensino médio. Por isso, os alunos podem se especializar enquanto concluem o período escolar. Isso também visa uma melhor inclusão no mercado de trabalho.
Para ambos os grupos de alunos, de administração e guia de turismo, esse foi o primeiro contato com o Viveiro Municipal. Antes disso, eles não conheciam o espaço e nem os tipos de plantas preservadas por lá. Entretanto, todos afirmaram que a nova descoberta despertou curiosidade e muitas ideias de projetos que podem ser aplicadas na área de atuação de cada um.
Assim explicou o aluno Yann Eduardo, 15 anos, que faz técnico em Administração. “Eu até ouvi falar, mas não conhecia o lugar. Acho que essa visita pode me ajudar com a parte de administração de lugares com base nas necessidades de cada um, tipo, aqui nós temos que respeitar o meio ambiente e sua diversidade. Acho que vou ter muitas ideias de negócio para essa área.”, disse.
De acordo com o professor Leandro Mariz, que trabalha como educador há 12 anos, os alunos precisam desse contato externo para ampliar seus conhecimentos e criatividade. “Nós estamos tentando aproveitar essa ideia deles trabalharem com o turismo local da nossa cidade e trazer conhecimentos tanto para a sala de aula, como para a vida deles.”, contou.

#PraCegoVer: Dois alunos observam e anotam as informações sobre determinado tipo de planta nativa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Em uma perspectiva futura, o Viveiro pode ser aproveitado com uma ótima opção de turismo. Por isso, a aluna Isabela Tiemy, 17 anos, tem ideias para tornar o lugar conhecido por todos. “É muito rico e tem muitas possibilidades para nós do turismo. Seria legal fazer um projeto que seja aproveitado por toda a população.”, pontuou.
O secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, que esteve envolvido com as atividades, também pôde explicar para o grupo um pouco mais do trabalho e da importância do Viveiro Municipal. “Aqui nós preservamos as espécies locais e privamos pela conservação da nossa diversidade de plantas típicas do Litoral Norte.”, contou.
O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m² que possui duas salas equipadas para treinamento com capacidade para até 50 pessoas. O local é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio pelo telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Entre as diversidades de plantas do Viveiro Municipal pode-se encontrar espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e