Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba utiliza abordagem onde aluno é protagonista no processo de aprendizagem

Educação de Caraguatatuba utiliza abordagem onde aluno é protagonista no processo de aprendizagem
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba está sempre em busca de aplicar ferramentas pedagógicas para potencializar o desenvolvimento dos alunos em todas as etapas de ensino. Desde o início do ano letivo os Centros de Educação Infantil (CEIs) estão desenvolvendo projetos com o objetivo de integrar e socializar os alunos nas unidades escolares. Com foco nisso, a equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, pautada nos princípios de garantia dos direitos de aprendizagem e na promoção do ‘cuidar e educar’, propôs uma formação aos educadores CEI/EMEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses, no bairro Olaria.

#PraCegoVer: Alunos brincando com uma lupa durante atividade de integração no CEI/EMEI Profª Aparecida Mª Pires de Meneses, em Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
Através do projeto ‘Curiosos por Natureza’, foi desenvolvida e aplicada uma proposta educacional inspirada na experiência de ‘Reggio Emilia’, idealizada pelo pedagogo Loris Malaguzzi, na Itália, após a Segunda Guerra Mundial. A ideia, de forma resumida, é que a criança deve ser a protagonista na construção do seu conhecimento, além de proporcionar melhorias na gestão de tempo dos educadores.
Ao todo, cinco professores e 23 educadores da unidade contribuíram com o projeto, passando pelas fases de apresentação das propostas, organização, coleta de materiais e elaboração até o dia da integração, realizada na manhã desta sexta-feira (29).
A atividade de integração reuniu 115 crianças, entre as turmas dos berçários, maternais e das fases I e II, com a participação dos professores, educadores, equipe gestora e de integrantes do Apoio Pedagógico. A secretária de Educação, Márcia Paiva, também acompanhou a ação, interagiu com o grupo e explicou que o objetivo, além de reconhecer a criança como protagonista, é de aguçar sua curiosidade, a capacidade de investigação e favorecer a construção do conhecimento.
“Ensinar a pensar é um dos principais eixos norteadores da experiência de Reggio Emilia, com a proposta de aulas que aguce a curiosidade das crianças e as envolvam nessa magia do crescer e aprender brincando. Neste sentido, o trabalho do projeto ‘Curiosos por Natureza’ contempla a observação, associação e expressão, além de proporcionar o relacionamento interpessoal e intrapessoal, onde a criança adquire a sensibilidade de perceber os sentimentos no outro, exercitando a cidadania, incentivando e valorizando atitudes favoráveis à convivência social ativa, tornando-os cidadãos éticos, investigadores e solidários”, explicou.

#PraCegoVer: A secretária de Educação, Márcia Paiva, interagindo com alunos brincando no CEI/EMEI Profª Aparecida Mª Pires de Meneses, em Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
O encontro dos alunos foi realizado no pátio da unidade escolar onde foram dispostos diversos materiais e objetos para que as crianças construíssem possibilidades conforme a sua criatividade, trabalhando a imaginação e a concentração.
A professora do Apoio Pedagógico, Elisangela Ros, explicou que dentro da filosofia Reggio Emilia são utilizados ‘materiais não estruturados’, que são objetos colocados à disposição das crianças para que elas inventem a sua própria brincadeira, por exemplo, tampinhas de garrafa, aros de madeira, rolos de papel higiênico, caixas de papelão, barbante, pedaços de tecido, entre outros.
“Não há um material específico para essa proposta. Dá-se importância à riqueza sensorial que oferecem itens naturais, à reciclagem e ao uso de objetos disponíveis no entorno. Tudo ganha um novo significado conforme a interação das crianças”, disse.
O resultado da atividade no CEI/EMEI Profª Aparecida Mª Pires de Meneses foi muito positivo e estimulante com a proposta de ampliação para outras unidades da rede.
Veja Também Recentes

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças