Pesquisar No Site
Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor é compromisso de empregar, qualificar e empreender
Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor é compromisso de empregar, qualificar e empreender
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, firmou mais um compromisso com a população no quesito empregabilidade, qualificação e empreendedorismo com a entrega do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) ‘João Rodrigues de Godoi Filho (Baduca)’, na última quarta-feira (20).
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como vereadores, secretários municipais, associações, entidades, comerciantes e população para conhecer o novo espaço localizado na região sul.

#PraCegoVer: Autoridades e familiares do homenageado descerram placa inaugural com pano verde (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O homenageado João Rodrigues de Godoi Filho, mais conhecido como ‘Baduca’, foi vereador em Caraguatatuba e participou também de diversas obras como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Fórum, entre outros prédios, casas e comércios. Exerceu quatro mandatos como vereador, tendo sido eleito pela primeira vez em 1982. Já na sua quarta eleição, em 1996, foi o 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara. Faleceu em 31 de maio de 2004, exercendo seu 4º mandato.
O Chefe de Gabinete, Marcos Freire, destacou a importância da entrega do CATE, um compromisso de governo desde o primeiro dia do primeiro mandato do prefeito Aguilar Junior. “Esta é uma nova etapa, preparar o município e gerar novas oportunidades para população. Quantas pessoas não vão mais precisar ir a pé até o Centro. Poderão buscar vagas, fazer cursos aqui na região sul, sem falar da quantidade de obras saindo nesta região”, disse, exemplificando a retomada do Contorno da Tamoios, enrocamento do Rio Juqueriquerê, que poderão ter cursos específicos e mais oportunidades de emprego.
Sobre o homenageado, com muita emoção Freire lembrou do seu pai quando ele chegou em Caraguatatuba e conseguiu emprego na construção civil com Baduca. Ele aproveitou para agradecer o trabalho executado pela equipe do PAT que entre 2020 e 2021 captou 3.534 vagas de emprego que geraram 1.760 pessoas empregadas. “É isso que queremos trazer para a região sul”, destacou.
Para o filho do homenageado, o vereador Baduca Filho, ter o nome do seu pai no CATE é um reconhecimento pelo perfil empreendedor que ele sempre teve. “Tenho muito orgulho e satisfação em estar aqui hoje com a minha família. A palavra do dia é gratidão da nossa família para o prefeito Aguilar Junior. Meu pai deixou algo que dinheiro nenhum compra: história e legado. Somos filhos de tudo que plantamos e meu pai plantou e hoje a família colhe os frutos”, disse.

#PraCegoVer: Fachada do CATE com convidados na área externa do prédio (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O prefeito Aguilar Junior destacou que o novo espaço vai criar oportunidades para buscar o desenvolvimento. Ele reforçou que “plano de governo é como um contrato, feito para ser cumprido e o CATE está aí com toda a sua estrutura de um polo de desenvolvimento”.
O CATE
Oferecerá, além de oportunidades de emprego, o fomento ao empreendedorismo. No local, a população terá acesso ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com vagas de trabalho, elaboração de currículo, seguro desemprego e processos seletivos, mas também ao Banco do Povo com oferta de linhas de crédito ao microempreendedor; qualificação profissional com cursos de qualificação e atendimento do Sebrae, visando o empreendedorismo.
Estão previstos aproximadamente 500 atendimentos por dia para atender toda população da região sul. Além das salas de atendimento ao público, o local possui ainda três salas de treinamento e um galpão para cursos e eventos.
Endereço: Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão (Subprefeitura Sul).
Veja Também Recentes
Resultado preliminar da eleição da CIPA 2026/2027 é divulgado em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou, nesta quinta-feira (6), o resultado preliminar da eleição dos representantes dos servidores para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do biênio 2026/2027. A votação foi realizada de forma on-line, das 7h às 16h30, registrando 2.584 votos válidos ante 4.992 eleitores aptos
Unidos Caraguá Master Cosmo Caraguá FC e Real Família avançam às finais dos Campeonatos Master
As semifinais dos Campeonatos Municipais de Futebol Master 50 e Master 60 Anos definiram, no último sábado (25), os finalistas das duas competições. As partidas foram disputadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e movimentaram o futebol veterano com confrontos equilibrados e grande participação das equipes. Pela categoria Master
Fiscalização ambiental realiza mais de 100 vistorias e emite 14 autos de infração em julho em Caraguatatuba
As ações de fiscalização ambiental realizadas ao longo do mês de julho em Caraguatatuba resultaram em vistorias técnicas e fiscalizações de campo, notificações preliminares e autos de infração ambiental. As atividades integram o trabalho permanente de monitoramento, proteção e preservação dos recursos naturais do município. As operações são desenvolvidas pela
Aloha Spirit 2026 espera mais de 4 mil pessoas em Caraguatatuba e segue com inscrições para corrida de rua
Caraguatatuba recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, mais uma etapa do Aloha Spirit, festival que reúne competições de esportes aquáticos, corrida de rua e atrações culturais. O evento será na Praia do Centro e deve atrair atletas e visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.
CaraguaPrev recadastra segurados inativos aniversariantes de agosto até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de agosto precisam fazer a prova de vida anual obrigatória até dia 31 (segunda-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha