Pesquisar No Site

Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor é compromisso de empregar, qualificar e empreender

Publicado em: 25/04/2022
Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor é compromisso de empregar, qualificar e empreender
Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor é compromisso de empregar, qualificar e empreender

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, firmou mais um compromisso com a população no quesito empregabilidade, qualificação e empreendedorismo com a entrega do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) ‘João Rodrigues de Godoi Filho (Baduca)’, na última quarta-feira (20).

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como vereadores, secretários municipais, associações, entidades, comerciantes e população para conhecer o novo espaço localizado na região sul.

#PraCegoVer: Autoridades e familiares do homenageado descerram placa inaugural com pano verde (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O homenageado João Rodrigues de Godoi Filho, mais conhecido como ‘Baduca’, foi vereador em Caraguatatuba e participou também de diversas obras como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Fórum, entre outros prédios, casas e comércios. Exerceu quatro mandatos como vereador, tendo sido eleito pela primeira vez em 1982. Já na sua quarta eleição, em 1996, foi o 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara. Faleceu em 31 de maio de 2004, exercendo seu 4º mandato.

O Chefe de Gabinete, Marcos Freire, destacou a importância da entrega do CATE, um compromisso de governo desde o primeiro dia do primeiro mandato do prefeito Aguilar Junior. “Esta é uma nova etapa, preparar o município e gerar novas oportunidades para população. Quantas pessoas não vão mais precisar ir a pé até o Centro. Poderão buscar vagas, fazer cursos aqui na região sul, sem falar da quantidade de obras saindo nesta região”, disse, exemplificando a retomada do Contorno da Tamoios, enrocamento do Rio Juqueriquerê, que poderão ter cursos específicos e mais oportunidades de emprego.

Sobre o homenageado, com muita emoção Freire lembrou do seu pai quando ele chegou em Caraguatatuba e conseguiu emprego na construção civil com Baduca. Ele aproveitou para agradecer o trabalho executado pela equipe do PAT que entre 2020 e 2021 captou 3.534 vagas de emprego que geraram 1.760 pessoas empregadas. “É isso que queremos trazer para a região sul”, destacou.

Para o filho do homenageado, o vereador Baduca Filho, ter o nome do seu pai no CATE é um reconhecimento pelo perfil empreendedor que ele sempre teve. “Tenho muito orgulho e satisfação em estar aqui hoje com a minha família. A palavra do dia é gratidão da nossa família para o prefeito Aguilar Junior. Meu pai deixou algo que dinheiro nenhum compra: história e legado. Somos filhos de tudo que plantamos e meu pai plantou e hoje a família colhe os frutos”, disse.

#PraCegoVer: Fachada do CATE com convidados na área externa do prédio (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior destacou que o novo espaço vai criar oportunidades para buscar o desenvolvimento. Ele reforçou que “plano de governo é como um contrato, feito para ser cumprido e o CATE está aí com toda a sua estrutura de um polo de desenvolvimento”.

O CATE

Oferecerá, além de oportunidades de emprego, o fomento ao empreendedorismo. No local, a população terá acesso ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com vagas de trabalho, elaboração de currículo, seguro desemprego e processos seletivos, mas também ao Banco do Povo com oferta de linhas de crédito ao microempreendedor; qualificação profissional com cursos de qualificação e atendimento do Sebrae, visando o empreendedorismo.

Estão previstos aproximadamente 500 atendimentos por dia para atender toda população da região sul. Além das salas de atendimento ao público, o local possui ainda três salas de treinamento e um galpão para cursos e eventos.

Endereço: Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão (Subprefeitura Sul).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana

Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/04/2025
Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025

Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025
tenis de mesa
Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude

A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial

Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2025
Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril

A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 04/04/2025