Pesquisar No Site

Sepedi e Centro Universitário Módulo retomam atividades do programa Universidade Aberta

Destaques
Sepedi e Centro Universitário Módulo retomam atividades do programa Universidade Aberta
Sepedi e Centro Universitário Módulo retomam atividades do programa Universidade Aberta

A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em parceria com o Centro Universitário Módulo, retomam o programa Universidade Aberta.

O programa é voltado para pessoas a partir dos 60 anos e desenvolve atividades baseadas no resgate da cidadania, construção de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida. A Universidade Aberta completou 20 anos de atuação no Litoral Norte e as aulas começam no dia 31 deste mês.

“Nosso objetivo é oferecer aulas, palestras, atividades sociais e culturais, de forma dinâmica e interativa. A proposta do programa é proporcionar um espaço para a troca e atualização de conhecimentos entre os participantes e discentes de diversos cursos, os quais atuam como instrutores, sempre com a coordenação de nossos docentes especialistas”, disse a professora doutora Divina de Fátima Santos, coordenadora do projeto.

Para o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a retomada dessa parceria é importante, para levar conteúdos educacionais diversos e novos contatos sociais.

“Nesse período de pós-confinamento em decorrência da pandemia da Covid-19, essa é uma oportunidade de inserir os idosos no contexto social e acadêmico, contribuindo para o seu bem-estar e qualidade de vida”, ressaltou Toledo.

As aulas serão às quintas-feiras, das 14h às 16h30, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), da Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro Jardim Jaqueira.

As pessoas interessadas podem efetuar a inscrição pela internet: https://forms.gle/75GUGSHxuqJ9a9dK7 ou enviando e-mail para universidadeaberta@modulo.edu.br manifestando interesse em participar do programa.

Programação

31/3 – Boas-vindas e recepção dos alunos. Aula: Linguagem Corporal e Terapia do Afeto, com as professoras Divina de Fátima dos Santos e Sandra Silva.

7/4 – Tema: Alegria e a Saúde Emocional – corpo e mente sãos, com Rita Brugnerotti.

Dia 28/4 – Tema: Economia e segurança financeira em tempos de fraudes eletrônicas, com a professora Keissiene Tcharia Bragantin Pereira.

Dia 5/5 – Palestra: Exames laboratoriais para prevenção de doenças, com o professor e biomédico Franco Bonetti.

Dia 12/5 – Tema: Saúde e bem-estar: atividades da vida diária, com o fisioterapeuta Ivo Aleixo.

19/5 – Tema: Dança terapia: História, finalidade e ação, com as professoras Divina Fátima Santos e Sandra Silva.

26/5 – Tema: Maturescência e os aspectos biopsicossocial e afetivo, com a psicóloga Roseli Ameni.

Dia 2/6 – Tema: Psicomotricidade: A Linguagem Corporal com as professoras Divina Fátima Santos e Sandra Silva.

Dia 9/6 – Encerramento do semestre com apresentação cultural.

Serviço

Programa Universidade Aberta

Local: CIAPI – Rua Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (26) reparos na rede de águas pluviais que corta a Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na região entre os bairros Indaiá e Aruan. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que fará a troca da tubulação

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/03/2024