Pesquisar No Site
Oficinas Culturais da Fundacc retomam aulas presenciais e seguem com matrículas abertas

Oficinas Culturais da Fundacc retomam aulas presenciais e seguem com matrículas abertas
As Oficinas Culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba retomaram atividades presenciais em março com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite nos Centros Culturais do Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Poiares, Ponte Seca, Sumaré, Olaria, Massaguaçu e na sede.
A retomada foi marcada pelo encontro da presidente da Fundação Silmara Mattiazzo com os artistas orientadores que prestarão serviço junto às Oficinas. Na ocasião, a presidente aproveitou para passar diretrizes para um retorno seguro e eficiente para todos, onde salientou a importância do trabalho prestado pelos artistas junto à comunidade.

#PraCegoVer: Imagem capturada em 2019 durante apresentação de fim de ano das Oficinas Culturais, onde Eduardo Capponero toca bateria no palco do Teatro Mario Covas. (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
“Vocês fazem a diferença para nossos alunos. São vocês, que com carinho e paixão pela arte, proporcionam o melhor a todos que buscam as oficinas, um lugar de aprendizado, de refúgio, de descobertas e acolhimento. Finalmente estamos retornando ao campo presencial e a alegria que isso nos proporciona é indescritível”, disse.
A presidente aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do prefeito Aguilar Junior, “parceiro da cultura, que sempre fez o possível e impossível para que houvesse a descentralização das atividades da Fundacc”, para que assim todos os munícipes pudessem acessar de forma democrática os cursos e atividades do setor.
“São histórias como a de Eduardo Capponero e sua mãe Helena que fazem a diferença para nós. É para isso que estamos aqui, para atender e incluir a todos que nos buscarem, sempre com carinho e satisfação por estarmos semeando a arte e a cultura em nossa sociedade”, salientou a presidente.
Eduardo Capponero tem 27 anos, é deficiente auditivo, e está matriculado nas oficinas de bateria e mangá desde 2018. Segundo sua mãe, Helena, durante a pandemia, com as atividades das Oficinas Culturais inteiramente online, Eduardo sentiu dificuldade para acompanhar as aulas, porém, ela conta que continuou a ter contato com os professores e que eles prestaram total apoio mesmo que à distância, assim garantindo que o aprendizado de Eduardo pudesse continuar em um momento tão delicado de isolamento e reclusão.
“O Fernando [Pilatti] e o André [Edney] não sabem libras, e mesmo assim eles estabeleceram uma comunicação super eficiente com o Edu, e o Edu adora os dois, se sente super à vontade a ponto de demonstrar, de colocar pra fora os sentimentos dele através da música e do desenho, o que é difícil para uma pessoa com dificuldade na comunicação, como é o caso dos surdos. E a comunicação para o crescimento de cada um é muito importante. E, ele consegue. Ele conseguiu. Os professores conseguiram”, relatou Helena.
As Oficinas Culturais da Fundacc seguem com vagas abertas, e os interessados em realizar a matrícula podem comparecer aos Polos Culturais de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, com um documento de identidade, RG/CPF ou certidão de nascimento, e um comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal e ambos devem apresentar os documentos pessoais.
Com atividades de aspecto predominantemente prático e cultural, de forma extensiva e regular, realizadas semanalmente, de 7 de março a 30 de junho e de 1º de agosto a 30 de novembro de 2022, as Oficinas Culturais oferecem cursos para diversas faixas etárias que proporcionam a valorização do cidadão, a inclusão cultural e social, assim como o incentivo a novos talentos e o desenvolvimento pessoal e intelectual, além de auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes.
Veja Também Recentes

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento

Ponto De Cultura Odé da Mata realiza Festa de São João no Sítio Abra de Dentro neste sábado
O Ponto de Cultura Odé da Mata realiza neste sábado (19/7), a partir das 17h, mais uma edição da tradicional Festa de São João do Sítio Abra de Dentro, no bairro Pegorelli. O evento se consolidou como um marco cultural na cidade de Caraguatatuba – uma imersão em cultura, ancestralidade

Caraguatatuba oferece 85 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 85 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (21), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas