Pesquisar No Site

Oficinas Culturais da Fundacc retomam aulas presenciais e seguem com matrículas abertas

Publicado em: 10/03/2022
Oficinas Culturais da Fundacc retomam aulas presenciais e seguem com matrículas abertas
Oficinas Culturais da Fundacc retomam aulas presenciais e seguem com matrículas abertas

As Oficinas Culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba retomaram atividades presenciais em março com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite nos Centros Culturais do Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Poiares, Ponte Seca, Sumaré, Olaria, Massaguaçu e na sede.

A retomada foi marcada pelo encontro da presidente da Fundação Silmara Mattiazzo com os artistas orientadores que prestarão serviço junto às Oficinas. Na ocasião, a presidente aproveitou para passar diretrizes para um retorno seguro e eficiente para todos, onde salientou a importância do trabalho prestado pelos artistas junto à comunidade.

#PraCegoVer: Imagem capturada em 2019 durante apresentação de fim de ano das Oficinas Culturais, onde Eduardo Capponero toca bateria no palco do Teatro Mario Covas. (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

“Vocês fazem a diferença para nossos alunos. São vocês, que com carinho e paixão pela arte, proporcionam o melhor a todos que buscam as oficinas, um lugar de aprendizado, de refúgio, de descobertas e acolhimento. Finalmente estamos retornando ao campo presencial e a alegria que isso nos proporciona é indescritível”, disse.

A presidente aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do prefeito Aguilar Junior, “parceiro da cultura, que sempre fez o possível e impossível para que houvesse a descentralização das atividades da Fundacc”, para que assim todos os munícipes pudessem acessar de forma democrática os cursos e atividades do setor.

“São histórias como a de Eduardo Capponero e sua mãe Helena que fazem a diferença para nós. É para isso que estamos aqui, para atender e incluir a todos que nos buscarem, sempre com carinho e satisfação por estarmos semeando a arte e a cultura em nossa sociedade”, salientou a presidente.

Eduardo Capponero tem 27 anos, é deficiente auditivo, e está matriculado nas oficinas de bateria e mangá desde 2018. Segundo sua mãe, Helena, durante a pandemia, com as atividades das Oficinas Culturais inteiramente online, Eduardo sentiu dificuldade para acompanhar as aulas, porém, ela conta que continuou a ter contato com os professores e que eles prestaram total apoio mesmo que à distância, assim garantindo que o aprendizado de Eduardo pudesse continuar em um momento tão delicado de isolamento e reclusão.

“O Fernando [Pilatti] e o André [Edney] não sabem libras, e mesmo assim eles estabeleceram uma comunicação super eficiente com o Edu, e o Edu adora os dois, se sente super à vontade a ponto de demonstrar, de colocar pra fora os sentimentos dele através da música e do desenho, o que é difícil para uma pessoa com dificuldade na comunicação, como é o caso dos surdos. E a comunicação para o crescimento de cada um é muito importante. E, ele consegue. Ele conseguiu. Os professores conseguiram”, relatou Helena.

As Oficinas Culturais da Fundacc seguem com vagas abertas, e os interessados em realizar a matrícula podem comparecer aos Polos Culturais de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, com um documento de identidade, RG/CPF ou certidão de nascimento, e um comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal e ambos devem apresentar os documentos pessoais.

Com atividades de aspecto predominantemente prático e cultural, de forma extensiva e regular, realizadas semanalmente, de 7 de março a 30 de junho e de 1º de agosto a 30 de novembro de 2022, as Oficinas Culturais oferecem cursos para diversas faixas etárias que proporcionam a valorização do cidadão, a inclusão cultural e social, assim como o incentivo a novos talentos e o desenvolvimento pessoal e intelectual, além de auxiliar na formação de cidadãos mais conscientes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias
Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias

Caraguatatuba está entre os municípios finalistas do 3º Prêmio AMVALE UNITAU de Gestão Responsável 2026 com quatro projetos desenvolvidos nas áreas de educação, inclusão, turismo e meio ambiente. As iniciativas avançaram para a segunda fase da premiação, que recebeu 322 inscrições de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 23/09/2026
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado

Com mais de 20 apresentações gratuitas, a Praça da Cultura, no Centro, recebe neste fim de semana (17 e 18/10) a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a mostra visa fortalecer as manifestações circenses, difundir e valorizar

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 14/10/2026
Estudantes e população de Caraguatatuba escolhem Kiko como nome do mascote da saúde bucal
Estudantes e população de Caraguatatuba escolhem Kiko como nome do mascote da saúde bucal

Caraguatatuba elegeu o nome que vai representar a mascote da Saúde Bucal nas ações desenvolvidas pela área, incluindo atividades educativas, campanhas de prevenção e iniciativas voltadas à população. Kiko foi a escolha anunciada na última quinta-feira (24), após votação realizada pela internet e nas escolas da rede municipal. Ao todo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 28/09/2026
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê

Atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (27), do 32º Campeonato CEMC de Karatê, realizado no Grêmio Nestlé, em Caçapava (SP). A competição reuniu cerca de 300 participantes, entre eles 10 representantes do município. Sob orientação da técnica e sensei Maria do Carmo de Oliveira, a equipe caraguatatubense conquistou 17

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 29/09/2026
Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia espetáculo “En_tre” em novembro
Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia espetáculo “En_tre” em novembro

O Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia no dia 1º de novembro (domingo), às 20h, no Teatro Mario Covas, o espetáculo “En_tre”, com concepção e direção de Elisa Venâncio e orientação artística de Kika de Souza. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos com até 30 minutos de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 13/10/2026