Pesquisar No Site
Ciapi: Idosos e PcD participam de visita monitorada no Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba

Ciapi: Idosos e PcD participam de visita monitorada no Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Um dos lugares mais aprazíveis e bonitos de Caraguatatuba, o Parque Estadual Serra do Mar recebeu um grupo de 50 usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), entre idosos e pessoas com deficiência (PcD), para uma visita monitorada, na última sexta-feira (18).

#PraCegoVer: Imagem da esquerda – Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. A fisioterapeuta e coordenadora do Ciapi, Karina Melo, auxilia Rogério de Júlio (PcD) a tomar banho na piscina de água natural em uma das trilhas do Parque. – Imagem da direita: Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Idosos e PcDs posam para foto com profissionais do Ciapi (Foto: Divulgação/PMC)
Desde 2019, o Parque conta com uma trilha acessível, a Trilha das Palmeiras, que permite idosos e PcD percorrerem um caminho de 1 km, observando mata, animais e insetos nativos da Mata Atlântica, terminando em uma piscina natural de água doce.
Um dos que usufruiu dessa trilha foi Rogério de Júlio, 33 anos, que faz uso de cadeira de rodas. No percurso, o rapaz avistou alguns pássaros e, ao final, entrou na piscina, auxiliado pela fisioterapeuta e coordenadora do Ciapi, Karina Melo, e cuidadores da entidade.
“Passei uma tarde maravilhosa no parque. Poder sair da cadeira de rodas e entrar na água foi uma delícia e espero repetir mais vezes”, afirmou.

#PraCegoVer:) Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Idosos entre homens e mulheres andam por uma das trilhas do Parque (Foto: Luiz Gava/PMC)
Para o casal Sueli e Antônio Machado, 72 e 77 anos, que não conhecia o Parque, o momento de lazer foi novidade. “Moramos há 14 anos em Caraguatatuba e não conhecíamos a reserva. Lá, pudemos apreciar as belezas da natureza preservada. Terminamos o passeio confraternizando com um lanche e canto e foi muito alto astral”, contou.
Outra dupla que curtiu a recreação foi Paula e Celso Luiz Tosetto, 60 e 61 anos. “O dia estava bonito e vimos espécies de borboletas lindas no caminho. Foi um momento de diversão e para limpar a mente das preocupações”, disse a esposa.
O Ciapi é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, que, por meio do Centro Dia e do Centro de Convivência, proporciona atividades que promovam uma vida saudável e ativa aos idosos e Pcd.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das