Pesquisar No Site

Governo de SP vai liberar isenção do IPVA 2022 para Pessoas com Deficiência

Governo de SP vai liberar isenção do IPVA 2022 para Pessoas com Deficiência
Governo de SP vai liberar isenção do IPVA 2022 para Pessoas com Deficiência

O Governo do Estado de São Paulo deve liberar, este mês, os pedidos de isenção do IPVA 2022 – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, para proprietários de veículos que sejam pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental ou com transtorno do espectro do autismo.

A solicitação será feita por meio do Sistema de Veículos da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sivei) com a senha do programa Nota Fiscal Paulista. Quem ainda não tem a senha poderá gerá-la. O motorista terá que enviar a documentação exigida para a liberação do pagamento do imposto.

#PraCegoVer Homem em cadeira de rodas está próximo à porta do motorista de uma veículos (Divulgação)

Conforme orientação na página oficial pela Internet da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento, a regra valerá imediatamente para quem já tinha isenção do imposto em 2020 e 2021, desde que a solicitação seja  feita até o dia 31 de julho. No caso dos demais proprietários, a isenção será liberada após a validação da condição de deficiência, também até 31 de julho.

No endereço eletrônico, https://portal.fazenda.sp.gov.br , o motorista deverá informar o tipo de deficiência, a  Classificação Internacional de Doenças (CID) e se a pessoa já foi beneficiada com a isenção em anos anteriores. As solicitações de isenção de 2021 serão aprovadas em 2022 e o motorista deverá receber automaticamente o laudo pericial, sem precisar fazer nova avaliação presencial.

Para os demais, será exigido o laudo pericial emitido pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), necessário para comprovar o grau moderado, grave ou gravíssimo de deficiência ou de transtorno do espectro do autismo. Para liberar o laudo, o instituto poderá solicitar documentos adicionais.

Nestes casos, serão aceitos laudos médicos oficiais emitidos até três anos antes, onde já esteja devidamente comprovada por órgão público a gravidade da deficiência.

Quem já pagou o IPVA 2022 e comprovar direito à isenção terá o dinheiro devolvido automaticamente, assim que o pedido de isenção for aceito pelo órgão. Caso a solicitação seja negada e o proprietário não tenha feito o pagamento do imposto, haverá prazo de até 30 dias para fazer a quitação sem cobrança de multa ou juros.

Documentos necessários para obter a isenção

Dentre os documentos básicos exigidos, cujas cópias devem ser enviadas pela internet estão: CPF, RG da pessoa com transtorno do espectro autista ou deficiência; do seu tutor ou curador, quando houver; e dos condutores autorizados pelo beneficiário para o veículo. Também laudo pericial do Imesc.

Será preciso ainda enviar a nota fiscal relativa à compra do veículo, no caso de carro novo; o contrato de arrendamento mercantil, para quem comprou nesta modalidade; o contrato de financiamento, para veículo financiado, onde haja cláusula de alienação fiduciária em garantia, além do Certificado de Registro do Veículo (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e formulário Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) com etiqueta da placa do veículo, caso ainda não tenham sido emitidos CRV e CRLV.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba tem 140 vagas de emprego até quarta-feira
PAT de Caraguatatuba tem 133 vagas de emprego até sexta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (22) o quadro de vagas para 133 oportunidades de emprego. Os cargos com mais vagas são 20 para motoboy e 10 para corretor de imóveis. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 22/06/2022
Humorista Márcio Donato apresenta novo show solo no Teatro Mario Covas
Humorista Márcio Donato apresenta novo show solo no Teatro Mario Covas

O humorista Márcio Donato está de volta a Caraguatatuba com seu novo show de Stand Up ‘Nossa… Como o mundo tá chato!’. A apresentação é no próximo sábado (18), às 20h, no TMC – Teatro Mario Covas. Os ingressos para o show podem ser adquiridos antecipadamente pelos sites Bilheteria Express,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/06/2022
Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal, plantio e premiações
Semana do Meio Ambiente começa com visita ao Viveiro Municipal, plantio e premiações

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca juntamente da Secretaria da Educação realizaram diversas atividades ambientais nesta segunda (06) e terça-feira (07) em alusão à Semana do Meio Ambiente. Já na segunda-feira a atividade começou animada com os alunos dos 1º anos A e B da EMEF Prof. Jorge

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 07/06/2022
Caraguatatuba participa de etapa do Circuito Brasileiro de Maratona Aquática e nadadora alcança 2ª colocação
Caraguatatuba participa de etapa do Circuito Brasileiro de Maratona Aquática e nadadora alcança 2ª colocação

A equipe de natação de maratonas aquáticas de Caraguatatuba esteve no final de semana em Fortaleza (CE) onde participou da 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. A competição foi a segunda seletiva para o mundial da modalidade, que será realizada em Seychelles, na África. O destaque ficou para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/06/2022
Cine Clube exibe sessões gratuitas aos sábados na Videoteca Lúcio Braun
Cinema gratuito, exposição, sessão de clipes e Stand Up compõem a programação de fim de semana

Neste feriadão, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com uma programação recheada com várias atrações: cinema gratuito, exposição de arte, apresentação teatral e muito mais. A programação começa nesta sexta-feira (17), às 19h, com uma sessão de videoclipes da La Favela Records, gravadora de rap, trap

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 15/06/2022