Pesquisar No Site

Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 62 mil bitucas de cigarro nos pontos de coleta

Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 72 mil bitucas de cigarro
Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 62 mil bitucas de cigarro nos pontos de coleta

O programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ tem tido boa adesão por parte da população e frequentadores do município. Até o momento, já foram recolhidas 62.350 bitucas de cigarro nos pontos de coleta.

#PraCegoVer: Estrutura de madeira, com suporte para colocar os cinzeiros feitos de bambu, instalada na areia (Foto: Luis Gava /PMC)

Isso quer dizer também que o descarte correto dos resíduos deixou de contaminar 31.175 litros de água. Cada duas bitucas descartadas nas águas gera o correspondente a poluição causada por um litro de esgoto em termos de redução de oxigênio disponível na água.

O projeto é desenvolvido desde junho de 2021 pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Recicla, a única no mundo que possui patente de tecnologia 100% nacional para reciclagem dos resíduos de bitucas de cigarros. O trabalho é desenvolvido também em parceria com a Flow Sustentável, representante da Poiato Recicla no Litoral Norte.

#PraCegoVer: Mão com luva segura suporte com vários bitucas dentro após recolha; ao fundo, coletor de bituca verde (Foto: Divulgação/PMC)

A parceria tem como principal objetivo incentivar o descarte correto de bitucas de cigarro em nove pontos instalados como Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão.

Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha receberam cinzeiros de praias confeccionados com bambu, onde o banhista tem um lugar para descartar corretamente as cinzas e as bitucas.

Muitas vezes o descarte incorreto ocorre pela falta de consciência da parte do fumante ou pela falta de locais corretos para a dispensa dos cigarros. Sendo assim, este projeto já oferece uma solução.

O material recolhido é enviado para uma usina de reciclagem de bitucas onde é descontaminado e transformado em massa celulósica (papel). O produto reciclado retorna ao município para entidades sociais utilizarem em projetos de artesanato com a população, se tornando fonte de geração de renda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos

  O 3º Geek Games será de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. É considerado o maior encontro regional dos amantes dos games e cosplays, com entrada gratuita. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo está com inscrições abertas para Arena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024