Pesquisar No Site

Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 62 mil bitucas de cigarro nos pontos de coleta

Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 72 mil bitucas de cigarro
Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 62 mil bitucas de cigarro nos pontos de coleta

O programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ tem tido boa adesão por parte da população e frequentadores do município. Até o momento, já foram recolhidas 62.350 bitucas de cigarro nos pontos de coleta.

#PraCegoVer: Estrutura de madeira, com suporte para colocar os cinzeiros feitos de bambu, instalada na areia (Foto: Luis Gava /PMC)

Isso quer dizer também que o descarte correto dos resíduos deixou de contaminar 31.175 litros de água. Cada duas bitucas descartadas nas águas gera o correspondente a poluição causada por um litro de esgoto em termos de redução de oxigênio disponível na água.

O projeto é desenvolvido desde junho de 2021 pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Recicla, a única no mundo que possui patente de tecnologia 100% nacional para reciclagem dos resíduos de bitucas de cigarros. O trabalho é desenvolvido também em parceria com a Flow Sustentável, representante da Poiato Recicla no Litoral Norte.

#PraCegoVer: Mão com luva segura suporte com vários bitucas dentro após recolha; ao fundo, coletor de bituca verde (Foto: Divulgação/PMC)

A parceria tem como principal objetivo incentivar o descarte correto de bitucas de cigarro em nove pontos instalados como Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão.

Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha receberam cinzeiros de praias confeccionados com bambu, onde o banhista tem um lugar para descartar corretamente as cinzas e as bitucas.

Muitas vezes o descarte incorreto ocorre pela falta de consciência da parte do fumante ou pela falta de locais corretos para a dispensa dos cigarros. Sendo assim, este projeto já oferece uma solução.

O material recolhido é enviado para uma usina de reciclagem de bitucas onde é descontaminado e transformado em massa celulósica (papel). O produto reciclado retorna ao município para entidades sociais utilizarem em projetos de artesanato com a população, se tornando fonte de geração de renda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CAPAEscola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade
Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade

O último sábado, dia 14, foi dia de atividade letiva nas unidades escolares de Caraguatatuba. Com temática livre, as unidades desenvolveram diversas abordagens e atividades buscando ampliar a participação das famílias na vida escolar dos alunos. Em visita à EMEFEBS Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 16/05/2022
Finais dos Torneios de Futebol de Campo e Futsal celebram aniversário de Caraguatatuba
Finais dos Torneios de Futebol de Campo e Futsal celebram aniversário de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza neste 20 de abril, aniversário de 165 anos da emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, as finais do Torneio de Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo. Desde fevereiro, praticamente em todos os finais de semana, diversos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/04/2022
Jogadores de Caraguatatuba se classificam em mais uma etapa da Copa Metropolitano de Basquete
Jogadores de Caraguatatuba se classificam em mais uma etapa da Copa Metropolitano de Basquete

O time de basquete masculino adulto de Caraguatatuba, Caraguá Basketball, fez mais uma partida pelo Campeonato Metropolitano de Basquete no sábado (30/4) e venceu com vantagem a equipe Hakuna, de São José dos Campos. O jogo foi realizado na cidade de Jacareí. A partida fez parte da fase de classificação

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/05/2022
Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalizações durante fim de semana
Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalizações durante fim de semana

Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), realizou diversas ações de fiscalização de posturas no último sábado (14) e domingo (15), em diferentes regiões da cidade. O trabalho reforça as atividades realizadas rotineiramente pela gestão municipal.  Os fiscais do Urbanismo, acompanhados por agentes de trânsito da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 16/05/2022
Aniversário Inclusivo: eventos comemorativos em Caraguatatuba contam com tradução em Libras
Aniversário Inclusivo: eventos comemorativos em Caraguatatuba contam com tradução em Libras

Nos últimos dias, além dos 165 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, duas outras importantes datas foram comemoradas. No dia 23 foi comemorado o ‘Dia Nacional de Educação de Surdos’, criado para celebrar as lutas e conquistas da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular. Já o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/04/2022