Pesquisar No Site

2021 termina como o melhor ano para a construção civil em Caraguatatuba desde 2005

Publicado em: 04/01/2022
Destaques
1
2021 termina como o melhor ano para a construção civil em Caraguatatuba desde 2005

O ano de 2021 fechou e se consolidou como o melhor dos últimos 17 anos na aprovação de projetos imobiliários, o que representou um ‘boom’ na construção civil de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Arte mostra a evolução dos alvarás emitidos desde 2015 (Arte: PMC)

Para se ter uma ideia, foram 1.148 projetos aprovados contra 517 em 2005. Já em 2020, no auge da pandemia da Covid, o Setor de Análise e Aprovação de Projetos liberou 937 projetos, contra 1.045 em 2019, quando foi criada uma força-tarefa dentro da Secretaria de Urbanismo.

A avaliação dentro do Empreenda Caraguatatuba, realizado no início de dezembro, aponta que o mercado está em franco aquecimento, com o lançamento de vários empreendimentos habitacionais e os dados da Secretaria de Urbanismo confirmam essa tendência de evolução.

O levantamento inclui a aprovação de projetos imobiliários, seja de pedidos de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto.

Conforme o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, as aprovações são desde pequenas obras a grandes empreendimentos que querem se instalar em Caraguatatuba.

“A agilidade que implantamos no processo de aprovação é um dos motivos para que o setor da construção civil esteja sempre em evidência e, dessa forma, acaba sendo um dos propulsores da economia local com a geração de emprego e renda”.

#PraCegoVer: Gráfico mostra a evolução de alvarás emitidos desde 2005 (Arte: PMC)

O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.

Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.

A construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.

Somente um empreendimento lançado no ano passado deve geral em torno de 2.800 empregos diretos na construção de quatro torres de apartamentos na praia do Indaiá.

Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h.

Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza corte eucalipto no bairro Benfica
Prefeitura de Caraguatatuba realiza corte de eucalipto no bairro Benfica

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, começou na última sexta-feira (6) uma operação no bairro Benfica, na região central, para o corte de dois eucaliptos, árvore não nativa da região, com cerca de 30 metros cada. Para isso,

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 09/05/2022
Caraguatatuba espera receber mais de 150 mil turistas durante feriado de Tiradentes
Caraguatatuba espera receber mais de 150 mil turistas durante feriado de Tiradentes

Mais de 150 mil turistas são esperados nos próximos dias em Caraguatatuba, em razão do feriado nacional de Tiradentes, comemorado nesta quinta-feira (21). A estimativa é do Observatório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), levando em conta, ainda, a pesquisa de ocupação hoteleira realizada pela Associação Comercial e Empresarial (ACEC)

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 19/04/2022
CCZ de Caraguatatuba agenda em três horas 250 animais para castração e encerra agenda do mês de maio
CCZ de Caraguatatuba agenda em três horas 250 animais para castração e encerra agenda do mês de maio

As vagas disponíveis para castração de cães e gatos do mês de maio já estão preenchidas. Em apenas três horas, na sexta-feira (06), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou 250 agendamentos. Os interessados que não conseguiram a vaga desta vez, devem aguardar nova agenda, que será

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/05/2022
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba recebe doação de 100 frascos de vidro do Laboratório Bellato
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba recebe doação de 100 frascos de vidro do Laboratório Bellato

Caraguatatuba continua com a campanha de arrecadação de frascos de vidro com tampa de plástico para armazenar as doações de leite humano. Para fomentar a iniciativa, nesta quinta-feira (28), o Laboratório Bellato realizou a doação de 100 unidades ao Banco de Leite Humano (BLH) do Centro de Atendimento Materno Infantil

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 28/04/2022
Emissão e regularização de título eleitoral terminam na próxima semana
Emissão e regularização de título eleitoral terminam na próxima semana

O prazo para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a sua situação para votar nas Eleições 2022 encerra no dia 4 de maio (quarta-feira), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba ou no site https://www.tre-sp.jus.br/ (no link do Atendimento Online). Após esse período, o cadastro

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 26/04/2022