Pesquisar No Site

2021 termina como o melhor ano para a construção civil em Caraguatatuba desde 2005

Publicado em: 04/01/2022
Destaques
1
2021 termina como o melhor ano para a construção civil em Caraguatatuba desde 2005

O ano de 2021 fechou e se consolidou como o melhor dos últimos 17 anos na aprovação de projetos imobiliários, o que representou um ‘boom’ na construção civil de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Arte mostra a evolução dos alvarás emitidos desde 2015 (Arte: PMC)

Para se ter uma ideia, foram 1.148 projetos aprovados contra 517 em 2005. Já em 2020, no auge da pandemia da Covid, o Setor de Análise e Aprovação de Projetos liberou 937 projetos, contra 1.045 em 2019, quando foi criada uma força-tarefa dentro da Secretaria de Urbanismo.

A avaliação dentro do Empreenda Caraguatatuba, realizado no início de dezembro, aponta que o mercado está em franco aquecimento, com o lançamento de vários empreendimentos habitacionais e os dados da Secretaria de Urbanismo confirmam essa tendência de evolução.

O levantamento inclui a aprovação de projetos imobiliários, seja de pedidos de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto.

Conforme o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, as aprovações são desde pequenas obras a grandes empreendimentos que querem se instalar em Caraguatatuba.

“A agilidade que implantamos no processo de aprovação é um dos motivos para que o setor da construção civil esteja sempre em evidência e, dessa forma, acaba sendo um dos propulsores da economia local com a geração de emprego e renda”.

#PraCegoVer: Gráfico mostra a evolução de alvarás emitidos desde 2005 (Arte: PMC)

O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.

Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.

A construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.

Somente um empreendimento lançado no ano passado deve geral em torno de 2.800 empregos diretos na construção de quatro torres de apartamentos na praia do Indaiá.

Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h.

Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024