Pesquisar No Site
‘Operação Verão’ do CCZ de Caraguatatuba continua nesta semana e vai até fevereiro

‘Operação Verão’ do CCZ de Caraguatatuba continua nesta semana e vai até fevereiro
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com a ‘Operação Verão’ nesta semana, principalmente com o aumento de turistas na cidade. A ação segue até o final da temporada de verão, em fevereiro.
Durante a operação, as equipes realizam vistorias e orientações sobre dengue em marinas, hotéis, pousadas e imóveis comerciais do município. Além desses locais, as equipes percorrerem as praias para orientações quanto à permanência de animais.
Conforme dados do CCZ, até o último final de semana, foram abordadas 49 pessoas em praias. Desses, 24 estavam com animais e outras três receberam. As demais receberam informações diversas do CCZ. Já as vistorias foram realizadas em 39 marinas e 38 colônias de férias.
A ‘Operação Verão’ é primordial para chamar a atenção da população para o início da elevação das temperaturas e o aumento das chuvas, o que facilita a expansão dos criadouros. Por isso, é importante começar as atividades de combate antes dos meses de pico da doença, que são março e abril, e eliminar o criadouro.
O CCZ reforça que o Art. 32 da Lei Municipal 1.298 de 2006 deixa claro o dever de adotar medidas de prevenção contra a infestação por animais incômodos, que possam disseminar agentes de doenças como a dengue.
O Art. 5º da mesma lei dispõe sobre a proibição da permanência de animais na praia, independentemente do motivo alegado ou porte do animal, mesmo quando submetidos à contenção por coleira e guia e acompanhados de seus proprietários e/ou responsáveis.
A multa para o não cumprimento de ambos os trechos citados na Lei Municipal 1.298 de 2006 varia de 50 a 1000 VRMs (R$ 187 a R$ 3.740).
Veja Também Recentes

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê abre inscrições para Programa de Voluntariado
Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, com o objetivo de engajar a comunidade na preservação do meio ambiente e na realização de atividades de conservação. O programa oferece a oportunidade para quem deseja colaborar com a proteção dos recursos naturais enquanto

Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (10/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina combina métodos

Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama 21 aprovados de sete funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração aguarda a apresentação de mais 21 aprovados de sete cargos do Concurso Público de 2023 nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (25, 26 e 27/6), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Secretaria de Serviços Públicos abre semestre com limpeza descentralizada de vários bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de julho com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Rio do Ouro, Indaiá, Cidade Jardim, Jardim Terralão, Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga, além da varrição das praias do Aruan, Centro, Prainha e Martim

Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) busca discutir e propor ações que melhorem as condições de saúde dos trabalhadores no Brasil. Caraguatatuba será representada na conferência por três profissionais – Enfermeira