Pesquisar No Site

Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

Publicado em: 03/12/2021
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

O ciclo de palestras do segundo dia (3/12) do Empreenda Caraguatatuba foi aberto com a participação de César Augusto Ilódio Alves, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Caraguatatuba.

O tema da palestra ministrada pelo especialista em gestão e marketing foi o ‘Atendimento: Uma Excelente Ferramenta para Retomar os Negócios e os Lucros’. Cerca de 40 pessoas, entre funcionários e empresários, participaram do momento.

O assunto central da palestra foi a busca de como melhorar e aprimorar o atendimento ao cliente, seja ele híbrido ou presencial. Mas como agradar todos os clientes, já que, segundo o docente, “existem vários tipos como  aquele que só vai para olhar, o estressado, o indivíduo indeciso?. Agradar não é uma tarefa fácil, entretanto é fundamental para o aumento dos lucros”.

 

César Augusto Ilódio Alves é recebido para falar da necessidade de cativar o cliente (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo Alves, o cliente é o que mantém o negócio e para mantê-lo é necessário realizar um processo eficaz que garanta a fidelidade dessa pessoa. “Durante o atendimento, é primordial que você busque ser amigo do cliente”, orientou.

O processo citado pelo palestrante é baseado na forma de como o cliente é atendido e na relação e interação com ele. Todo o processo necessita de um começo, meio e fim adequados ao que a empresa busca.

Para Alves, a empresa reflete o que a equipe é. O reflexo da empresa pode ser vistos quando os funcionários, e até o proprietário, estão com as caras amarradas e emburradas e demonstram que estão sem vontade de trabalhar.

Saber ouvir o cliente mesmo ele sendo exigente, ou ignorante, também faz parte do sucesso de uma empresa. “Por mais que parece estranho, são esses clientes que irão ajudar a criar os processos para melhoria do atendimento”, explicou.

Para finalizar, o especialista explicou que ouvir, estar atento e perceber o que acontece são ações importantes para que haja o crescimento e desenvolvimento do negócio.

O IFSP de Caraguatatuba também participa do Empreenda Caraguatatuba e conta com um espaço para atendimento e dicas de gestão. Os profissionais do campus estão instalados no estande 47, próximo ao local onde são realizadas as palestras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário

O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Caraguatatuba oferece 155 vagas de emprego nesta quinta-feira
Caraguatatuba oferece 155 vagas de emprego nesta quinta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 155 oportunidades de emprego nesta quinta-feira (24/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. É importante que o candidato acesse o

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2025
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção

A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/04/2025
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo

Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025