Pesquisar No Site

Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

Publicado em: 03/12/2021
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

O ciclo de palestras do segundo dia (3/12) do Empreenda Caraguatatuba foi aberto com a participação de César Augusto Ilódio Alves, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Caraguatatuba.

O tema da palestra ministrada pelo especialista em gestão e marketing foi o ‘Atendimento: Uma Excelente Ferramenta para Retomar os Negócios e os Lucros’. Cerca de 40 pessoas, entre funcionários e empresários, participaram do momento.

O assunto central da palestra foi a busca de como melhorar e aprimorar o atendimento ao cliente, seja ele híbrido ou presencial. Mas como agradar todos os clientes, já que, segundo o docente, “existem vários tipos como  aquele que só vai para olhar, o estressado, o indivíduo indeciso?. Agradar não é uma tarefa fácil, entretanto é fundamental para o aumento dos lucros”.

 

César Augusto Ilódio Alves é recebido para falar da necessidade de cativar o cliente (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo Alves, o cliente é o que mantém o negócio e para mantê-lo é necessário realizar um processo eficaz que garanta a fidelidade dessa pessoa. “Durante o atendimento, é primordial que você busque ser amigo do cliente”, orientou.

O processo citado pelo palestrante é baseado na forma de como o cliente é atendido e na relação e interação com ele. Todo o processo necessita de um começo, meio e fim adequados ao que a empresa busca.

Para Alves, a empresa reflete o que a equipe é. O reflexo da empresa pode ser vistos quando os funcionários, e até o proprietário, estão com as caras amarradas e emburradas e demonstram que estão sem vontade de trabalhar.

Saber ouvir o cliente mesmo ele sendo exigente, ou ignorante, também faz parte do sucesso de uma empresa. “Por mais que parece estranho, são esses clientes que irão ajudar a criar os processos para melhoria do atendimento”, explicou.

Para finalizar, o especialista explicou que ouvir, estar atento e perceber o que acontece são ações importantes para que haja o crescimento e desenvolvimento do negócio.

O IFSP de Caraguatatuba também participa do Empreenda Caraguatatuba e conta com um espaço para atendimento e dicas de gestão. Os profissionais do campus estão instalados no estande 47, próximo ao local onde são realizadas as palestras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços de Caraguatatuba conclui reforma de ponte Hugo Labanca
Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 12/06/2025
Centro de Controle de Zoonoses abre 250 vagas do programa de controle populacional de cães e gatos na sexta-feira
Centro de Controle de Zoonoses abre 250 vagas do programa de controle populacional de cães e gatos na sexta-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 250 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional nesta sexta-feira (4/7), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua Ministro Dílson

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/07/2025
Secretaria de Administração convoca mais 18 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública de Caraguatatuba
Secretaria de Administração convoca mais 18 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública de Caraguatatuba

Mais 18 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 são aguardados até a próxima quinta-feira (3/7), das 9h às 12he das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os convocados vão realizar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 01/07/2025
Remoção de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil

Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 16/06/2025
Teatro Mario Covas recebe espetáculo adaptado por Augusto Cury neste sábado
Teatro Mario Covas recebe espetáculo adaptado por Augusto Cury neste sábado

Neste sábado (28/6), às 20h, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe o espetáculo “O Futuro da Humanidade”, inspirado na obra do renomado psiquiatra e escritor Augusto Cury. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 120, e podem ser adquiridos pelo site https://bileto.sympla.com.br/. Classificação 10 anos. Dirigida por Rogério

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/06/2025