Pesquisar No Site
Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação
Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação
Duas importantes avenidas que ligam os bairros Tinga e Poiares receberam nova iluminação nesta segunda-feira (6). O serviço foi realizado pela Secretaria de Obras Públicas, por meio da concessionária de iluminação pública Caraguá Luz.

#PraCegoVer: Imagem mostra trecho de via iluminado (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Segundo a Secretaria de Obras, a Avenida João Jacinto da Silva tinha uma iluminação parcial e não era compatível com a real necessidade, já que a via é movimentada por conta da grande circulação de veículos, pedestres e ciclistas.
Já a iluminação da Avenida Presidente Prudente de Morais foi expandida. As luminárias que existiam no local não supriam a necessidade da via.
A Secretaria de Obras também concluiu a iluminação pública na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira, e na ciclovia da Avenida Guilherme de Almeida, no Morro do Algodão.

#PraCegoVer: EDP faz instalação de postes na subida do mirante do Complexo do Camaroeiro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Imagem de Santo Antonio, Complexo Turístico do Camaroeiro
A Secretaria de Obras Públicas prevê entregar até o final do ano a iluminação da imagem de Santo Antonio, do Complexo Turístico do Camaroeiro e da trilha que dá acesso à Praia do Garcez (Pedra da Freira).
A pasta também quer implantar, ainda neste mês, a nova iluminação do canteiro central da avenida da praia entre o Camaroeiro e a Martim de Sá.
As luminárias LED serão instaladas em suportes com características semelhantes às da bromélia que dá nome à cidade (Caraguatá). Os suportes serão instalados em todo o canteiro central da orla da praia, substituindo os antigos.
A iluminação da imagem de Santo Antonio será por meio de sistema de energia solar uma vez que não há energia elétrica no local. De acordo com a Caraguá Luz, serão instaladas placas (fotovoltaica) capazes de captar a iluminação do sol e a transformá-la em energia elétrica.
Um conjunto de baterias será carregado durante o dia e descarregado à noite, fazendo com que as luminárias de LED acendam no período noturno. Esse é um sistema de energia limpa e renovável. Para iluminar o espaço e bancos ao redor, serão utilizadas sete luminárias LED de 50W e dois projetores de 300W para a imagem.
Na primeira fase, o Complexo Turístico do Camaroeiro ganha iluminação na rampa de acesso e no espaço de lazer do mirante.
Ir à Praia do Garcez durante a noite ficará mais fácil. Isso porque a trilha que dá acesso ao local, que é conhecido pela Pedra da Freira, receberá 13 postes de iluminação pública. O trecho era escuro e não possuía iluminação alguma.
O diferencial da obra está na criação de um suporte específico para viabilizar a instalação da iluminação. O suporte, que está sendo desenvolvido pela própria Caraguá Luz, irá auxiliar a fixação dos postes na escada já que o local é extremamente rochoso.
Caraguatatuba continua avançando. E em breve 100% da iluminação pública será apenas com luminárias LED.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba participa de encontro regional para construção dos novos Planos Municipais de Educação
Representantes de Caraguatatuba participaram, no dia 27 de agosto, em Ilhabela, de mais um encontro da Rede de Cooperação da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC). A iniciativa reúne municípios do Litoral Norte e Bertioga no trabalho de construção dos novos
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (19). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Fórum de Educação Étnico-Racial fortalece ações conjuntas no Litoral Norte
Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, o 2º Fórum de Educação Étnico-Racial do Litoral Norte de São Paulo. O encontro reuniu profissionais das redes de ensino de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba para discutir práticas e políticas voltadas à equidade, diversidade e educação antirracista. Realizado pela
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza repavimentação da Rua Fernando Costa no Sumaré
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, concluiu a repavimentação da Rua Fernando Costa, no Sumaré. A rua permaneceu interditada entre os meses de julho e agosto para a execução da obra. A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana desviou o tráfego de automóveis, caminhões
Palhaça Bizuka ministra Vivência de Interpretação e Comicidade neste sábado no Auditório Maristela de Oliveira
A palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis, ministra neste sábado (5/9), das 9h às 12h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina prática “Vivência de Interpretação e Comicidade”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser realizada pelo link https://tinyurl.com/mwecr5c2. A oficina propõe uma