Pesquisar No Site

Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação

Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação
Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação

Duas importantes avenidas que ligam os bairros Tinga e Poiares receberam nova iluminação nesta segunda-feira (6). O serviço foi realizado pela Secretaria de Obras Públicas, por meio da concessionária de iluminação pública Caraguá Luz.

#PraCegoVer: Imagem mostra trecho de via iluminado (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo a Secretaria de Obras, a Avenida João Jacinto da Silva tinha uma iluminação parcial e não era compatível com a real necessidade, já que a via é movimentada por conta da grande circulação de veículos, pedestres e ciclistas.

Já a iluminação da Avenida Presidente Prudente de Morais foi expandida. As luminárias que existiam no local não supriam a necessidade da via.

A Secretaria de Obras também concluiu a iluminação pública na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira, e na ciclovia da Avenida Guilherme de Almeida, no Morro do Algodão.

#PraCegoVer: EDP faz instalação de postes na subida do mirante do Complexo do Camaroeiro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Imagem de Santo Antonio, Complexo Turístico do Camaroeiro

A Secretaria de Obras Públicas prevê entregar até o final do ano a iluminação da imagem de Santo Antonio, do Complexo Turístico do Camaroeiro e da trilha que dá acesso à Praia do Garcez (Pedra da Freira).

A pasta também quer implantar, ainda neste mês, a nova iluminação do canteiro central da avenida da praia entre o Camaroeiro e a Martim de Sá.

As luminárias LED serão instaladas em suportes com características semelhantes às da bromélia que dá nome à cidade (Caraguatá). Os suportes serão instalados em todo o canteiro central da orla da praia, substituindo os antigos.

A iluminação da imagem de Santo Antonio será por meio de sistema de energia solar uma vez que não há energia elétrica no local. De acordo com a Caraguá Luz, serão instaladas placas (fotovoltaica) capazes de captar a iluminação do sol e a transformá-la em energia elétrica.

Um conjunto de baterias será carregado durante o dia e descarregado à noite, fazendo com que as luminárias de LED acendam no período noturno. Esse é um sistema de energia limpa e renovável. Para iluminar o espaço e bancos ao redor, serão utilizadas sete luminárias LED de 50W e dois projetores de 300W para a imagem.

Na primeira fase, o Complexo Turístico do Camaroeiro ganha iluminação na rampa de acesso e no espaço de lazer do mirante.

Ir à Praia do Garcez durante a noite ficará mais fácil. Isso porque a trilha que dá acesso ao local, que é conhecido pela Pedra da Freira, receberá 13 postes de iluminação pública. O trecho era escuro e não possuía iluminação alguma.

O diferencial da obra está na criação de um suporte específico para viabilizar a instalação da iluminação. O suporte, que está sendo desenvolvido pela própria Caraguá Luz, irá auxiliar a fixação dos postes na escada já que o local é extremamente rochoso.

Caraguatatuba continua avançando. E em breve 100% da iluminação pública será apenas com luminárias LED.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Oficinas Culturais 2022: Credenciamento de artistas orientadores prorrogado até 13 de janeiro
Oficinas Culturais 2022: Credenciamento de artistas orientadores prorrogado até 13 de janeiro

A FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba prorrogou o prazo de inscrições para o credenciamento de artistas orientadores para prestação de serviço nas Oficinas Culturais 2022.Os agentes culturais que queiram compor o cadastro da Fundação poderão inscrever seus projetos até às 17h do dia 13 de janeiro. As

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 05/01/2022
Fundo Social de Caraguatatuba recebe doação do evento esportivo ‘Corrida de Rua de Caraguatatuba’
Fundo Social de Caraguatatuba recebe doação do evento esportivo ‘Corrida de Rua de Caraguatatuba’

O Fundo Social de Caraguatatuba recebeu na manhã desta segunda-feira (20) a doação de 792 quilos de feijão que foi o ingresso social durante o evento esportivo ‘Corrida de Rua de Caraguatatuba’, realizado no último sábado (18). A entrega foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 21/12/2021
Secretaria de Obras inicia modernização da iluminação do trecho da Avenida da Praia no Indaiá e Aruan
Secretaria de Obras inicia modernização da iluminação do trecho da Avenida da Praia no Indaiá e Aruan

Foi iniciada, nesta semana, a complementação dos serviços de modernização da iluminação do canteiro central da Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia), em Caraguatatuba. Quem realiza é a Secretaria de Obras Públicas, por meio da concessionária de iluminação pública, Caraguá Luz. Os serviços incluem a substituição das luminárias

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 07/01/2022
Prefeitura segue a todo vapor com serviços de manutenção na região sul da cidade
Prefeitura segue a todo vapor com serviços de manutenção na região sul da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta última semana do ano diversos serviços de manutenção na região sul da cidade. As ações desta segunda-feira (27) são limpeza e recolha de resíduos, varrição e desassoreamento de valas. Equipes se concentram na limpeza das praias

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 27/12/2021
IBGE prorroga as inscrições do processo seletivo das 135 vagas do Censo 2022 para Caraguatatuba
Inscrições das 135 vagas temporárias do IBGE para Caraguatatuba encerram na próxima semana

As inscrições do processo seletivo simplificado para trabalhar no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terminam às 16h do dia 29 de dezembro (quarta-feira), no site https://conhecimento.fgv.br/concursos. Caraguatatuba tem 123 vagas de recenseador, duas de agente censitário municipal e 10 de agente censitário supervisor, observando

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 21/12/2021