Pesquisar No Site

Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação

Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação
Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação

Duas importantes avenidas que ligam os bairros Tinga e Poiares receberam nova iluminação nesta segunda-feira (6). O serviço foi realizado pela Secretaria de Obras Públicas, por meio da concessionária de iluminação pública Caraguá Luz.

#PraCegoVer: Imagem mostra trecho de via iluminado (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo a Secretaria de Obras, a Avenida João Jacinto da Silva tinha uma iluminação parcial e não era compatível com a real necessidade, já que a via é movimentada por conta da grande circulação de veículos, pedestres e ciclistas.

Já a iluminação da Avenida Presidente Prudente de Morais foi expandida. As luminárias que existiam no local não supriam a necessidade da via.

A Secretaria de Obras também concluiu a iluminação pública na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira, e na ciclovia da Avenida Guilherme de Almeida, no Morro do Algodão.

#PraCegoVer: EDP faz instalação de postes na subida do mirante do Complexo do Camaroeiro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Imagem de Santo Antonio, Complexo Turístico do Camaroeiro

A Secretaria de Obras Públicas prevê entregar até o final do ano a iluminação da imagem de Santo Antonio, do Complexo Turístico do Camaroeiro e da trilha que dá acesso à Praia do Garcez (Pedra da Freira).

A pasta também quer implantar, ainda neste mês, a nova iluminação do canteiro central da avenida da praia entre o Camaroeiro e a Martim de Sá.

As luminárias LED serão instaladas em suportes com características semelhantes às da bromélia que dá nome à cidade (Caraguatá). Os suportes serão instalados em todo o canteiro central da orla da praia, substituindo os antigos.

A iluminação da imagem de Santo Antonio será por meio de sistema de energia solar uma vez que não há energia elétrica no local. De acordo com a Caraguá Luz, serão instaladas placas (fotovoltaica) capazes de captar a iluminação do sol e a transformá-la em energia elétrica.

Um conjunto de baterias será carregado durante o dia e descarregado à noite, fazendo com que as luminárias de LED acendam no período noturno. Esse é um sistema de energia limpa e renovável. Para iluminar o espaço e bancos ao redor, serão utilizadas sete luminárias LED de 50W e dois projetores de 300W para a imagem.

Na primeira fase, o Complexo Turístico do Camaroeiro ganha iluminação na rampa de acesso e no espaço de lazer do mirante.

Ir à Praia do Garcez durante a noite ficará mais fácil. Isso porque a trilha que dá acesso ao local, que é conhecido pela Pedra da Freira, receberá 13 postes de iluminação pública. O trecho era escuro e não possuía iluminação alguma.

O diferencial da obra está na criação de um suporte específico para viabilizar a instalação da iluminação. O suporte, que está sendo desenvolvido pela própria Caraguá Luz, irá auxiliar a fixação dos postes na escada já que o local é extremamente rochoso.

Caraguatatuba continua avançando. E em breve 100% da iluminação pública será apenas com luminárias LED.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul
Prefeitura de Caraguatatuba promove ação comunitária sobre Abril Azul no CRAS Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana uma ação comunitária com o tema Abril Azul, em homenagem ao mês de conscientização sobre o autismo. O evento teve lugar no CRAS Sul, “Maria Luiza Bourabeby”, e contou com a participação de aproximadamente 40

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024