Pesquisar No Site

Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas

Publicado em: 19/11/2021
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas

Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira, localizada no bairro Tabatinga, participaram na tarde de quinta-feira (18) de uma atividade muito especial de educação e preservação ambiental organizada pelo setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba. Um grupo de 23 alunos da rede municipal colaborou com a soltura de 72 aves resgatadas e reabilitadas no CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), instalado dentro do Parque Ecológico Tietê (PET) em São Paulo.

#PraCegoVer: Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira chegando para atividade de soltura de aves no Sítio Jacu, em Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Elas foram libertadas na natureza na área de soltura e monitoramento do CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental), localizada no Sítio do Jacu, região norte de Caraguatatuba.

O sítio é uma área preparada e habilitada para a realização da soltura, onde a mata nativa é protegida há mais de 30 anos. Além dos comedouros, diversas árvores frutíferas foram plantadas para garantir a alimentação e readaptação das aves.

De acordo com informações do Cras, as aves chegam até o Centro através da entrega espontânea ou de capturas realizadas pela Polícia Ambiental. São aves que muitas vezes estão em feiras ou são feitas de animais de estimação irregularmente. “Nosso principal objetivo é devolver a condição biológica desses animais, as condições de voo e de saúde e comportamento para que eles estejam preparados para voltar à natureza”, explica a médica veterinária do Cras, Liliane Milanelo.

#PraCegoVer: Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira observam as explicações de biólogo sobre um das espécies da soltura (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Quando chegam ao centro, as aves são identificadas, recebem tratamento curativo ou preventivo e, em seguida, passam por uma avaliação de comportamento, para correção de hábitos alimentares, por exemplo. Vencidas todas essas etapas, é realizada uma avaliação sanitária e o encaminhamento para as áreas de solturas para o animal voltar ao seu habitat natural.

Os alunos estavam muito felizes com a oportunidade de realizar a atividade externa, de conhecerem um local tão bonito e de participarem de uma atividade tão importante. Eles interagiram com os biólogos, fizeram perguntas sobre as aves, seus hábitos e demonstraram muita satisfação, muito orgulho em participar da soltura das aves.

Guilherme, 9 anos, comentou que estava feliz e que gostou de devolver para a natureza uma espécie que já esteve ameaçada de extinção. Heitor, também 9 anos, gostou tanto da atividade que disse querer morar no sítio. Já a aluna Ana Clara, 8, contou que amou passear, mas que ficou encantada mesmo foi com a beleza do pavão!

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a ação: “Atividades de educação ambiental despertam nos alunos a consciência de preservação e de cidadania. É muito importante que todos nós entendamos que, desde cedo, é preciso cuidar e preservar, e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Começa Alistamento Militar para jovens de Caraguatatuba nascidos em 2004
Começa Alistamento Militar para jovens de Caraguatatuba nascidos em 2004

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2004, devem se alistar no Serviço Militar até o dia 30 de junho.  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a fazer o

Leia Mais Gabinete do Prefeito Publicado em 13/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba faz 73ª convocação de aprovados do concurso de 2018
Prefeitura de Caraguatatuba faz 73ª convocação de aprovados do concurso de 2018

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais seis aprovados do Concurso Público 01/2018 para se apresentar (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) nas próximas segunda, terça e quarta-feira (24, 25 e 26/1), das 9h às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 21/01/2022
Em Caraguatatuba 2.115 novas famílias são inseridas no Programa Auxílio Brasil em janeiro
Em Caraguatatuba, 2.115 novas famílias são inseridas no Programa Auxílio Brasil em janeiro

O Governo Federal criou no ano passado um novo programa social chamado Auxílio Brasil, que substitui o Programa Bolsa Família. Em Caraguatatuba, 2.115 novas famílias foram inseridas em janeiro e já começar a receber o benefício. Ao todo, o município possui 7.972 famílias beneficiárias. Para acompanhar o calendário do pagamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 06/01/2022
Prefeitura inicia tratativas do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Prefeitura inicia tratativas do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) iniciou nesta terça-feira (11), as tratativas para elaboração do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A primeira reunião contou com a participação da Colônia dos Pescadores Z-8, onde foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 12/01/2022
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba adiou todas as apresentações que seriam realizadas no Teatro Mario Covas (TMC) durante o mês de janeiro. O adiamento dos espetáculos ocorreu levando em consideração o aumento expressivo dos números de casos de Covid-19 dos últimos 10 dias no município, além

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 13/01/2022