Pesquisar No Site

Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas

Publicado em: 19/11/2021
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas

Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira, localizada no bairro Tabatinga, participaram na tarde de quinta-feira (18) de uma atividade muito especial de educação e preservação ambiental organizada pelo setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba. Um grupo de 23 alunos da rede municipal colaborou com a soltura de 72 aves resgatadas e reabilitadas no CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), instalado dentro do Parque Ecológico Tietê (PET) em São Paulo.

#PraCegoVer: Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira chegando para atividade de soltura de aves no Sítio Jacu, em Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Elas foram libertadas na natureza na área de soltura e monitoramento do CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental), localizada no Sítio do Jacu, região norte de Caraguatatuba.

O sítio é uma área preparada e habilitada para a realização da soltura, onde a mata nativa é protegida há mais de 30 anos. Além dos comedouros, diversas árvores frutíferas foram plantadas para garantir a alimentação e readaptação das aves.

De acordo com informações do Cras, as aves chegam até o Centro através da entrega espontânea ou de capturas realizadas pela Polícia Ambiental. São aves que muitas vezes estão em feiras ou são feitas de animais de estimação irregularmente. “Nosso principal objetivo é devolver a condição biológica desses animais, as condições de voo e de saúde e comportamento para que eles estejam preparados para voltar à natureza”, explica a médica veterinária do Cras, Liliane Milanelo.

#PraCegoVer: Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira observam as explicações de biólogo sobre um das espécies da soltura (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Quando chegam ao centro, as aves são identificadas, recebem tratamento curativo ou preventivo e, em seguida, passam por uma avaliação de comportamento, para correção de hábitos alimentares, por exemplo. Vencidas todas essas etapas, é realizada uma avaliação sanitária e o encaminhamento para as áreas de solturas para o animal voltar ao seu habitat natural.

Os alunos estavam muito felizes com a oportunidade de realizar a atividade externa, de conhecerem um local tão bonito e de participarem de uma atividade tão importante. Eles interagiram com os biólogos, fizeram perguntas sobre as aves, seus hábitos e demonstraram muita satisfação, muito orgulho em participar da soltura das aves.

Guilherme, 9 anos, comentou que estava feliz e que gostou de devolver para a natureza uma espécie que já esteve ameaçada de extinção. Heitor, também 9 anos, gostou tanto da atividade que disse querer morar no sítio. Já a aluna Ana Clara, 8, contou que amou passear, mas que ficou encantada mesmo foi com a beleza do pavão!

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a ação: “Atividades de educação ambiental despertam nos alunos a consciência de preservação e de cidadania. É muito importante que todos nós entendamos que, desde cedo, é preciso cuidar e preservar, e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba faz atendimento itinerante no bairro Jetuba
CCZ de Caraguatatuba faz atendimento itinerante no bairro Jetuba

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promoveu na última quarta-feira (13), a pedido da Associação de Amigos de Bairro do Jetuba, atendimento de 35 cães e gatos, na sede administrativa do Residencial Jetuba. Os animais estavam previamente agendados e foram levados pelos seus proprietários e a equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 14/03/2024
“Uma certa noiva cadáver
“Uma certa noiva cadáver” retorna ao TMC

A peça “Uma certa noiva cadáver” está de volta ao Teatro Mario Covas na quinta-feira (14/3) às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é livre para todos os públicos. O ingresso deve ser retirado uma hora antes na bilheteria. A adaptação livre da obra dirigida por Tim Burton

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024
Caraguatatuba realiza Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034
Caraguatatuba realiza Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, e o Comitê da Primeira Infância realizaram nessa quarta-feira (06) a Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034(PMPI). Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento. O objetivo do PMPI é estabelecer a priorização da primeira infância

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 07/03/2024
Baixa de servidores por saúde e período chuvoso dificultam trabalho de zeladoria nos bairros
Baixa de servidores por saúde e período chuvoso dificultam trabalho de zeladoria nos bairros

A baixa de servidores diagnosticados com dengue ou até a Covid-19 tem prejudicado o trabalho de zeladoria nos bairros, aliado ao período mais chuvoso do ano (entre dezembro e final de março). Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a pasta registrou uma baixa de pelo menos 15 trabalhadores que atuam

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo teve uma rodada movimentada no final de semana com 26 gols em oito jogos, média de mais de três gols por jogo. No campo Toca do Gato, no Golfinhos, quatro jogos eliminatórios foram realizados. O EC Primavera venceu o Vasco Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024