Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba utiliza culinária como recurso pedagógico no processo de alfabetização
Educação de Caraguatatuba utiliza culinária como recurso pedagógico no processo de alfabetização
Os alunos do ensino fundamental I da EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário, no Cantagalo, estão vivenciando experiências diferentes na sala de aula. Com a retomada integral das atividades presenciais, a unidade está desenvolvendo o projeto chamado ‘Mão na Massa’, em que os professores utilizam a arte da culinária como recurso pedagógico, com aulas lúdicas que facilitam o processo de alfabetização.

#PraCegoVer: Em pé, professora manuseando ingredientes durante aula de panificação (Fotos: Divulgação/PMC)
Através da preparação de pães, os professores elaboraram planos de aula em que conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática puderam ser desenvolvidos na prática com os estudantes. Com o uso das receitas – textos do gênero instrucional, com linguagem clara e objetiva – são trabalhadas atividades de leitura e escrita, e aplicados em situações do cotidiano como na leitura de rótulos e embalagens de ingredientes, por exemplo.
Na disciplina de Matemática a aula permite que sejam desenvolvidas habilidades como a identificação e utilização de Unidades de Medida de capacidade e massa, por exemplo, como litro, mililitro, quilograma, grama, miligramas.
Durante a aula, com a preparação do alimento, os alunos ainda observam processos de reação química durante a fermentação; a transformação física com a quebra dos ovos, o crescimento da massa, e o resultado final, com o processo de cozimento do pão que exalou um delicioso cheirinho de pão por toda a unidade.

#PraCegoVer: Em pé, a aluna acena degusta pão produzido durante a aula. Ela acena para foto (Fotos: Divulgação/PMC)
A secretária de Educação, Márcia Paiva, elogiou a atividade e comentou sobre a importância das atividades lúdicas. “Entendemos que a estratégia lúdica é uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil, possibilitando que o processo de alfabetização aconteça de maneira prazerosa. A aplicação da culinária na alfabetização permite que o professor possa introduzir ou reforçar os conteúdos de maneira que o aluno sinta satisfação e interesse no aprendizado. Quando o aluno participa da atividade lúdica, isso proporciona a ele a sensação de experiência plena, sendo um importante recurso para a busca de um desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo’, disse”
Ao final da aula, depois dessa experiência tão enriquecedora, as turminhas degustaram com alegria o alimento que prepararam com as próprias mãos!
Veja Também Recentes
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Estudantes de Caraguatatuba passaram a ocupar um novo papel dentro das escolas: o de agentes ativos na promoção da saúde e da cidadania. O município integra o projeto piloto Fortalece PSE, iniciativa da Coordenação Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca incentivar o protagonismo juvenil em unidades escolares
Secretaria de Turismo promove 14º Encontro de Turismo com debate sobre hotelaria e “Caraguá A Gosto”
Caraguatatuba recebe nesta terça-feira (26), às 17h, o 14º Encontro de Turismo, reunião mensal voltada ao diálogo entre o poder público, representantes do trade turístico e a população interessada no setor. O encontro será no hotel Hampton By Hilton e terá como pauta o mercado hoteleiro e o evento “Caraguá
Atletas de Caraguatatuba garantem vaga na final estadual do JEESP
Caraguatatuba voltou a se destacar no atletismo escolar paulista. Durante a 2ª Fase Regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), realizada na quinta-feira (21), em São José dos Campos, atletas do município conquistaram resultados expressivos e garantiram vaga na etapa final estadual da competição. Representando escolas da
Guarda Civil de Caraguatatuba atua em ocorrência com vítima ferida por arma branca na Ponte Seca
Na noite de segunda-feira (25), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizavam patrulhamento pelo bairro Ponte Seca quando foram acionados por um morador, que informou sobre um homem ferido por golpes de faca. A equipe seguiu até o endereço indicado e encontrou a vítima com uma perfuração na
Oficina gratuita preparatória para prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem várias mulheres empreendedoras cuja história merece ser contada e inspirar outras mulheres. A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae São Jose dos Campos promove, nesta quarta-feira (20), a oficina “Trajetórias de Valor”, preparatória para o Prêmio Mulher de Negócios. O workshop, gratuito, será às 19h,