Pesquisar No Site

Com média de 950 por mês, SAMU de Caraguatatuba celebra 11º aniversário com mais de 150 mil atendimentos

Publicado em: 24/11/2021
Destaques
Com média de 950 por mês, SAMU de Caraguatatuba celebra 11º aniversário com mais de 150 mil atendimentos
Com média de 950 por mês, SAMU de Caraguatatuba celebra 11º aniversário com mais de 150 mil atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) de Caraguatatuba celebrou, na última segunda-feira (22), seu 11º aniversário. Ao longo dos anos, 153 mil ocorrências já foram atendidas pela equipe. Uma média de 950 por mês.

#PraCegoVer: Na base central, em pé, médico do SAMU faz discurso para a equipe (Foto: Luís Gava/PMC)

Somente de 1º de janeiro a 22 de novembro deste ano, o SAMU atendeu 12.896 ocorrências, entre casos clínicos (convulsão, gestante, hipertensão e mal súbito) e traumas (acidente de moto, acidente de trânsito com vítimas, acidente de bicicleta e quedas/traumas).

Com atendimento 24 horas, sete dias por semana, sem feriados ou finais de semana, o SAMU chega ao seu 11º ano de existência com três bases: Sul (entregue no ano de 2019), Norte (inaugurada em 2018) e Central. A equipe é composta por 62 funcionários (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, médicos, condutores e administrativo).

A equipe do SAMU tem à disposição seis ambulâncias para prestar os atendimentos, sendo quatro Unidades de Suporte Básico (USBs) e duas Unidades de Suporte Avançado (USAs). Além de uma ambulância reserva técnica.

Nesta quarta (24), os funcionários do SAMU comemoraram o tempo de casa ao lado do prefeito Aguilar Junior e do secretário de Saúde Gustavo Boher. A comemoração foi realizada na base Central, no Jardim Primavera.

Durante um breve discurso, o coordenador e médico do SAMU, Thiago Bonaccorsi, explicou o porquê de o dia ser especial para o SAMU. “Para manter uma equipe de excelência, treinada e preparada para atender as ocorrências da cidade exige-se a dedicação total dos funcionários, seja da parte administrativa ou executiva”.

“É um trabalho muito difícil que gasta muito e exige muito tempo de todos nós”, enfatizou Bonaccorsi. Ele ainda destacou os esforços da equipe para manter uma estrutura de socorro com excelência.

Para as próximas comemorações, o médico espera uma equipe muito mais evoluída. “Temos a certeza de que outros aniversários virão. E neles será possível observar que a nossa equipe estará ainda mais preparada e capacitada”.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior faz discurso durante a comemoração do 11º aniversário do SAMU (Foto: Luís Gava/PMC)

Para o prefeito Aguilar Junior, “feliz é a cidade que tem um SAMU como o de Caraguatatuba”. Na comemoração, ele se lembrou de quando foi convidado por um programa de televisão para passar o dia ao lado da equipe. “Um trabalho de grande importância e que requer muito esforço”.

“Desafios são muitos, mas o que me leva a acreditar no trabalho do SAMU é saber que a equipe está sempre pronta para ajudar a população, mesmo com dificuldades”. “Conseguem fazer o trabalho com maestria”, considerou o prefeito.

Aguilar Junior citou os mais de 150 mil atendimentos realizados ao longo dos 11 anos. “Sei que o resultado de muitos deles foram de alegrias e outras de frustrações”. “Às vezes, vem aquela pergunta – por que eu não cheguei antes?. Mas eu digo: se empolguem e se engrandeçam pelas vidas que vocês já conseguiram salvar”, concluiu.

Também faz parte da comemoração de aniversário a entrega de novos uniformes. Em 2021, foram adquiridos 180 macacões, 300 camisetas, 150 bonés, 65 jaquetas. Ano passado, a equipe recebeu 100 novas botas. Durante a celebração, na base Central, o prefeito e o secretário de Saúde foram presenteados com um macacão cada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024