Pesquisar No Site

Com média de 950 por mês, SAMU de Caraguatatuba celebra 11º aniversário com mais de 150 mil atendimentos

Publicado em: 24/11/2021
Destaques
Com média de 950 por mês, SAMU de Caraguatatuba celebra 11º aniversário com mais de 150 mil atendimentos
Com média de 950 por mês, SAMU de Caraguatatuba celebra 11º aniversário com mais de 150 mil atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) de Caraguatatuba celebrou, na última segunda-feira (22), seu 11º aniversário. Ao longo dos anos, 153 mil ocorrências já foram atendidas pela equipe. Uma média de 950 por mês.

#PraCegoVer: Na base central, em pé, médico do SAMU faz discurso para a equipe (Foto: Luís Gava/PMC)

Somente de 1º de janeiro a 22 de novembro deste ano, o SAMU atendeu 12.896 ocorrências, entre casos clínicos (convulsão, gestante, hipertensão e mal súbito) e traumas (acidente de moto, acidente de trânsito com vítimas, acidente de bicicleta e quedas/traumas).

Com atendimento 24 horas, sete dias por semana, sem feriados ou finais de semana, o SAMU chega ao seu 11º ano de existência com três bases: Sul (entregue no ano de 2019), Norte (inaugurada em 2018) e Central. A equipe é composta por 62 funcionários (enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, médicos, condutores e administrativo).

A equipe do SAMU tem à disposição seis ambulâncias para prestar os atendimentos, sendo quatro Unidades de Suporte Básico (USBs) e duas Unidades de Suporte Avançado (USAs). Além de uma ambulância reserva técnica.

Nesta quarta (24), os funcionários do SAMU comemoraram o tempo de casa ao lado do prefeito Aguilar Junior e do secretário de Saúde Gustavo Boher. A comemoração foi realizada na base Central, no Jardim Primavera.

Durante um breve discurso, o coordenador e médico do SAMU, Thiago Bonaccorsi, explicou o porquê de o dia ser especial para o SAMU. “Para manter uma equipe de excelência, treinada e preparada para atender as ocorrências da cidade exige-se a dedicação total dos funcionários, seja da parte administrativa ou executiva”.

“É um trabalho muito difícil que gasta muito e exige muito tempo de todos nós”, enfatizou Bonaccorsi. Ele ainda destacou os esforços da equipe para manter uma estrutura de socorro com excelência.

Para as próximas comemorações, o médico espera uma equipe muito mais evoluída. “Temos a certeza de que outros aniversários virão. E neles será possível observar que a nossa equipe estará ainda mais preparada e capacitada”.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior faz discurso durante a comemoração do 11º aniversário do SAMU (Foto: Luís Gava/PMC)

Para o prefeito Aguilar Junior, “feliz é a cidade que tem um SAMU como o de Caraguatatuba”. Na comemoração, ele se lembrou de quando foi convidado por um programa de televisão para passar o dia ao lado da equipe. “Um trabalho de grande importância e que requer muito esforço”.

“Desafios são muitos, mas o que me leva a acreditar no trabalho do SAMU é saber que a equipe está sempre pronta para ajudar a população, mesmo com dificuldades”. “Conseguem fazer o trabalho com maestria”, considerou o prefeito.

Aguilar Junior citou os mais de 150 mil atendimentos realizados ao longo dos 11 anos. “Sei que o resultado de muitos deles foram de alegrias e outras de frustrações”. “Às vezes, vem aquela pergunta – por que eu não cheguei antes?. Mas eu digo: se empolguem e se engrandeçam pelas vidas que vocês já conseguiram salvar”, concluiu.

Também faz parte da comemoração de aniversário a entrega de novos uniformes. Em 2021, foram adquiridos 180 macacões, 300 camisetas, 150 bonés, 65 jaquetas. Ano passado, a equipe recebeu 100 novas botas. Durante a celebração, na base Central, o prefeito e o secretário de Saúde foram presenteados com um macacão cada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Gibis da Turma da Mônica em Caraguatatuba vão parar nas escolas de Gramado e Canela (RS)
Gibis da Turma da Mônica em Caraguatatuba vão parar nas escolas de Gramado e Canela (RS)

A ida da equipe da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba à Festuris 2021 resultou em mais ações para a divulgação do município. Desta vez, o trabalho chegou nas escolas da rede municipal de ensino de Gramado e Canela (RS), onde os alunos receberam exemplares do gibi da Turma da Mônica

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 09/11/2021
Caraguatatuba se destaca e termina Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica na 5ª colocação
Caraguatatuba se destaca e termina Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica na 5ª colocação

Participando pela 1ª vez no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, Caraguatatuba terminou a competição na 5ª colocação com o competidor Edriano Lucas da Silva. Além da excelente colocação, Edriano foi o atleta do Estado de São Paulo melhor colocado em todo o campeonato, sendo eliminado apenas por Eliseu dos Santos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 03/11/2021
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas
Estudantes de Caraguatatuba participam da soltura de aves reabilitadas

Alunos da Emei/Emef Pedro João de Oliveira, localizada no bairro Tabatinga, participaram na tarde de quinta-feira (18) de uma atividade muito especial de educação e preservação ambiental organizada pelo setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba. Um grupo de 23 alunos da rede municipal colaborou com a soltura

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 19/11/2021
Orçamento de 2022 para Caraguatatuba é tema de duas audiências online na Câmara Municipal
Orçamento de 2022 para Caraguatatuba é tema de duas audiências online na Câmara Municipal

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 da Prefeitura de Caraguatatuba será debatida nas próximas quarta e sexta-feira (17 e 19/11), a partir das 18h, em duas audiências públicas virtuais promovidas pela Câmara Municipal. Técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento vão explicar a proposta.  As audiências online do

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 11/11/2021
Fórum do Conselho da Condição Feminina abre Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Fórum do Conselho da Condição Feminina abre Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou na quinta-feira (25) a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, com o Fórum do Conselho Municipal da Condição Feminina. Participaram da abertura o vice-prefeito Dr. José Ernesto Ghedin Servidei; o presidente da

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 26/11/2021