Pesquisar No Site

Ciapi tem grupo de fisioterapia para pacientes com sequelas de AVE

Ciapi tem grupo de fisioterapia para pacientes com sequelas de AVE
Ciapi tem grupo de fisioterapia para pacientes com sequelas de AVE

O acidente vascular encefálico (AVE) é a segunda causa de morte no Brasil, perdendo apenas para as doenças arteriais coronarianas.

#PraCegoVer: Dois homens e duas mulheres estão de pé e fazem exercício em uma barra de madeira instalada na parede. O fisioterapeuta Marcelo Barbosa com roupa branca e máscara de proteção facial, coordena os exercícios (Foto: Divulgação/PMC)

O AVE pode causar perda parcial ou total de movimento de um segmento do corpo, podendo ter comprometimento de aspectos cognitivos ou não e, por vezes, da fala.

Entre as atividades oferecidas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) está o grupo de fisioterapia para sequelados do AVE.

As sessões são coordenadas pelo fisioterapeuta Marcelo Barbosa, às segundas e quartas, e têm como objetivo fazer com que os participantes mantenham e até mesmo ganhem amplitude nos movimentos afetados pela doença.

“Nosso propósito é a reabilitação, é evitar o encurtamento ou deformação da musculatura, além do convívio social, muito importante para quem se recupera e está aprendendo a conviver com as consequências do AVE”, disse Barbosa.

Entre os participantes estão os aposentados Eneida Aparecida Tavares, 59 anos, e Mário Luís Severino, 70 anos, ambos vítimas de AVE em 2017 e 2019, respectivamente.

“Desde que sofri o derrame há dois anos, avancei muito. Não falava, não andava, agora já dirijo com as duas mãos. No Ciapi, comecei a fazer fisioterapia há duas semanas. Gosto muito e acredito que vou melhorar cada vez mais, sem contar que fiz novos amigos”, declarou Severino.

Outra integrante da turma é a funcionária pública Cristiane Pereira dos Santos, 39 anos. Há dois anos ela sofreu um AVE. “Retornei ao trabalho, recentemente, e comecei a fisioterapia no Ciapi. Tenho certeza que vou evoluir muito aqui”, afirmou.

Como acontece o AVE

O acidente vascular encefálico, antes denominado cerebral (AVC), é a formação de um déficit neurológico súbito, causado por uma falha nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.

Pode ser isquêmico, quando há obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral e desencadeia a falta de circulação no seu sistema vascular; hemorrágico, consequência de uma ruptura de um vaso, que pode ser um aneurisma e faz com que o sangue preencha o interior do cérebro; ou ainda o Acidente Isquêmico Transitório (AIT), falta de fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro por causa de um bloqueio de um vaso sanguíneo no cérebro e, geralmente, se resolvem em uma hora e nenhuma lesão cerebral permanente ocorre.

Os principais sintomas do AVE são: fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, compreensão, visão e equilíbrio e dor de cabeça súbita e intensa e comprometimento do sistema neurológico. O ideal é que seja atendido o mais rápido possível.

Entre as causas frequentes estão: hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, sobrepeso, obesidade, tabagismo, uso frequente de álcool ou drogas ilícitas, idade avançada e histórico familiar.

Para prevenir é preciso controlar a pressão arterial, monitorar a glicose e controlar a diabetes, manter os níveis saudáveis de colesterol, evitar o sobrepeso e a obesidade, adotar uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e ficar longe do álcool, cigarro e drogas ilícitas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 44 bolsistas do PEAD para contratação na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais de 60 bolsistas do PEAD para reforçar limpeza urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 64 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar na limpeza e manutenção de praças, ruas e praias do município, entre outros espaços públicos. A apresentação dos convocados (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) será nas

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 14/01/2022
Fiscalização do Comércio intensifica combate aos ambulantes irregulares em Caraguatatuba
Fiscalização do Comércio intensifica combate aos ambulantes irregulares em Caraguatatuba

A Fiscalização do Comércio da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba mantém as ações periódicas contra os ambulantes clandestinos até o final da temporada de verão nos períodos da manhã, tarde e noite em diversos locais do município. No final semana do Réveillon (de 31/12 a 3/1), a operação

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 05/01/2022
Morro Santo Antonio e Complexo Turístico do Camaroeiro ganham novas sinalizações e placas explicativas
Morro Santo Antonio e Complexo Turístico do Camaroeiro ganham novas sinalizações e placas explicativas

Após a liberação de veículos para subir o Morro Santo Antonio e o Complexo Turístico do Mirante do Camaroeiro, os trajetos ganharam novas placas explicativas e os estacionamentos novas sinalizações. As ações foram feitas pelas Secretarias de Turismo e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Com o grande fluxo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 05/01/2022
Fiscalização de Caraguatatuba desmonta 23 acampamentos irregulares na Virada e apreende 5 Busers
Fiscalização de Caraguatatuba desmonta 23 acampamentos irregulares na Virada e apreende 5 Busers

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba tiveram bastante trabalho nos dois dias que antecederam a Virada de 2021 para 2022. Foram localizadas 14 barracas de camping nas praias entre o Centro e o Camaroeiro e mais nove debaixo da tenda da Praça da Cultura. Todas foram desmontadas. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/01/2022
PAT de Caraguatatuba tem 161 vagas de emprego nesta segunda-feira (10)
PAT de Caraguatatuba tem 156 vagas de emprego nesta quarta-feira (05)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego nesta quarta-feira (05) para 156 vagas. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, seis vagas para Corretor de Imóveis e cinco vagas para Garçom. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/01/2022