Pesquisar No Site

Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado

Publicado em: 17/11/2021
Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado
Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado

Dois estabelecimentos ligados ao setor alimentício de Caraguatatuba agora fazem parte do Projeto Rotas Gastronômicas, elaborado pela Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo. Eles foram considerados destinos produtor e final na cadeia produtiva do setor.

#PraCegoVer: Dois maricultores estão em pé ao lado de uma mesa onde manuseiam com mariscos fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

De acordo com o Estado, o Litoral Norte integra o chamado Polo 3, em conjunto com a Costa da Mata Atlântica, totalizando 13 municípios. Foram mais de 60 projetos inscritos que passaram por um processo de avaliação pela equipe estadual, até chegar aos 15 selecionados.

As cidades que compõem o Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) se destacaram no processo, tendo, no total, 12 escolhidos para a próxima fase. A iniciativa, coordenada pelo Circuito na Região Turística, tem como objetivo reconhecer e promover os principais produtores e estabelecimentos de diversos destinos do Estado, a fim de organizá-los em rotas gastronômicas.

Além disso, o programa é uma ação efetiva que vai retratar o caminho percorrido pelos produtos da terra, ao longo dos municípios, até chegar à mesa dos moradores e visitantes.

Por Caraguatatuba estão na lista a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, a Amapec, e o restaurante Caiçara´s e Caiçaras´s II, localizado na Massaguaçu, ambos na região norte.

A Amapec trabalha com o turismo de Base Comunitária e é responsável pela Fazenda de Mexilhão, a maior produtora do Estado de São Paulo. São pelo menos 17 famílias que hoje vivem do cultivo e coleta do mexilhão, também conhecido por marisco, e que rendem média de quase uma tonelada por mês.

Na outra ponta está o comerciante João Carlos de Oliveira, o João Caiçara, dos Restaurantes Caiçara´s e Caiçaras´s II. Há 35 anos ele abriu o primeiro estabelecimento na praia da Massaguaçu e sempre procurou adquirir produtos no comércio local. Assim, são 20 anos de parceria com os produtores de mexilhão da Cocanha, sendo um de seus principais fregueses.

“Acho muito importante essa ligação com a comunidade, que nossos clientes possam conhecer a história do pescado”, diz ele que tem como ponto forte do seu restaurante o prato lambe-lambe, feita com arroz e marisco.

De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, essa sincronia entre a Amapec e o Restaurante Caiçara´s e Caiçaras´s II, que trabalha com o pescador artesanal, foi o que possibilitou que a cidade entrasse nessa rota gastronômica que vai divulgar ainda mais Caraguatatuba.

Agora, os produtos selecionados participarão de uma Ação da Ativação realizada pela Setur-SP, tendo um documentário gravado que contará a sua história com a gastronomia regional, além de serem cadastrados no guia de Rotas Gastronômicas da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado para que possam ser identificados como principais atores gastronômicos de sua região.

“O projeto Rotas Gastronômicas é importantíssimo na divulgação de produtos locais que são realizados aqui em excelência e engrandecem o Litoral Norte com novos produtos e atrativos para um incremento do turismo através de ações como essa do Circuito Litoral Norte junto ao estado. Caraguatatuba está muito orgulhosa de fazer parte com o nosso trade”, finaliza a secretária Maria Fernanda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba participam de reunião com foco na Nova Lei de Licitações e Contratos
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba participam de reunião com foco na Nova Lei de Licitações e Contratos

Na manhã desta segunda-feira (11/3), os assessores técnicos da Prefeitura de Caraguatatuba participaram de uma reunião que teve como foco na Nova Lei de Licitações e Contratos. O encontro foi organizado pelas Secretarias de Administração e Fazenda e abordou o processo licitatório conforme a Lei nº 14.133, de 2021, texto

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Secretaria de Fazenda Publicado em 11/03/2024
Programa Trânsito Legal abre ano letivo com orientações em escola do Tinga
Programa Trânsito Legal abre ano letivo com orientações em escola do Tinga

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), abriu o ano letivo de 2024 levando nessa segunda-feira (04), o Programa Trânsito Legal à EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, região centro/Sul. Durante o mês de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba está com inscrições abertas para modalidade yoga no Cemug e Ciase Travessão
Prefeitura de Caraguatatuba está com inscrições abertas para modalidade yoga no Cemug e Ciase Travessão

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu inscrições a partir desta segunda-feira (4) para a nova modalidade do Projeto Nova Onda, a yoga. A partir de hoje, os interessados poderão participar das aulas que serão oferecidas em horários variados, tanto no Centro Esportivo Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024