Pesquisar No Site

Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado

Publicado em: 17/11/2021
Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado
Caraguatatuba faz parte da Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado

Dois estabelecimentos ligados ao setor alimentício de Caraguatatuba agora fazem parte do Projeto Rotas Gastronômicas, elaborado pela Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo. Eles foram considerados destinos produtor e final na cadeia produtiva do setor.

#PraCegoVer: Dois maricultores estão em pé ao lado de uma mesa onde manuseiam com mariscos fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

De acordo com o Estado, o Litoral Norte integra o chamado Polo 3, em conjunto com a Costa da Mata Atlântica, totalizando 13 municípios. Foram mais de 60 projetos inscritos que passaram por um processo de avaliação pela equipe estadual, até chegar aos 15 selecionados.

As cidades que compõem o Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) se destacaram no processo, tendo, no total, 12 escolhidos para a próxima fase. A iniciativa, coordenada pelo Circuito na Região Turística, tem como objetivo reconhecer e promover os principais produtores e estabelecimentos de diversos destinos do Estado, a fim de organizá-los em rotas gastronômicas.

Além disso, o programa é uma ação efetiva que vai retratar o caminho percorrido pelos produtos da terra, ao longo dos municípios, até chegar à mesa dos moradores e visitantes.

Por Caraguatatuba estão na lista a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, a Amapec, e o restaurante Caiçara´s e Caiçaras´s II, localizado na Massaguaçu, ambos na região norte.

A Amapec trabalha com o turismo de Base Comunitária e é responsável pela Fazenda de Mexilhão, a maior produtora do Estado de São Paulo. São pelo menos 17 famílias que hoje vivem do cultivo e coleta do mexilhão, também conhecido por marisco, e que rendem média de quase uma tonelada por mês.

Na outra ponta está o comerciante João Carlos de Oliveira, o João Caiçara, dos Restaurantes Caiçara´s e Caiçaras´s II. Há 35 anos ele abriu o primeiro estabelecimento na praia da Massaguaçu e sempre procurou adquirir produtos no comércio local. Assim, são 20 anos de parceria com os produtores de mexilhão da Cocanha, sendo um de seus principais fregueses.

“Acho muito importante essa ligação com a comunidade, que nossos clientes possam conhecer a história do pescado”, diz ele que tem como ponto forte do seu restaurante o prato lambe-lambe, feita com arroz e marisco.

De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, essa sincronia entre a Amapec e o Restaurante Caiçara´s e Caiçaras´s II, que trabalha com o pescador artesanal, foi o que possibilitou que a cidade entrasse nessa rota gastronômica que vai divulgar ainda mais Caraguatatuba.

Agora, os produtos selecionados participarão de uma Ação da Ativação realizada pela Setur-SP, tendo um documentário gravado que contará a sua história com a gastronomia regional, além de serem cadastrados no guia de Rotas Gastronômicas da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado para que possam ser identificados como principais atores gastronômicos de sua região.

“O projeto Rotas Gastronômicas é importantíssimo na divulgação de produtos locais que são realizados aqui em excelência e engrandecem o Litoral Norte com novos produtos e atrativos para um incremento do turismo através de ações como essa do Circuito Litoral Norte junto ao estado. Caraguatatuba está muito orgulhosa de fazer parte com o nosso trade”, finaliza a secretária Maria Fernanda.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atletas de Caraguatatuba ganham várias medalhas em disputa no Mundial de Jiu Jitsu
Atletas de Caraguatatuba ganham várias medalhas em disputa no Mundial de Jiu Jitsu

Entre os dias 25 e 28 de novembro, 12 atletas das categorias Mirim até o Master, da Secretaria de Esporte e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba, participaram do Mundial de Jiu Jitsu 2021. O evento foi na cidade de São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. Os lutadores tiveram a supervisão

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/12/2021
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização para atividades náutica
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização para atividades náutica

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e apoio da Atividade Delegada da Polícia Ambiental, iniciou no domingo (5) um trabalho preventivo de fiscalização e orientação sobre as atividades náuticas no município. Com a chegada da alta temporada e a flexibilização dos protocolos sanitários pelo Estado, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 06/12/2021
PAT de Caraguatatuba tem 220 vagas de emprego nesta segunda-feira (06)
PAT de Caraguatatuba tem 326 vagas de emprego para esta quarta-feira (24)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego nesta quarta-feira (24) para 326 vagas. Entre elas, 135 vagas são destinadas às obras do contorno da Tamoios, disponíveis até sexta-feira (26). O PAT destaca que agora só aceita currículo presencialmente. É importante que

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 24/11/2021
Campeonato de bocha celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Campeonato de bocha celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação, realizou no final de semana, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), um Campeonato de Bocha para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/12/2021
Fundo Social de Caraguatatuba forma 131 alunos em cursos de Confeitaria e Excel
Fundo Social de Caraguatatuba forma 131 alunos em cursos de Confeitaria e Excel

O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na tarde desta quinta-feira (25) mais um encerramento de qualificação profissional para 131 alunos. Foram entregues no gabinete do prefeito, certificados dos cursos de bolos confeitados, produtos de confeitaria para cafeterias, doces finos para festas e casamentos e Excel completo. Os cursos foram realizados

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 26/11/2021