Pesquisar No Site

BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos

Publicado em: 29/11/2021
BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos
BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos

O Banco de Leite Humano (BLH) – Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba retomou, na última sexta-feira (26), o grupo educativo para pais. Os encontros foram suspensos no ano passado em função da pandemia da Covid-19.

#PraCegoVer: Mães colocam em prática técnicas da ‘shantala’ ensinadas durante o grupo educativo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante os encontros, que duram cerca de uma hora, os pais aprendem técnicas de ‘shantala’ para serem usadas em seus bebês. Os pequenos também têm a oportunidade de relaxar em uma banheira no estilo ‘ofurô’.

Para quem desconhece a ‘shantala’, trata-se de uma massagem indiana que possui diversos benefícios para o recém-nascido como, por exemplo, fortalecimento do sistema imunitário e ativação da circulação sanguínea.

A técnica também ajuda a acalmar as cólicas e prisão de ventre, auxilia na circulação sanguínea, tonifica os músculos e articulações, melhora o sistema digestivo do bebê e estimula os sistemas gastrointestinal e cardiovascular.

O ‘ofurô’, além de favorecer um momento de intimidade entre os pais e o bebê, contribui para uma adaptação mais rápida do bebê ao novo mundo; alivia cólicas; proporciona um sono mais tranquilo e transmite limites ao corpo, auxiliando em sua organização sensorial.

#PraCegoVer:Tainá segura o pequeno Derick durante o banho no ‘ofurô’ (Foto: Divulgação/PMC)

Existem, ainda, outros benefícios da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Segundo a enfermeira obstétrica e pediátrica Ana Cláudia Tripac, ambos têm a função de “aproximar a criança da unidade BLH/Ceami porque neste momento a equipe consegue fazer análises para saber qual é o estado de saúde da criança”.

Ana Cláudia explicou que a água aquecida do ‘ofurô’ imita o útero da mãe e faz com que o bebê se sinta confortável e relaxado. E foi isso houve com o pequeno Deryck Silva, de dois meses. A mãe Tainá Alessandra da Silva, de 26 anos, ficou surpresa com reação do filho. “Na hora do banho ele chora, não gosta de água”, contou.

Essa foi a primeira vez que mãe e filho participam do grupo educativo do BLH/Ceami. Tainá relatou que o filho adorou as técnicas de ‘shantala’ e que ele respondeu muito bem a tudo.

#PraCegoVer: Enfermeira Ana Cláudia explica técnicas da ‘shantaça’ (Foto: Divulgação/PMC)

Sobre o ‘ofurô’, Tainá acreditava que seu filho choraria bastante. “Na hora de sair banho ele fica muito agitado; ele não gosta de colocar roupa”, disse.

Para a mãe, a oportunidade “foi gratificante porque permitiu que seu olhar ficasse mais atento”. Um olhar que, segundo ela, às vezes se perde em meio à correria diária.

O olhar citado pela mãe está ligado ao vínculo afetivo. Ana Cláudia reforçou que as técnicas também auxiliam no desenvolvimento emocional, principalmente no reforço desse vínculo e também da segurança através do toque da pele.

O grupo educativo para pais é aberto e qualquer criança a partir do primeiro mês de vida pode participar dos momentos da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Ele é realizado toda sexta-feira, às 16h, na unidade.

Os interessados devem entrar em contato com o BLH/Ceami por telefone, ou presencialmente, para obter mais informações.

Serviço – O BLH/Ceami está localizado no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher) na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, no Sumaré. Telefone de contato: (12) 3897-3510.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Turismo de Caraguatatuba recebe nesta quarta workshop do Sebrae para capacitação e promoção regional do segmento
Sebrae e Circuito Litoral Norte promovem capacitação e promoção regional para o turismo

O Sebrae e o Consórcio Turístico do Litoral Norte de São Paulo promovem em novembro duas ações com o foco no desenvolvimento e capacitação do segmento. No dia 9 de novembro, Caraguatatuba recebe o workshop Programa de Incentivo ao Crédito Orientado e Acesso ao Mercado para o Turismo do Estado

Leia Mais Notícias SEBRAE Publicado em 04/11/2022
Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba participam de atividades práticas de fiscalização de trânsito
Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba participam de atividades práticas de fiscalização de trânsito

Os novos Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba participaram de uma atividade prática, na última sexta-feira (25), em conjunto com os agentes do Departamento de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. A atividade fez parte da integração dos 66 agentes com as secretarias municipais e teve a proposta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/11/2022
Inscrições de seleção online de estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba encerram no domingo
Inscrições de seleção online de estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba encerram no domingo

As inscrições do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba para 28 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com formação de Guarda Mirim) podem ser feitas até às 12h de domingo (20/11), no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No nível superior, as

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 18/11/2022
Complexo Turístico do Camaroeiro em Caraguatatuba recebe limpeza e lavagem
Complexo Turístico do Camaroeiro em Caraguatatuba recebe limpeza e lavagem

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), promoveu nesta sexta-feira (25), a lavagem do anfiteatro do Complexo Turístico do Camaroeiro. O serviço teve apoio de um caminhão pipa e o anfiteatro, além da água, recebeu varrição completa pelos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/11/2022
Banco de Alimentos de Caraguatatuba repassa mais de uma tonelada de alimentos em novembro
Banco de Alimentos de Caraguatatuba repassa mais de uma tonelada de alimentos em novembro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Banco de Alimentos, repassou no mês de novembro 1.083 kg de alimentos para 13 instituições beneficiadas e cadastradas. Dentre os principais alimentos repassados, estão a abobrinha, berinjela e outras verduras. Apenas no ano de 2022, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do equipamento, já

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 01/12/2022