Pesquisar No Site

BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos

Publicado em: 29/11/2021
BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos
BLH/Ceami de Caraguatatuba retoma grupo educativo com ‘ofurô’ e ‘shantala’ para recém-nascidos

O Banco de Leite Humano (BLH) – Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba retomou, na última sexta-feira (26), o grupo educativo para pais. Os encontros foram suspensos no ano passado em função da pandemia da Covid-19.

#PraCegoVer: Mães colocam em prática técnicas da ‘shantala’ ensinadas durante o grupo educativo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante os encontros, que duram cerca de uma hora, os pais aprendem técnicas de ‘shantala’ para serem usadas em seus bebês. Os pequenos também têm a oportunidade de relaxar em uma banheira no estilo ‘ofurô’.

Para quem desconhece a ‘shantala’, trata-se de uma massagem indiana que possui diversos benefícios para o recém-nascido como, por exemplo, fortalecimento do sistema imunitário e ativação da circulação sanguínea.

A técnica também ajuda a acalmar as cólicas e prisão de ventre, auxilia na circulação sanguínea, tonifica os músculos e articulações, melhora o sistema digestivo do bebê e estimula os sistemas gastrointestinal e cardiovascular.

O ‘ofurô’, além de favorecer um momento de intimidade entre os pais e o bebê, contribui para uma adaptação mais rápida do bebê ao novo mundo; alivia cólicas; proporciona um sono mais tranquilo e transmite limites ao corpo, auxiliando em sua organização sensorial.

#PraCegoVer:Tainá segura o pequeno Derick durante o banho no ‘ofurô’ (Foto: Divulgação/PMC)

Existem, ainda, outros benefícios da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Segundo a enfermeira obstétrica e pediátrica Ana Cláudia Tripac, ambos têm a função de “aproximar a criança da unidade BLH/Ceami porque neste momento a equipe consegue fazer análises para saber qual é o estado de saúde da criança”.

Ana Cláudia explicou que a água aquecida do ‘ofurô’ imita o útero da mãe e faz com que o bebê se sinta confortável e relaxado. E foi isso houve com o pequeno Deryck Silva, de dois meses. A mãe Tainá Alessandra da Silva, de 26 anos, ficou surpresa com reação do filho. “Na hora do banho ele chora, não gosta de água”, contou.

Essa foi a primeira vez que mãe e filho participam do grupo educativo do BLH/Ceami. Tainá relatou que o filho adorou as técnicas de ‘shantala’ e que ele respondeu muito bem a tudo.

#PraCegoVer: Enfermeira Ana Cláudia explica técnicas da ‘shantaça’ (Foto: Divulgação/PMC)

Sobre o ‘ofurô’, Tainá acreditava que seu filho choraria bastante. “Na hora de sair banho ele fica muito agitado; ele não gosta de colocar roupa”, disse.

Para a mãe, a oportunidade “foi gratificante porque permitiu que seu olhar ficasse mais atento”. Um olhar que, segundo ela, às vezes se perde em meio à correria diária.

O olhar citado pela mãe está ligado ao vínculo afetivo. Ana Cláudia reforçou que as técnicas também auxiliam no desenvolvimento emocional, principalmente no reforço desse vínculo e também da segurança através do toque da pele.

O grupo educativo para pais é aberto e qualquer criança a partir do primeiro mês de vida pode participar dos momentos da ‘shantala’ e do ‘ofurô’. Ele é realizado toda sexta-feira, às 16h, na unidade.

Os interessados devem entrar em contato com o BLH/Ceami por telefone, ou presencialmente, para obter mais informações.

Serviço – O BLH/Ceami está localizado no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher) na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135, no Sumaré. Telefone de contato: (12) 3897-3510.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024