Pesquisar No Site
Alunos do curso de Serralheria em Aço e Alumínio iniciam aulas práticas
Alunos do curso de Serralheria em Aço e Alumínio iniciam aulas práticas

#PraCegoVer: Professor usa jaleco azul e mostra equipamentos para aluno na mesa do curso (Foto: Cláudio Gomes /PMC)
O curso de Serralheria em Aço e Alumínio promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Senai segue a todo vapor. Na terça-feira (16) os 32 alunos iniciaram as aulas práticas na regional sul, no bairro Porto Novo.
Nas práticas eles aprenderão a traçar os materiais conforme desenhos, puncionar, furar, alargar furo, escariar e rosquear; cortar perfil Metalon aço, 90° e 45°; pontear pelo processo Eletrodo Revestido; soldar cordões paralelos; montar quadro Metalon; cortar perfil de alumínio na serra meia esquadrilha; montar quadro com conexão macho cunha e quadro portão.

#PraCegoVer: Aluno durante aula prática manuseia equipamento em material de aço e solta faíscas; professor está do lado auxiliando e outro aluno observa (Foto: Cláudio Gomes /PMC)
Nas aulas teóricas foram abordados temas como matemática básica, metrologia, leitura e interpretação de desenho, projeção ortográfica, cotagem, escala e supressão de vistas, simbologia, planejamento, orçamento, segurança no trabalho, meio ambiente e qualidade.
A qualificação segue até o dia 24 de novembro e formará profissionais para atuarem em serralheria, desenvolvendo cortes, furações e soldas em metais, como ferro e alumínio, com produção de peças como portas, janelas, grades e esquadrias.
Ao final das aulas, o Fundo Social oferecerá palestras com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo e Sebrae, para que os alunos possam estar preparados para o retorno ao mercado de trabalho e familiarizados com o empreendedorismo.
Veja Também Recentes
30 servidores disputam eleição da CIPA em Caraguatatuba e Prefeitura divulga relação de candidatos
Trinta servidores públicos municipais disputam a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba para a gestão 2026/2027. A relação dos candidatos foi divulgada na segunda-feira (27), no Diário Oficial do Município. Ao todo, são 12 candidatos representantes da Secretaria de Saúde, quatro
Prefeitura encerra curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas em Caraguatatuba
Peças produzidas com casca de ovo, bucha vegetal, folhas, fibras e sementes da região marcaram o curso de Artefatos Artesanais para Datas Comemorativas, realizado com artesãos de Caraguatatuba. Entre os produtos confeccionados estão quadros de mosaico, cavalinhos de pau, coelhos, presépios e guirlandas elaborados com matérias-primas naturais e recicláveis. A
Agentes Comunitários de Saúde de Caraguatatuba passam a ter adicional de insalubridade em cima salário-base
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura de Caraguatatuba passam a ter o adicional de insalubridade calculado sobre o salário-base. A mudança está prevista na Lei nº 2.821/2026, de autoria do Poder Executivo, que atualiza dispositivos da Lei Municipal nº 1.990, de 28 de novembro de 2011. Com a
Reclamações financeiras e internet fixa marcam 2,9 mil atendimentos formalizados do 1º semestre no Procon de Caraguatatuba
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba formalizou 2.937 dos 5.858 atendimentos realizados entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho. Outros 2.921 atendimentos do 1º semestre de 2026 estavam ligados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 1.015 queixas de envio de produtos
Teatro Mario Covas recebe espetáculo de humor com Dihh Lopes e Márcio Donato; no dia 7 de agosto
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 7 de agosto (sexta-feira), às 20h, o espetáculo “A Série B dos Quatro Amigos”, estrelado pelos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://tinyurl.com/dvbsyhhb. Integrantes do grupo “4 Amigos”, Dihh Lopes e Márcio Donato sobem ao