Pesquisar No Site

Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Publicado em: 30/11/2021
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Corrêa da Costa Junior realizaram uma visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Na ocasião, os jovens visitaram as exposições alusivas ao mês da Consciência Negra: ‘Profusão Visceral’, ‘Pretas Palavras’ e a exposição fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, elaborada pelos estudantes e emprestada à Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Na imagem, estudantes assistem poetisa declamar cordel durante intervenção artística ao longo da visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt (Foto: JC Curtis/Fundacc)

‘Mostra Sua Cara’ foi criada pelos alunos, com orientação dos professores Liliani Costa, de Língua Portuguesa; Daniel Silva, de Educação Artística; e Elaine Martins, de Educação Física. Liliani, Daniel e Elaine também monitoram o ‘Projeto de Vida’, matéria que integra a grade curricular da escola.

Segundo a professora Liliani, desde 2013 a escola promove a batalha poética ‘Slam’ em alusão ao mês da Consciência Negra, porém, por conta da pandemia de Covid-19, foi preciso buscar uma nova alternativa simbólica para a data, daí surgiu a ideia da exposição fotográfica.

A professora conta que os alunos gostaram da ideia e, no fim das contas, todos quiseram participar e compartilhar um clique em apoio, com frases inspiradoras. “Essa é uma manifestação social e cultural contra o movimento racista, porém, com uma visão alegre e mais leve”, disse ela.

Também faz parte da exposição um mural com a imagem de uma mulher negra com flores brancas em seus cabelos, onde cada pétala de flor possui uma palavra inspiradora de apoio ao movimento.

Ao todo, são 46 fotos, e aproximadamente 100 alunos que participaram da ação, seja fotografando ou ajudando na construção do painel com as flores.

Durante a visita, os estudantes também participaram de uma intervenção artística com a poetisa Keiliane Dias, que recitou um cordel inspirado na migração de sua família da Bahia para a Grande São Paulo.

Keiliane é a autora da exposição poética ‘Profusão Visceral’, composta por um varal de poesias com obras escritas por ela aos 12 anos, quando sofria bullying e racismo na escola. “Aprendi a transformar a dor em poesia”, disse.

Também compartilhou um pouco sobre sua história o advogado Edivan Santos, em uma conversa motivacional sobre ‘Desenvolvimento Pessoal’ e superação, de forma reflexiva e descontraída.

Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, a Fundacc preparou uma mobilização educacional, literária, poética e fotográfica, com um encontro especial no Bate-papo Cultural com o tema ‘Protagonismo Negro’, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal. O episódio pode ser acessado pelo Facebook da Fundação (/Fundacc).

Compõe a programação as exposições de poesia ‘Profusão Visceral’, fotográfica ‘Mostra sua Cara’ e literária ‘Pretas Palavras’, com livros de autores negros e literatura sobre a negritude, em parceria com o grupo de literatura negra Camugerê Literário (@camugere.literario).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Espaço Cultural Circo Navegador exibe sessão do drama brasileiro ‘Deserto Particular’ neste sábado
Espaço Cultural Circo Navegador exibe sessão do drama brasileiro ‘Deserto Particular’ neste sábado

O Espaço Cultural Circo Navegador, em parceria com a distribuidora Pandora Filmes, exibe sessão do drama brasileiro ‘Deserto Particular’ neste sábado (8), às 20h, à Rua Prefeito Mansueto Pierotti, n º 826, Vila Amélia, em São Sebastião. Os ingressos para a sessão podem ser reservados pelo WhatsApp (12) 2101-8249 pelo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 04/01/2022
Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta
Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta

Técnicos da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado estiveram neste sábado (1º/1) em Caraguatatuba para vistoriar áreas de risco. Diante do quadro, eles decidiram colocar o município em estado de alerta, o segundo mais restritivo dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC). As avaliações

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/01/2022
Programação musical do 'Vem Pro Som' movimenta segundo final de semana de 2022
‘Vem Pro Som’ tem programação completa no primeiro fim de semana de 2022 em Caraguatatuba

O ano de 2022 começa com muito boa música em Caraguatatuba com a apresentação em todos os ‘points’, com músicos locais que participam do programa ‘ Vem Pro Som’. As atrações serão realizadas no sábado (1º/1) e domingo (2) no Deck na Orla do Massaguaçu, píer do Entreposto de Pesca

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 29/12/2021
Prefeitura recolhe 1.350 toneladas de resíduos no final do ano e serviços continuam
Prefeitura recolhe 1.350 toneladas de resíduos no final do ano e serviços continuam

As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) trabalharam intensamente nos últimos dias com as festividades da virada de ano. Todos os dias, desde as 5h da manhã, já estavam nas ruas recolhendo todo o material. Do dia 30 de dezembro até o dia 2 janeiro, mais de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 03/01/2022
Após denúncia, Prefeitura de Caraguatatuba faz limpeza na Praia do Capricórnio/Lagoa Azul
Após denúncia, Prefeitura de Caraguatatuba faz limpeza na Praia do Capricórnio/Lagoa Azul

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos, acompanhada da Atividade Delegada da Polícia Militar, fez uma limpeza, na manhã desta segunda-feira (24), na Praia do Capricórnio/Lagoa Azul, na qual recolheu materiais deixados por ambulantes irregulares e acampamento, o que é proibido. A equipe de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 24/01/2022