Pesquisar No Site

Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Publicado em: 30/11/2021
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Corrêa da Costa Junior realizaram uma visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Na ocasião, os jovens visitaram as exposições alusivas ao mês da Consciência Negra: ‘Profusão Visceral’, ‘Pretas Palavras’ e a exposição fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, elaborada pelos estudantes e emprestada à Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Na imagem, estudantes assistem poetisa declamar cordel durante intervenção artística ao longo da visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt (Foto: JC Curtis/Fundacc)

‘Mostra Sua Cara’ foi criada pelos alunos, com orientação dos professores Liliani Costa, de Língua Portuguesa; Daniel Silva, de Educação Artística; e Elaine Martins, de Educação Física. Liliani, Daniel e Elaine também monitoram o ‘Projeto de Vida’, matéria que integra a grade curricular da escola.

Segundo a professora Liliani, desde 2013 a escola promove a batalha poética ‘Slam’ em alusão ao mês da Consciência Negra, porém, por conta da pandemia de Covid-19, foi preciso buscar uma nova alternativa simbólica para a data, daí surgiu a ideia da exposição fotográfica.

A professora conta que os alunos gostaram da ideia e, no fim das contas, todos quiseram participar e compartilhar um clique em apoio, com frases inspiradoras. “Essa é uma manifestação social e cultural contra o movimento racista, porém, com uma visão alegre e mais leve”, disse ela.

Também faz parte da exposição um mural com a imagem de uma mulher negra com flores brancas em seus cabelos, onde cada pétala de flor possui uma palavra inspiradora de apoio ao movimento.

Ao todo, são 46 fotos, e aproximadamente 100 alunos que participaram da ação, seja fotografando ou ajudando na construção do painel com as flores.

Durante a visita, os estudantes também participaram de uma intervenção artística com a poetisa Keiliane Dias, que recitou um cordel inspirado na migração de sua família da Bahia para a Grande São Paulo.

Keiliane é a autora da exposição poética ‘Profusão Visceral’, composta por um varal de poesias com obras escritas por ela aos 12 anos, quando sofria bullying e racismo na escola. “Aprendi a transformar a dor em poesia”, disse.

Também compartilhou um pouco sobre sua história o advogado Edivan Santos, em uma conversa motivacional sobre ‘Desenvolvimento Pessoal’ e superação, de forma reflexiva e descontraída.

Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, a Fundacc preparou uma mobilização educacional, literária, poética e fotográfica, com um encontro especial no Bate-papo Cultural com o tema ‘Protagonismo Negro’, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal. O episódio pode ser acessado pelo Facebook da Fundação (/Fundacc).

Compõe a programação as exposições de poesia ‘Profusão Visceral’, fotográfica ‘Mostra sua Cara’ e literária ‘Pretas Palavras’, com livros de autores negros e literatura sobre a negritude, em parceria com o grupo de literatura negra Camugerê Literário (@camugere.literario).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá apoiar o evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa, voltada

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024