Pesquisar No Site

Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Publicado em: 30/11/2021
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Corrêa da Costa Junior realizaram uma visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Na ocasião, os jovens visitaram as exposições alusivas ao mês da Consciência Negra: ‘Profusão Visceral’, ‘Pretas Palavras’ e a exposição fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, elaborada pelos estudantes e emprestada à Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Na imagem, estudantes assistem poetisa declamar cordel durante intervenção artística ao longo da visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt (Foto: JC Curtis/Fundacc)

‘Mostra Sua Cara’ foi criada pelos alunos, com orientação dos professores Liliani Costa, de Língua Portuguesa; Daniel Silva, de Educação Artística; e Elaine Martins, de Educação Física. Liliani, Daniel e Elaine também monitoram o ‘Projeto de Vida’, matéria que integra a grade curricular da escola.

Segundo a professora Liliani, desde 2013 a escola promove a batalha poética ‘Slam’ em alusão ao mês da Consciência Negra, porém, por conta da pandemia de Covid-19, foi preciso buscar uma nova alternativa simbólica para a data, daí surgiu a ideia da exposição fotográfica.

A professora conta que os alunos gostaram da ideia e, no fim das contas, todos quiseram participar e compartilhar um clique em apoio, com frases inspiradoras. “Essa é uma manifestação social e cultural contra o movimento racista, porém, com uma visão alegre e mais leve”, disse ela.

Também faz parte da exposição um mural com a imagem de uma mulher negra com flores brancas em seus cabelos, onde cada pétala de flor possui uma palavra inspiradora de apoio ao movimento.

Ao todo, são 46 fotos, e aproximadamente 100 alunos que participaram da ação, seja fotografando ou ajudando na construção do painel com as flores.

Durante a visita, os estudantes também participaram de uma intervenção artística com a poetisa Keiliane Dias, que recitou um cordel inspirado na migração de sua família da Bahia para a Grande São Paulo.

Keiliane é a autora da exposição poética ‘Profusão Visceral’, composta por um varal de poesias com obras escritas por ela aos 12 anos, quando sofria bullying e racismo na escola. “Aprendi a transformar a dor em poesia”, disse.

Também compartilhou um pouco sobre sua história o advogado Edivan Santos, em uma conversa motivacional sobre ‘Desenvolvimento Pessoal’ e superação, de forma reflexiva e descontraída.

Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, a Fundacc preparou uma mobilização educacional, literária, poética e fotográfica, com um encontro especial no Bate-papo Cultural com o tema ‘Protagonismo Negro’, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal. O episódio pode ser acessado pelo Facebook da Fundação (/Fundacc).

Compõe a programação as exposições de poesia ‘Profusão Visceral’, fotográfica ‘Mostra sua Cara’ e literária ‘Pretas Palavras’, com livros de autores negros e literatura sobre a negritude, em parceria com o grupo de literatura negra Camugerê Literário (@camugere.literario).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba instala novos abrigos de ônibus na cidade
Prefeitura de Caraguatatuba instala novos abrigos de ônibus na cidade

Desde a última semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, dá continuidade aos trabalhos de instalação dos abrigos de ônibus na cidade. Ao todo, são 10 pontos cobertos que atenderão aos passageiros do transporte público coletivo. Todos já receberam a base,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/08/2022
Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses
Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), arrecadou 10,061 toneladas de materiais recicláveis nos Ecopontos, no período de março a junho. Nestes quatro meses também foram contabilizados 780 m³ de madeira, 762 m³ de resíduos da construção civil, 827 m³ de poda,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 22/07/2022
Festival de Artes Marciais reúne dois mil atletas neste sábado em Caraguatatuba
Festival de Artes Marciais reúne 2 mil atletas neste sábado em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, promove neste sábado (13) o Festival de Artes Marciais 2022. O evento tem a expectativa de receber cerca de dois mil atletas entre crianças e adolescentes. O festival será realizado na quadra do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/08/2022
Fundo Social de Caraguatatuba recebe doação de 107 kg de alimentos e de cobertores
Fundo Social de Caraguatatuba recebe doação de 107 kg de alimentos e de cobertores

O Fundo Social de Caraguatatuba recebeu nesta sexta-feira (5), a doação de 107 kg de alimentos arrecadados durante o torneio de Beach Tennis da equipe AceleraBT realizado no último final de semana. Os alimentos serão destinados às entidades que realizam acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social ou para famílias encaminhadas

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/08/2022
RFC conquista título do Campeonato de Futebol Master 50 anos de Caraguatatuba
RFC conquista título do Campeonato de Futebol Master 50 anos de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realizou no domingo (31), a final do Campeonato de Futebol Master 50 anos de Caraguatatuba, no campo de futebol do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A equipe do RFC dominou a decisão, vencendo o Unidos Caraguá por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/08/2022