Pesquisar No Site

Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Publicado em: 30/11/2021
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt
Alunos da E. E. Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. realizam visita técnica à Biblioteca Afonso Schmidt

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Eduardo Corrêa da Costa Junior realizaram uma visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Na ocasião, os jovens visitaram as exposições alusivas ao mês da Consciência Negra: ‘Profusão Visceral’, ‘Pretas Palavras’ e a exposição fotográfica ‘Mostra Sua Cara’, elaborada pelos estudantes e emprestada à Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Na imagem, estudantes assistem poetisa declamar cordel durante intervenção artística ao longo da visita técnica à Biblioteca Municipal Afonso Schmidt (Foto: JC Curtis/Fundacc)

‘Mostra Sua Cara’ foi criada pelos alunos, com orientação dos professores Liliani Costa, de Língua Portuguesa; Daniel Silva, de Educação Artística; e Elaine Martins, de Educação Física. Liliani, Daniel e Elaine também monitoram o ‘Projeto de Vida’, matéria que integra a grade curricular da escola.

Segundo a professora Liliani, desde 2013 a escola promove a batalha poética ‘Slam’ em alusão ao mês da Consciência Negra, porém, por conta da pandemia de Covid-19, foi preciso buscar uma nova alternativa simbólica para a data, daí surgiu a ideia da exposição fotográfica.

A professora conta que os alunos gostaram da ideia e, no fim das contas, todos quiseram participar e compartilhar um clique em apoio, com frases inspiradoras. “Essa é uma manifestação social e cultural contra o movimento racista, porém, com uma visão alegre e mais leve”, disse ela.

Também faz parte da exposição um mural com a imagem de uma mulher negra com flores brancas em seus cabelos, onde cada pétala de flor possui uma palavra inspiradora de apoio ao movimento.

Ao todo, são 46 fotos, e aproximadamente 100 alunos que participaram da ação, seja fotografando ou ajudando na construção do painel com as flores.

Durante a visita, os estudantes também participaram de uma intervenção artística com a poetisa Keiliane Dias, que recitou um cordel inspirado na migração de sua família da Bahia para a Grande São Paulo.

Keiliane é a autora da exposição poética ‘Profusão Visceral’, composta por um varal de poesias com obras escritas por ela aos 12 anos, quando sofria bullying e racismo na escola. “Aprendi a transformar a dor em poesia”, disse.

Também compartilhou um pouco sobre sua história o advogado Edivan Santos, em uma conversa motivacional sobre ‘Desenvolvimento Pessoal’ e superação, de forma reflexiva e descontraída.

Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, a Fundacc preparou uma mobilização educacional, literária, poética e fotográfica, com um encontro especial no Bate-papo Cultural com o tema ‘Protagonismo Negro’, com a participação de diferentes personalidades ligadas à arte e à cultura municipal. O episódio pode ser acessado pelo Facebook da Fundação (/Fundacc).

Compõe a programação as exposições de poesia ‘Profusão Visceral’, fotográfica ‘Mostra sua Cara’ e literária ‘Pretas Palavras’, com livros de autores negros e literatura sobre a negritude, em parceria com o grupo de literatura negra Camugerê Literário (@camugere.literario).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Lei dos cemitérios verticais e crematórios em Caraguatatuba tem nova audiência no Legislativo na segunda-feira
Lei dos cemitérios verticais e crematórios em Caraguatatuba tem nova audiência no Legislativo na segunda-feira

A segunda audiência pública do projeto de lei complementar que altera parcialmente a LC nº 93/2022 (que dispõe sobre a concessão e normatização dos serviços funerários no âmbito do Município de Caraguatatuba e dá outras providências) será na próxima segunda-feira (13/4), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 09/04/2026
Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em ação rápida em Caraguatatuba
Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em ação rápida em Caraguatatuba

A Polícia Civil do Estado de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (14), um homem suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio registrada em Caraguatatuba. A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia do município durante diligências investigativas no bairro Tinga, com cumprimento de mandado judicial. O suspeito, um homem

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/04/2026
CAPA
Caraguatatuba intensifica ações do programa “Pontes para o Futuro” com organização dos espaços públicos

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta quinta-feira (16), mais uma ação conjunta do programa “Pontes para o Futuro”, com atuação em pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como foco o ordenamento urbano, a limpeza dos espaços públicos e o atendimento e encaminhamento às pessoas em situação de

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/04/2026
Viagem musical com Beatles 4Ever é neste sábado no Teatro Mario Covas
Viagem musical com Beatles 4Ever é neste sábado no Teatro Mario Covas

O espetáculo “Beatles 4Ever” retorna a Caraguatatuba nesta semana para mais uma apresentação imperdível. A banda sobe ao palco do Teatro Mario Covas neste sábado (4), às 20h. Os ingressos custam entre R$ 55 e R$ 110 e podem ser adquiridos pelo site da Bilheteria Express, através do link https://tinyurl.com/yher9d6f ou na

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/03/2026
Inscrições abertas para eleição dos Conselhos Gestores da Saúde em Caraguatatuba
Inscrições abertas para eleição dos Conselhos Gestores da Saúde em Caraguatatuba

Moradores interessados em participar da gestão das unidades de saúde de Caraguatatuba podem se inscrever para as eleições dos Conselhos Gestores (CGUs) do biênio 2026–2028. O prazo para candidatura segue até 11 de maio, e a votação será realizada presencialmente nas unidades entre os dias 20 de maio e 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/04/2026