Pesquisar No Site
1ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem reúne 400 pessoas em Caraguatatuba
1ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem reúne 400 pessoas em Caraguatatuba
A 1ª Caminhada Beneficente pela Saúde do Homem contou com a participação de cerca de 400 pessoas no último sábado (6), que se reuniram em prol da causa de alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

#PraCegoVer: Participantes durante a caminhada (Foto: Luis Gava/PMC)
Os participantes percorreram o trajeto do bairro Indaiá até o Mirante do Camaroeiro. A Caminhada foi organizada pela Clínica Uroproct e pelo Studio Personal Movimax, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Serviços Públicos, Comunicação e Administração.
A caminhada também contou com a participação do prefeito Aguilar Junior e da presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.
O proprietário do Studio Movimax, Weliton Martins de Camargo destacou a importância da participação e de se movimentar. “Atividades físicas reduzem o risco de câncer de próstata, por influenciarem no sobrepeso ou em qualquer grau de obesidade, que é uma das principais causas da doença. Façam exercícios e tenham uma dieta regulada, que a prevenção será ainda mais eficaz”, disse.

#PraCegoVer: Participantes da caminhada reunidos para tirar foto (Foto: Luis Gava/PMC)
Segundo o médico urologista João Ricardo Rossi, a caminhada teve como objetivo chamar atenção na saúde do homem, reforçando a importância de ter a disciplina de procurar fazer os exames anualmente. “Se o câncer de próstata for detectado precocemente, há mais chances do tratamento curativo”, destacou.
A detecção precoce pode ser feita por meio de investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
Os exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) e deve ser buscado principalmente, com a investigação de sinais e sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.
Veja Também Recentes
VIII Fórum do Agosto Dourado reforça apoio às mães e incentivo à amamentação em Caraguatatuba
Informação, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio às mães marcaram o VIII Fórum de Apoio à Amamentação, realizado na quarta-feira (19), no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguatatuba. O encontro integrou as ações do Agosto Dourado e reuniu profissionais da saúde, estudantes, autoridades e instituições parceiras
Caraguatatuba ganha projeção internacional com Mundial de Sambo de Praia e Brasil conquista quatro medalhas
Caraguatatuba recebeu o Campeonato Mundial de Sambo de Praia no último fim de semana, dias 12 e 13 de setembro. A competição ocorreu na Arena Nacional Serramar Parque Shopping e reuniu mais de 250 atletas, integrantes de delegações e comissões de 19 países. A competição marcou a realização, pela primeira
Prefeitura de Caraguatatuba emite convocação do Concurso de 2023 para área da Saúde
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais um aprovado do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (4/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A 62ª convocação do Edital 003
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último fim de semana (22 e 23) a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, na Praia da Cocanha. A competição reuniu 344 atletas de diferentes cidades, que disputaram partidas em duplas ao longo de dois dias de confrontos. O torneio contou com 16 categorias, das
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, a 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, na Pista de Bicicross Ton Ferreira, no bairro Indaiá. A competição deve reunir cerca de 400 pilotos de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Para receber a etapa estadual, a pista passou