Pesquisar No Site

Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso

Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso
Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso

Nesta sexta-feira (1º), no Dia Internacional do Idoso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realizou dois encontros virtuais.

O primeiro entre o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Adriana Santos.

No bate-papo, a presidente do CMDI disse que as pessoas idosas foram as que mais sofreram durante a pandemia do novo coronavírus. Seja por serem mais frágeis no que diz respeito ao sistema imunológico e, principalmente, com o afastamento familiar, privação do convívio com os amigos e muitos como vítimas de violência.

“Infelizmente, ficamos restritos aos encontros virtuais. Mesmo assim nos deparamos com a dificuldade dos idosos em lidar com a tecnologia. Mas o Conselho ficou atento aos casos de violência e todos foram direcionados à equipe técnica da Sepedi que, prontamente, tomou as devidas providências, inclusive, acionando outras secretarias de apoio”, afirmou.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso ressaltou que o corpo técnico da Sepedi tem realizado mensalmente, em média, 1.100 atendimentos, seja para acolhimento, realização de cadastro, solicitação de orientações.

“Neste ano, 35 pessoas idosas, após avaliação da situação familiar, foram encaminhadas às instituições de longa permanência (CLAM, Vila Vicentina e Pró+Vida). Outros 76 casos foram enviados ao Ministério Público. Também a organização social que cuida do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), o IDGT, tem prestado atendimento domiciliar a todos os idosos do Centro Dia, com banho, orientações e fornecimento de alimentação, além de promover várias atividades virtuais nesse período”, contou.

Toledo, no entanto, destacou que esse momento pelo qual passa a humanidade também foi de aproximação familiar. “Um novo olhar foi direcionado aos idosos, à sua saúde e bem estar”, avaliou.

O segundo encontro virtual foi entre os amigos Maria Aparecida Waack, 95 anos, e Marcial Ribeiro dos Santos Filho, 97 anos, dois idosos ativos e figuras reconhecidas no município.

Além de recordarem fatos da história da cidade e do mundo também deixaram dicas para ter uma longevidade saudável.

“Mexam com plantas e escutem música. Essas duas tarefas nos ocupam e fazem a mente trabalhar. Também mantenham contato com os familiares e amigos”, observou Cida Waack.

O autor de livros, Marcial Ribeiro, concorda com o conselho da amiga. “Aqui, em casa, tenho uma jabuticabeira que gosto de conversar com ela e fazer minhas orações. Também devemos cuidar bem da saúde e estarmos sempre com pessoas jovens, ler jornais, ver noticiários para nos mantermos atualizados e sermos exemplos”, concluiu.

Programação da Semana de Valorização do Idoso

Link de acesso https://www.youtube.com/channel/UC6hSH36ucrwm-Slvc7wb5LQ/videos

Dia 4/10 – 14h – Live: “Pessoa idosa: direito à voz e à escolha”: Yedda Aparecida de Oliveira Duarte (Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – área:Gerontologia.)

Dia 5/10 – 9h – Live: Pessoa idosa nos tempos atuais: Gerontóloga Luiza Soeiro; Mestre em ciências e Especialista em Políticas e Terceiro Setor) e a médica Geriatra, Regina Clara Gambaro de Abreu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para turmas de futevôlei no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para turmas de futevôlei no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novas turmas de futevôlei no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG). As inscrições já estão abertas. O professor Fabio Lunardi será o responsável por ministrar as aulas, realizadas todas as sextas-feiras, das 13h30 às 14h30, das 14h30

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço esta semana é a rua Dom Antonio Barreito, na Martim de Sá. O trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024