Pesquisar No Site

Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso

Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso
Sepedi promove bate-papos virtuais para marcar Dia Internacional do Idoso

Nesta sexta-feira (1º), no Dia Internacional do Idoso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realizou dois encontros virtuais.

O primeiro entre o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Adriana Santos.

No bate-papo, a presidente do CMDI disse que as pessoas idosas foram as que mais sofreram durante a pandemia do novo coronavírus. Seja por serem mais frágeis no que diz respeito ao sistema imunológico e, principalmente, com o afastamento familiar, privação do convívio com os amigos e muitos como vítimas de violência.

“Infelizmente, ficamos restritos aos encontros virtuais. Mesmo assim nos deparamos com a dificuldade dos idosos em lidar com a tecnologia. Mas o Conselho ficou atento aos casos de violência e todos foram direcionados à equipe técnica da Sepedi que, prontamente, tomou as devidas providências, inclusive, acionando outras secretarias de apoio”, afirmou.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso ressaltou que o corpo técnico da Sepedi tem realizado mensalmente, em média, 1.100 atendimentos, seja para acolhimento, realização de cadastro, solicitação de orientações.

“Neste ano, 35 pessoas idosas, após avaliação da situação familiar, foram encaminhadas às instituições de longa permanência (CLAM, Vila Vicentina e Pró+Vida). Outros 76 casos foram enviados ao Ministério Público. Também a organização social que cuida do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), o IDGT, tem prestado atendimento domiciliar a todos os idosos do Centro Dia, com banho, orientações e fornecimento de alimentação, além de promover várias atividades virtuais nesse período”, contou.

Toledo, no entanto, destacou que esse momento pelo qual passa a humanidade também foi de aproximação familiar. “Um novo olhar foi direcionado aos idosos, à sua saúde e bem estar”, avaliou.

O segundo encontro virtual foi entre os amigos Maria Aparecida Waack, 95 anos, e Marcial Ribeiro dos Santos Filho, 97 anos, dois idosos ativos e figuras reconhecidas no município.

Além de recordarem fatos da história da cidade e do mundo também deixaram dicas para ter uma longevidade saudável.

“Mexam com plantas e escutem música. Essas duas tarefas nos ocupam e fazem a mente trabalhar. Também mantenham contato com os familiares e amigos”, observou Cida Waack.

O autor de livros, Marcial Ribeiro, concorda com o conselho da amiga. “Aqui, em casa, tenho uma jabuticabeira que gosto de conversar com ela e fazer minhas orações. Também devemos cuidar bem da saúde e estarmos sempre com pessoas jovens, ler jornais, ver noticiários para nos mantermos atualizados e sermos exemplos”, concluiu.

Programação da Semana de Valorização do Idoso

Link de acesso https://www.youtube.com/channel/UC6hSH36ucrwm-Slvc7wb5LQ/videos

Dia 4/10 – 14h – Live: “Pessoa idosa: direito à voz e à escolha”: Yedda Aparecida de Oliveira Duarte (Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – área:Gerontologia.)

Dia 5/10 – 9h – Live: Pessoa idosa nos tempos atuais: Gerontóloga Luiza Soeiro; Mestre em ciências e Especialista em Políticas e Terceiro Setor) e a médica Geriatra, Regina Clara Gambaro de Abreu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Urbanismo Itinerante chega ao bairro Rio do Ouro com ações de saúde e da Sabesp
Urbanismo Itinerante chega ao bairro Rio do Ouro com ações de saúde e da Sabesp

O bairro do Rio do Ouro recebe o projeto Urbanismo Itinerante nesta quarta-feira (17), na Rua Barão de Jacareí, 122, no campinho do Rio do Ouro, das 9h às 14h. Além de dar orientações em relação à planta popular, aprovação de plantas em geral, regularização fundiária, de construção e de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 16/11/2021
Nadadora de Caraguatatuba é convocada para seleção Brasileira e viaja ao Peru para competição
Nadadora de Caraguatatuba é convocada para seleção Brasileira e viaja ao Peru para competição

A nadadora da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba, Isabela Perroni, viajou nesta semana para a cidade de Lima, no Peru, para representar a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos 2021. A atleta de Caraguatatuba foi convocada após se classificar em primeiro lugar em

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 03/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta nova ferramenta de Nota Fiscal Eletrônica em workshop
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta nova ferramenta de Nota Fiscal Eletrônica em workshop

A Prefeitura de Caraguatatuba promove um workshop gratuito sobre o novo sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFE) e do Valor Adicionado Fiscal (VAF) para cálculo do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para definição do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O treinamento presencial

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 25/11/2021
Confira os serviços da Prefeitura de Caraguá de plantão no Dia do Servidor e feriado de Finados
Confira os serviços da Prefeitura de Caraguá de plantão no Dia do Servidor e feriado de Finados

A Prefeitura de Caraguatatuba não terá expediente entre esta sexta-feira e a próxima terça-feira (29/10 e 2/11), em razão da transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor (28 de outubro), compensações de jornadas previstas no Calendário Municipal de 2021 e do Dia de Finados. O atendimento nas repartições públicas

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/10/2021
Vestibulinho Etec Caraguatatuba segue com inscrições até dia 30 de novembro
Vestibulinho Etec Caraguatatuba segue com inscrições até dia 30 de novembro

A Etec Caraguatatuba segue com inscrições abertas para o Vestibulinho 2022. A unidade Caraguatatuba oferece oportunidade de ingresso em 11 cursos técnicos, sendo dois integrados ao Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até as 15h do dia 30 de novembro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br . A taxa de inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/11/2021