Pesquisar No Site

Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

Publicado em: 07/10/2021
Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba
Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

A prática de Educação Ambiental é desenvolvida em todas as etapas de ensino da rede municipal de ensino de Caraguatatuba. Através do Setor de Projetos, é promovido o Projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares.

Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Aluna do CEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, segurando temperos orgânicos colhidos na horta da unidade (Foto: Reprodução/PMC)

A interação e a criação de vínculos com a natureza possibilitam o desenvolvimento das crianças em termos sociais, afetivos, cognitivos e motores. Além disso, diante da realidade de restrições que ainda vivemos, a prática das atividades em espaços abertos tem sido uma prioridade.

As hortas misturam pedagogia e consciência ambiental, cultivo, inclusão e consumo de alimentação saudável, tudo isso em um só espaço, incentivando as boas práticas na continuidade de seus cuidados.

Retomado em maio deste ano, com a volta das atividades presenciais nas unidades escolares, as hortas foram desenvolvidas, preparadas, semeadas e agora realizam suas primeiras colheitas de verduras, legumes e temperos. Itens como tomate, alface, rabanete, salsa, cebolinha, coentro, entre outros, foram colhidos pelos alunos durante práticas pedagógicas e utilizados no preparo de refeições nas unidades.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, que recebeu de presente hortaliças colhidas pelos alunos, comentou sobre a importância do projeto e os diversos aspectos pedagógicos que podem ser desenvolvidos através das hortas. “O cultivo das hortas no ambiente escolar ajuda a transformar o pensamento e atitude das crianças sobre os hábitos alimentares. Além de estimular a produção e consumo de alimentos naturais, traz aos alunos atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos e inserção de assuntos como a economia doméstica, além outras atividades ligadas às aulas de empreendedorismo”, explicou.

Ao todo, mais de 30 unidades escolares do município já receberam a visita da equipe do projeto nos últimos meses.

Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

3 #PraCegoVer: Aluna do Cei/Emei ADI Adriana Cassiano,no bairro Perequê Mirim, se alimentado com verdura orgânica colhida na horta da unidade (Foto: Reprodução/PMC)

A responsável pelo projeto Horta Educativa na Secretaria de Educação, Mayara Peixoto, informou que durante a visita operacional são executados trabalhos de limpeza dos espaços da horta, preparação de terra, além de orientações técnicas e avaliação dos espaços. Ela explicou que é preciso prever o tamanho das crianças que vão utilizar o espaço, por exemplo. Elas precisam alcançar o canteiro em sua totalidade – tanto em altura, quanto em comprimento. Como parte do projeto, também fornecemos para as unidades, kits de ferramentas e insumos, como terra, adubo.

Ela ainda comentou que a orientação é para que as escolas se organizem para realização da manutenção dos espaços, buscando estabelecer uma rede de cooperação junto aos pais e comunidade local.

 Oficina em parceria com a Petrobras

 A Petrobras, em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, promoveu na noite desta quarta-feira (7), a 2ª oficina de capacitação do Projeto Horta Educativa – Caraguatatuba. Com o tema ‘Horta Vertical’ a oficina foi realizada virtualmente para um grupo de 12 participantes.

 Iniciado no mês de setembro, o projeto visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância das hortas para as questões nutricionais, alimentares e de meio ambiente. Até setembro de 2023, serão realizadas outras oito capacitações sobre temas como compostagem, alimentos orgânicos, temperos naturais e empreendedorismo. 

O Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras, é uma medida mitigadora exigida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e do trecho terrestre do gasoduto Gasmex, em Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024