Pesquisar No Site

Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

Publicado em: 07/10/2021
Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba
Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

A prática de Educação Ambiental é desenvolvida em todas as etapas de ensino da rede municipal de ensino de Caraguatatuba. Através do Setor de Projetos, é promovido o Projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares.

Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Aluna do CEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, segurando temperos orgânicos colhidos na horta da unidade (Foto: Reprodução/PMC)

A interação e a criação de vínculos com a natureza possibilitam o desenvolvimento das crianças em termos sociais, afetivos, cognitivos e motores. Além disso, diante da realidade de restrições que ainda vivemos, a prática das atividades em espaços abertos tem sido uma prioridade.

As hortas misturam pedagogia e consciência ambiental, cultivo, inclusão e consumo de alimentação saudável, tudo isso em um só espaço, incentivando as boas práticas na continuidade de seus cuidados.

Retomado em maio deste ano, com a volta das atividades presenciais nas unidades escolares, as hortas foram desenvolvidas, preparadas, semeadas e agora realizam suas primeiras colheitas de verduras, legumes e temperos. Itens como tomate, alface, rabanete, salsa, cebolinha, coentro, entre outros, foram colhidos pelos alunos durante práticas pedagógicas e utilizados no preparo de refeições nas unidades.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, que recebeu de presente hortaliças colhidas pelos alunos, comentou sobre a importância do projeto e os diversos aspectos pedagógicos que podem ser desenvolvidos através das hortas. “O cultivo das hortas no ambiente escolar ajuda a transformar o pensamento e atitude das crianças sobre os hábitos alimentares. Além de estimular a produção e consumo de alimentos naturais, traz aos alunos atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos e inserção de assuntos como a economia doméstica, além outras atividades ligadas às aulas de empreendedorismo”, explicou.

Ao todo, mais de 30 unidades escolares do município já receberam a visita da equipe do projeto nos últimos meses.

Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

3 #PraCegoVer: Aluna do Cei/Emei ADI Adriana Cassiano,no bairro Perequê Mirim, se alimentado com verdura orgânica colhida na horta da unidade (Foto: Reprodução/PMC)

A responsável pelo projeto Horta Educativa na Secretaria de Educação, Mayara Peixoto, informou que durante a visita operacional são executados trabalhos de limpeza dos espaços da horta, preparação de terra, além de orientações técnicas e avaliação dos espaços. Ela explicou que é preciso prever o tamanho das crianças que vão utilizar o espaço, por exemplo. Elas precisam alcançar o canteiro em sua totalidade – tanto em altura, quanto em comprimento. Como parte do projeto, também fornecemos para as unidades, kits de ferramentas e insumos, como terra, adubo.

Ela ainda comentou que a orientação é para que as escolas se organizem para realização da manutenção dos espaços, buscando estabelecer uma rede de cooperação junto aos pais e comunidade local.

 Oficina em parceria com a Petrobras

 A Petrobras, em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, promoveu na noite desta quarta-feira (7), a 2ª oficina de capacitação do Projeto Horta Educativa – Caraguatatuba. Com o tema ‘Horta Vertical’ a oficina foi realizada virtualmente para um grupo de 12 participantes.

 Iniciado no mês de setembro, o projeto visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância das hortas para as questões nutricionais, alimentares e de meio ambiente. Até setembro de 2023, serão realizadas outras oito capacitações sobre temas como compostagem, alimentos orgânicos, temperos naturais e empreendedorismo. 

O Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras, é uma medida mitigadora exigida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e do trecho terrestre do gasoduto Gasmex, em Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

LOA 2022 de Caraguatatuba será votada em 1º turno nesta terça-feira
LOA 2022 de Caraguatatuba será votada em 1º turno nesta terça-feira

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 da Prefeitura de Caraguatatuba será discutido e votado em 1º turno nesta terça-feira (23/11), na sessão ordinária da Câmara Municipal. A proposta estima a receita e fixa a despesa do município em R$ 1.079.895.594,00 para 2022. A Câmara de Caraguatatuba promoveu

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 22/11/2021
Secretaria de Habitação de Caraguatatuba explica Desdobro Especial
Secretaria de Habitação explica diferença entre títulos de Regularização Fundiária de Interesse Específicos e Sociais

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, se tornou referência na Regularização Fundiária, desde o ano de 2017, com a entrega de mais de 2.260 lotes regularizados. Em Caraguatatuba existem dois tipos de títulos de regularização, sendo eles, o de interesse especifico e o de interesse social.

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 03/11/2021
Caraguatatuba aplica dose de reforço para vacinados com a Janssen até 30 de junho
Caraguatatuba aplica dose de reforço para vacinados com a Janssen até 30 de setembro

Caraguatatuba começa a aplicar, a partir desta terça-feira (30), a dose de reforço contra a Covid-19 para as pessoas que receberam a dose única da Janssen. A orientação é da Secretaria de Estado da Saúde. Quem recebeu o imunizante até o dia 30 de setembro já pode procurar um posto

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 30/11/2021
Caraguatatuba tem dois atletas no pódio do Campeonato Brasileiro de BMX
3º Etapa do Campeonato Paulista de BMX tem Caraguá como destaque com 11 pódios

A equipe da Associação de BMX de Caraguatatuba, com apoio da Prefeitura Municipal, esteve na cidade de Cosmópolis, no interior de São Paulo, competindo na 3ª Etapa do Campeonato Paulista de BMX. Mais uma vez, a equipe de Caraguatatuba foi destaque da competição, subindo ao pódio em 11 ocasiões. “Finalizamos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 03/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado prolongado da República
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado prolongado da República

A Prefeitura de Caraguatatuba não terá expediente na próxima segunda-feira (15/11) em razão do feriado da Proclamação da República, mas algumas secretarias municipais terão serviços em regime de plantão no período. O atendimento ao público continua na terça-feira (16), a partir das 9h. Os agentes de trânsito da Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/11/2021