Pesquisar No Site

Procon de Caraguatatuba previne transtornos com aluguel de casas para temporada

Publicado em: 19/10/2021
Procon de Caraguatatuba dá orientações sobre aluguel de casas para temporada
Procon de Caraguatatuba previne transtornos com aluguel de casas para temporada

Com a aproximação da alta temporada, feriados prolongados de novembro, festas de final de ano e férias de verão, muitas pessoas planejam viagens, que incluem o aluguel de um imóvel para aproveitar os dias de descanso com a família e amigos.

#PraCegoVer: Placa com anúncio de casas para aluguel de casas para temporada e finais de semana (Fotos: Luís Gava/PMC)

Para ajudar o consumidor a evitar transtornos, golpes e dores de cabeça desnecessárias, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece uma série de orientações a serem observadas por quem pretende alugar uma casa na temporada.

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, chama atenção para localização do imóvel. “Verifique as condições de acesso, pontos de referência e a infraestrutura da região. Também é necessário buscar referências na internet ou pessoas conhecidas, bem como fazer uma vistoria com o responsável antes de fechar o contrato se possível, além de atentar aos detalhes e às condições do imóvel”, recomenda.

Moreira destaca a importância da formalização do aluguel do imóvel. “Faça um contrato com tudo o que foi tratado verbalmente, como data de saída, nome e endereço do proprietário, preço, forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo, número de cômodos, garagem, proximidade da praia ou de comércios”, elencou. “Caso o imóvel seja mobiliado, deve constar no documento o estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação, efetue nova vistoria”, enfatiza.

De acordo com o diretor do Procon, essa transação comercial tem um período de duração. “O prazo para este tipo de locação não pode ultrapassar 90 dias (três meses). Além disso, o pagamento de aluguéis e encargos pode ser solicitado antecipadamente e de uma só vez. Exija recibos discriminando todas as quantias pagas e guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que comprovem a negociação com o fornecedor”, alerta. “Caso o consumidor tenha dúvida ou o locador não dê recibo ou melhores detalhes sobre o imóvel não faça a locação”, finaliza.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br. Após entrar em contato com o Procon de Caraguatatuba, o cliente receberá um formulário para preencher com nome, documentos pessoais, endereço, descrição do problema e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

GCM fecha balanço com mais de 3 mil ações em fevereiro
GCM fecha balanço com mais de 3 mil ações em fevereiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de fevereiro 3.064 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 57 ações em apoio às secretarias municipais, 10 ocorrências, 76 ocorrências resolvidas no local, dois indivíduos presos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/03/2024
Prefeitura finaliza audiências públicas da concessão do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura finaliza audiências públicas da concessão do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou a terceira e última audiência pública do projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de implantação e operação, reforma, restauro, implantação, operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio na última quarta-feira (28/2), na Emef Dr.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/02/2024
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró-Mulher, promoveu nesta sexta-feira (8), mais uma Campanha de Doação de Sangue. Quinze pessoas foram levadas ao Hemonúcleo de Taubaté. A campanha tem como objetivo levar doadores em transporte gratuito ofertado pela Prefeitura, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira
Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira

O Fundo Social de Caraguatatuba retoma no mês de março, o curso de Iniciação à Costura e irá disponibilizar cinco turmas, totalizando 30 vagas. O objetivo é capacitar alunos interessados em iniciar nesta área, como fonte de geração de renda. Serão disponibilizadas turmas de segunda à sexta-feira, das 13h30 às

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 01/03/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024