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Procon de Caraguatatuba passa a receber reclamações pelo Aplicativo 156

Publicado em: 22/10/2021
Procon de Caraguatatuba recebe reclamações pelo Aplicativo 156
Procon de Caraguatatuba passa a receber reclamações pelo Aplicativo 156

Para dar mais praticidade, agilidade e comodidade ao munícipe, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba começou a receber as reclamações e denúncias contra as relações de consumo pelo aplicativo Caraguatatuba 156.  Agora o consumidor tem a opção de fazer sua queixa presencialmente ou via smartphone e pelo site da Plataforma 156.

PraCegoVer: Tele de abertura do Aplicativo 156 Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Ao baixar o aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/, após cadastrar seus dados, o consumidor pode reclamar sobre problemas com gêneros alimentícios, serviços, educação, habitação, planos de saúde, produtos, relações de consumo, saúde (hospitais particulares, clínicas médicas, laboratórios e clínicas odontológicas, entre outros), medicamentos, saúde animal (clínicas e pet shops), serviços financeiros (bancos, cartões de créditos, financiamentos, empréstimos, etc), transporte e viagens e turismo (agências de turismo, hotéis e pousadas).

De acordo com o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 fez o órgão se adequar ao atendimento remoto da população. “Começamos a receber as queixas e denúncias dos consumidores via e-mail de forma paliativa. Com o passar do tempo foi necessário buscar um sistema que suprisse a demanda do Procon com agilidade e praticidade ao munícipe”, narra. “A Plataforma Caraguatatuba 156 mostrou-se suficiente para atender as nossas expectativas em relação ao nosso volume de solicitações”, explicou.

Todas as reclamações recebidas pelo aplicativo 156 ou site da Central 156 serão enviadas para o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) da Secretaria Nacional do Consumidor. “Para fazer uma solicitação, o cliente responderá um questionário sobre produto ou serviço reclamado na aba específica. Caso falte algum documento, um aviso será enviado ao reclamante para que anexe material para conclusão do pedido”, finaliza.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online no aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 14 funcionários.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-828, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

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