Pesquisar No Site

Livro produzido por alunos de Caraguatatuba concorre ao Prêmio Destaque Educação 2021

Publicado em: 19/10/2021
Destaques
Livro produzido por alunos de Caraguatatuba concorre ao Prêmio Destaque Educação 2021
Livro produzido por alunos de Caraguatatuba concorre ao Prêmio Destaque Educação 2021

Em Caraguatatuba, a 11ª edição da Feira Literária (FLIC), que foi realizada em toda a rede municipal de ensino, rendeu produções espetaculares, lindas exposições, apresentações, emoções e muitos aprendizados. A cada ano, alunos, professores e toda a comunidade escolar vem se reinventando e produzindo conteúdos cada vez mais elaborados.

#PraCegoVer: A professora Soraia, acompanhada por uma aluna e um professor, durante a gravação do vídeo sobre o projeto do livro ‘Eu sobrevivi a uma pandemia’. Ao fundo, o desenho criado pela aluna Adrilaine da Silva Ferreira, que ilustra a capa do livro (Foto: Reprodução/PMC)

Um dos trabalhos de destaque desta edição da FLIC surgiu com a elaboração de um livro com relatos de alunos sobre o impacto da pandemia em suas vidas. Através da iniciativa da professora Soraia Salim da Silva, alunos dos 9ºs anos da EMEF Euclydes Ferreira, no bairro Perequê Mirim, escreveram histórias sobre como a pandemia do novo coronavírus interferiu direta e indiretamente em suas vidas.

A coletânea dessas histórias resultou no livro ‘Eu sobrevivi a uma pandemia’ que foi lançado na FLIC e rendeu à professora a oportunidade de concorrer ao ‘Prêmio Destaque Educação 2021’, promovido pela Educa Week, maior evento de educação básica do Brasil.

Em sua terceira edição, o prêmio foi idealizado para identificar e reconhecer experiências de sucesso na educação. A premiação dá visibilidade a iniciativas de professores, coordenadores e diretores que promovem melhoria no aprendizado e na vida de alunos, pais e funcionários de escolas públicas e privadas.

Concorrendo na categoria Ensino Fundamental II, a unidade escolar produziu um breve vídeo com informações sobre o projeto do livro, que está disponível no canal do YouTube da Educa Week (https://www.youtube.com/watch?v=Bm_HnojilNc). Para estar entre os finalistas, o vídeo precisa ser um dos 10 com o maior número de curtidas. Serão válidas somente as curtidas no canal oficial da Educa Week.

A professora Soraia explicou que a ideia surgiu como solução ao desafio de incentivar a produção textual durante o período de atividades remotas. “Durante a pandemia, muitos dos nossos alunos enfrentam diversos desafios emocionais e familiares. Ao retornarem à escola, essas histórias começaram a se tornar parte do cotidiano. Sendo assim, vi a oportunidade desses alunos colocarem para fora as suas angústias nas aulas de produção textual que resultaram no livro para ser exposto na FLIC, que é realizada todos os anos”, disse.

A secretária de educação, Márcia Paiva, comentou que para valorizar ainda mais e dar visibilidade do trabalho ao público externo, o livro ‘Eu sobrevivi a uma pandemia’ está em processo de edição profissional, realizado pela equipe da Secretaria de Comunicação e será relançado, em breve, pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

Além dos textos produzidos pelos alunos, a ilustração da capa também foi criada por uma aluna da unidade escolar.

A divulgação do resultado do Prêmio Destaque Educação 2021 será no sábado, dia 23 de outubro, às 18h30, durante o maior evento sobre educação básica do Brasil, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), esteve na tarde de segunda-feira (18) no Hospital Regional do Litoral Norte, levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito. A palestra fez parte das atividades da Semana Interna de Prevenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2024
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024