Pesquisar No Site
Fundacc promove live sobre projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’

Fundacc promove live sobre projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de Ecologia, promove na próxima terça-feira (26), às 19h, uma live em comemoração à Semana Lixo Zero para divulgar o projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’.

#PraCegoVer: Arte da live com uma bituca apontada pra baixo e um símbolo de proibido na frente (Foto: Arte/Fundacc)
A Semana Lixo Zero é uma oportunidade de fomentar no município sobre as boas práticas Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e como mudar hábitos e consumo.
A live terá como tema ‘Descarte correto de bitucas se transforma em papel artesanal’ e será transmitida na página do instagram @flowsustentavel por Tatiana Araujo, da empresa Flow Sustentável, que coordena o projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ no Litoral Norte.
A proposta é falar sobre a importância do descarte correto de bitucas de cigarro, sendo esse um resíduo tóxico que resulta em um impacto extremamente negativo para o meio ambiente. Caraguatatuba possui, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, o projeto de descarte correto das bitucas de cigarro.
O projeto consiste em instalar diversas caixas coletoras e cinzeiros de praia para o descarte das bitucas, evitando que sejam jogadas nas praias. As bitucas coletadas são tratadas na usina de reciclagem da Poiato Recicla e transformadas em massa celulósica para fazer papel artesanal, sendo distribuídas para entidades sociais.
Desde o início do projeto, no mês de junho, já foram coletadas mais de 37 mil bitucas de cigarro, sendo 15 kg de lixo tóxico que deixou de contaminar as praias.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes