Pesquisar No Site

Caraguatatuba anuncia volta de 100% dos alunos a partir de 3 de novembro

Publicado em: 22/10/2021
Destaques
Caraguatatuba anuncia volta de 100% dos alunos a partir de 3 de novembro
Caraguatatuba anuncia volta de 100% dos alunos a partir de 3 de novembro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que a partir do dia 3 de novembro, todas as unidades da rede municipal de ensino retomarão as atividades presenciais integralmente, com 100% dos alunos matriculados. A medida se aplica a todas as etapas de ensino da rede municipal (Centros de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação para Jovens e Adultos).

PraCegoVer: Aluna da rede municipal de ensino de Caraguatatuba posa para foto durante atividade escolar (Foto: Reprodução/PMC)

A decisão da Administração Municipal foi tomada após o anúncio do governador João Dória, ocorrido no dia 13 de outubro, que tornou obrigatória a volta dos estudantes às aulas presenciais, após a avaliação e autorização do Comitê Científico do Governo de São Paulo.

O anúncio foi realizado pelo Prefeito Aguilar Junior, nesta sexta-feira (22), após alinhamento com a secretaria de educação. O prefeito informou que a rede municipal de educação está preparada e segura para receber integralmente todos os alunos. “A retomada segura da educação em Caraguatatuba aconteceu de maneira assertiva. Todos os passos que demos desde 10 de maio deste ano, quando voltamos com as atividades presenciais em nossas unidades, foram passos bem avaliados e respaldados por nossa equipe da Secretaria de Educação, do Comitê de Retomada e de nossas autoridades sanitárias”, disse.

Sobre o ponto de vista pedagógico, a secretária de Educação, Márcia Paiva, avaliou a importância deste momento de retomada integral: “Desde o início da pandemia, enfrentamos muitos desafios. Tivemos que nos adaptar rapidamente ao distanciamento social e devido a isso, os meios digitais tornaram-se ainda mais presentes e tivemos que adotar diferentes práticas pedagógicas que fizessem sentido nas interações à distância. A retomada integral dos alunos às atividades presenciais representa a ampliação das práticas pedagógicas para a construção de novos aprendizados, pois nada supera o encontro no ambiente escolar. Aprende-se não apenas dentro de sala de aula, com os professores, mas também na interação com os colegas. O convívio, a troca e o compartilhamento de experiências são essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo”, explicou.

O prefeito Aguilar Junior ainda destacou que o retorno integral dos alunos às aulas presenciais é mais uma importante ação de retomada em Caraguatatuba. “A educação deve ser entendida como prioridade por toda a sociedade. Em Caraguatatuba fizemos todos os investimentos necessários para o cumprimento dos protocolos e essa volta acontece com respaldo do Comitê Científico do Estado e de nossas autoridades municipais de Saúde”, concluiu.

Para garantir a segurança e a ampliação do retorno às aulas presenciais, todos os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel serão mantidos. Além disso, pessoas sintomáticas não devem ir à escola. A ventilação e higienização dos ambientes permanecem, assim como a higienização frequente das mãos.

#PraCegoVer: Ilustração da retomada das aulas (Foto: Arte/PMC)

Casos suspeitos ou confirmados seguirão sendo notificados à UBS local e registrados no sistema de monitoramento.

Linha do tempo

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Caraguatatuba vem se empenhando para promover o avanço na retomada das atividades presenciais nas escolas de forma segura e assertiva.

Em 10 de maio de 2021, abrimos as escolas para atividades presenciais, com percentual de 305% e revezamento dos alunos.

Em agosto, dia 16, aumentamos a capacidade de atendimento presencial, para 50% dos alunos.

No dia 13 de setembro ampliamos o tempo de permanência dos alunos nas escolas, sendo 4 horas nas etapas de Ensino Fundamental e 8 horas na Educação Infantil.

A partir do dia 3 de novembro teremos 100% dos nossos estudantes simultaneamente nas salas de aula.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Caraguatatuba está com 205 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 205 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou o quadro de vagas de emprego para 205 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados devem comparecer das

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 28/02/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta quinta-feira (29), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2023, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/02/2024
Novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba tomam posse
Novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba tomam posse

A posse dos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba (CMMA) para o biênio 2024/2026 foi realizada nessa quinta-feira (14/3), na Secretaria de Meio Ambiente, no Centro. Desde 2018, com a Lei Municipal 2.431/2018, de autoria do prefeito Aguilar Junior, o número de membros do CMMA de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 14/03/2024
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário - Caraguá 167 anos
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para os interessados que queiram participar da Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos, que será realizado em 28 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. São disponibilizadas 1 mil vagas para os atletas e o valor da inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024