Pesquisar No Site

Caraguatatuba anuncia volta de 100% dos alunos a partir de 3 de novembro

Publicado em: 22/10/2021
Destaques
Caraguatatuba anuncia volta de 100% dos alunos a partir de 3 de novembro
Caraguatatuba anuncia volta de 100% dos alunos a partir de 3 de novembro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que a partir do dia 3 de novembro, todas as unidades da rede municipal de ensino retomarão as atividades presenciais integralmente, com 100% dos alunos matriculados. A medida se aplica a todas as etapas de ensino da rede municipal (Centros de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação para Jovens e Adultos).

PraCegoVer: Aluna da rede municipal de ensino de Caraguatatuba posa para foto durante atividade escolar (Foto: Reprodução/PMC)

A decisão da Administração Municipal foi tomada após o anúncio do governador João Dória, ocorrido no dia 13 de outubro, que tornou obrigatória a volta dos estudantes às aulas presenciais, após a avaliação e autorização do Comitê Científico do Governo de São Paulo.

O anúncio foi realizado pelo Prefeito Aguilar Junior, nesta sexta-feira (22), após alinhamento com a secretaria de educação. O prefeito informou que a rede municipal de educação está preparada e segura para receber integralmente todos os alunos. “A retomada segura da educação em Caraguatatuba aconteceu de maneira assertiva. Todos os passos que demos desde 10 de maio deste ano, quando voltamos com as atividades presenciais em nossas unidades, foram passos bem avaliados e respaldados por nossa equipe da Secretaria de Educação, do Comitê de Retomada e de nossas autoridades sanitárias”, disse.

Sobre o ponto de vista pedagógico, a secretária de Educação, Márcia Paiva, avaliou a importância deste momento de retomada integral: “Desde o início da pandemia, enfrentamos muitos desafios. Tivemos que nos adaptar rapidamente ao distanciamento social e devido a isso, os meios digitais tornaram-se ainda mais presentes e tivemos que adotar diferentes práticas pedagógicas que fizessem sentido nas interações à distância. A retomada integral dos alunos às atividades presenciais representa a ampliação das práticas pedagógicas para a construção de novos aprendizados, pois nada supera o encontro no ambiente escolar. Aprende-se não apenas dentro de sala de aula, com os professores, mas também na interação com os colegas. O convívio, a troca e o compartilhamento de experiências são essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo”, explicou.

O prefeito Aguilar Junior ainda destacou que o retorno integral dos alunos às aulas presenciais é mais uma importante ação de retomada em Caraguatatuba. “A educação deve ser entendida como prioridade por toda a sociedade. Em Caraguatatuba fizemos todos os investimentos necessários para o cumprimento dos protocolos e essa volta acontece com respaldo do Comitê Científico do Estado e de nossas autoridades municipais de Saúde”, concluiu.

Para garantir a segurança e a ampliação do retorno às aulas presenciais, todos os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel serão mantidos. Além disso, pessoas sintomáticas não devem ir à escola. A ventilação e higienização dos ambientes permanecem, assim como a higienização frequente das mãos.

#PraCegoVer: Ilustração da retomada das aulas (Foto: Arte/PMC)

Casos suspeitos ou confirmados seguirão sendo notificados à UBS local e registrados no sistema de monitoramento.

Linha do tempo

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Caraguatatuba vem se empenhando para promover o avanço na retomada das atividades presenciais nas escolas de forma segura e assertiva.

Em 10 de maio de 2021, abrimos as escolas para atividades presenciais, com percentual de 305% e revezamento dos alunos.

Em agosto, dia 16, aumentamos a capacidade de atendimento presencial, para 50% dos alunos.

No dia 13 de setembro ampliamos o tempo de permanência dos alunos nas escolas, sendo 4 horas nas etapas de Ensino Fundamental e 8 horas na Educação Infantil.

A partir do dia 3 de novembro teremos 100% dos nossos estudantes simultaneamente nas salas de aula.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social inicia curso de Técnicas para Confecção de Pães e Salgados Fitness
Fundo Social inicia curso de Técnicas para Confecção de Pães e Salgados Fitness

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou mais um curso de qualificação profissional na área de alimentos, Técnicas para Confecção de Pães e Salgados Fitness. O treinamento será desenvolvido na Unidade Móvel do Senai até sexta-feira (5). Durante o curso, os alunos aprendem a produzir receitas de muffin de espinafre, coxinha

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 03/11/2021
Caraguatatuba recebe confrontos do Campeonato Estadual de Futsal
Caraguatatuba recebe confrontos do Campeonato Estadual de Futsal

Caraguatatuba recebe nesta quarta-feira (3), às 20h, os confrontos do Campeonato Estadual de Futsal, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (CEMUG). A competição estava paralisada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O município de Caraguatatuba, representado pela equipe Tuka Bike, enfrenta a equipe de São José dos Campos na categoria

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 03/11/2021
Continuam as partidas classificatórias do 1º Caraguá Woman de Futsal
Continuam as partidas classificatórias do 1º Caraguá Woman de Futsal

O Ginásio Jorge Burihan (Quadra Olaria) recebeu no último sábado (20), a terceira rodada classificatória do 1º Caraguá Woman de Futsal. A competição é realizada pela JM Assessoria Esportiva, com apoio da Prefeitura da Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nos três jogos realizados nesta terceira rodada

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/11/2021
Pacientes das unidades de saúde participam de palestras sobre diabetes com foco nos cuidados e prevenção
Pacientes das unidades de saúde participam de palestras sobre diabetes com foco nos cuidados e prevenção

O Dia Nacional da Diabetes (14 de novembro) passou, mas a rede de Atenção Básica à Saúde de Caraguatatuba continua empenhada na promoção dos cuidados e, principalmente, da prevenção à doença. Na quarta-feira (18), pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ademir  Reis e Jose Maurício Borges, ambas localizadas no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 18/11/2021
Procon de Caraguatatuba recebe reclamações pelo Aplicativo 156
Procon de Caraguatatuba recebe reclamações pelo Aplicativo 156

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba está recebendo reclamações, denúncias e solicitações pelo aplicativo Caraguatatuba 156 desde o dia 25 de outubro. Agora o consumidor pode fazer sua queixa, presencialmente, na sede do Procon, no Centro, ou via smartphone. Até a última terça-feira (16/11), foram registradas 22 reclamações, denúncias e

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 16/11/2021