Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação

Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação
Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a segunda fase do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) após a contratação, por meio de concorrência pública, de uma empresa especializada para refazer todo mapa digital urbano com a atualização de dados cadastrais, criação de novos mapas vetoriais e levantamentos de dados em campo, através de mapeamento móvel terrestre em 360º e aerolevantamentos (imagens aéreas).

#PraCegoVer: Câmera que produz imagens em 360º para atualização do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Desde o dia 10 de setembro um veículo da empresa GeoPixel Soluções em Geotecnologias e TI, com uma câmera acoplada, percorre as vias e logradouros públicos, bem como áreas de acesso comum em condomínios de Caraguatatuba fazendo o mapeamento móvel terrestre 360º (‘Streetview’).

As fotos são de um tipo especial, denominadas fotos panorâmicas em 360°, por apresentar uma característica diferenciada, onde uma mesma imagem é capaz de registrar todo o entorno de forma contínua. A metodologia de aquisição destas fotos ocorre sobre uma plataforma móvel – normalmente em automóvel – com tomadas que geralmente ocorrem a cada cinco metros e garantem o registro fotográfico georreferenciado detalhado de ambientes urbanos e rurais mapeados.

As informações coletadas viabilizam uma gama de benefícios ao município que detém este tipo de informação. A partir de seu uso podem ser realizados serviços como: inspeção de vias (pavimentação, sinalização, uso, etc), levantamento de ativos públicos, fiscalização de posturas, cadastro imobiliário, uso do solo dentro dos espaços urbanos, fiscalização e levantamento de indivíduos arbóreos, inspeção de diversos mapeamentos urbanos, dentre outros itens de inspeção, análise e registros do meio ambiente mapeado.

A primeira fase do SIGGEO envolveu a aquisição, através de licitação, e instalação do software de geotecnologias com licenciamento perpétuo em 2019. O Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação consiste em um sistema de gerenciamento de dados geográficos e multifinalitários (Cadastro Técnico Multifinalitário – sistema de informações territoriais de um município) para das secretarias que necessitam de ferramentas de geolocalização, sensoriamento remoto, geoprocessamento e espacialização de informações.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 163, piso superior, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 9h às 14h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (12) 99779-1638 e-mail planejamento@caraguatatuba.sp.gov.br.    

Geotecnologias

As Geotecnologias são um conjunto de tecnologias utilizadas para realizar coleta,  processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica de uma determinada localidade. Essas tecnologias, que englobam hardware, software e peopleware (recursos humanos), podem auxiliar um engenheiro cartográfico, por exemplo, na tomada de decisões mais assertivas.

Nas geotecnologias estão incluídas topografia e geodésia, Sistemas Globais de Navegação Satélites (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS),  Sensoriamento Remoto por Satélites e fotogrametria.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura executa Operação Tapa Buracos nos bairros Rio do Ouro e Jardim Jaqueira
Prefeitura executa Operação Tapa Buracos nos bairros Rio do Ouro e Jardim Jaqueira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está nesta segunda-feira (29) com a Operação Tapa Buracos na Rua Américo Timóteo do Rosário, no bairro Rio do Ouro, região central da cidade. Aproximadamente 10 toneladas de massa asfáltica CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) foram utilizadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização na Martim de Sá contra abusos
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização na Martim de Sá contra abusos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, intensificou as ações na praia Martim de Sá, na região central, para coibir uma série de ações irregulares identificadas em uma das praias mais procuradas da cidade. Placas de publicidade colocadas de forma irregular na orla, roupas de praia penduradas

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 29/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reforma do salão de artes marciais e outros espaços do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reforma do salão de artes marciais e outros espaços do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou nesta semana a reforma de algumas áreas do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. O projeto de reforma contempla o salão de artes marciais e a quadra de tênis do Cemug. Além disso, o local

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 25/11/2021
Secretaria de Obras Públicas realiza assentamento de pedras portuguesas e faz manutenção em outros pontos
Secretaria de Obras Públicas realiza assentamento de pedras portuguesas e faz manutenção em outros pontos

Pontos turísticos, monumentos, praças e o mosaico das calçadas espalhadas por Caraguatatuba continuam recebendo revitalização e manutenção. Os trabalhos foram iniciados há dois meses com foco no atrativo turístico. A Secretaria de Obras Públicas realiza o assentamento das pedras portuguesas. O serviço foi iniciado após diversas análises que constaram que

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Secretaria de Obras Públicas Publicado em 05/11/2021
Conseg Caraguatatuba discute crimes ambientais em reunião desta quarta-feira
Conseg Caraguatatuba discute crimes ambientais em reunião desta quarta-feira

Os membros do Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg), realizam nesta quarta-feira (10), a reunião ordinária mensal. Na pauta, uma análise dos crimes ambientais e ações desenvolvidas ao longo do município para o combate. Os dados serão apresentados pelo representante da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP),

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/11/2021