Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação

Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação
Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a segunda fase do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) após a contratação, por meio de concorrência pública, de uma empresa especializada para refazer todo mapa digital urbano com a atualização de dados cadastrais, criação de novos mapas vetoriais e levantamentos de dados em campo, através de mapeamento móvel terrestre em 360º e aerolevantamentos (imagens aéreas).

#PraCegoVer: Câmera que produz imagens em 360º para atualização do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Desde o dia 10 de setembro um veículo da empresa GeoPixel Soluções em Geotecnologias e TI, com uma câmera acoplada, percorre as vias e logradouros públicos, bem como áreas de acesso comum em condomínios de Caraguatatuba fazendo o mapeamento móvel terrestre 360º (‘Streetview’).

As fotos são de um tipo especial, denominadas fotos panorâmicas em 360°, por apresentar uma característica diferenciada, onde uma mesma imagem é capaz de registrar todo o entorno de forma contínua. A metodologia de aquisição destas fotos ocorre sobre uma plataforma móvel – normalmente em automóvel – com tomadas que geralmente ocorrem a cada cinco metros e garantem o registro fotográfico georreferenciado detalhado de ambientes urbanos e rurais mapeados.

As informações coletadas viabilizam uma gama de benefícios ao município que detém este tipo de informação. A partir de seu uso podem ser realizados serviços como: inspeção de vias (pavimentação, sinalização, uso, etc), levantamento de ativos públicos, fiscalização de posturas, cadastro imobiliário, uso do solo dentro dos espaços urbanos, fiscalização e levantamento de indivíduos arbóreos, inspeção de diversos mapeamentos urbanos, dentre outros itens de inspeção, análise e registros do meio ambiente mapeado.

A primeira fase do SIGGEO envolveu a aquisição, através de licitação, e instalação do software de geotecnologias com licenciamento perpétuo em 2019. O Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação consiste em um sistema de gerenciamento de dados geográficos e multifinalitários (Cadastro Técnico Multifinalitário – sistema de informações territoriais de um município) para das secretarias que necessitam de ferramentas de geolocalização, sensoriamento remoto, geoprocessamento e espacialização de informações.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 163, piso superior, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 9h às 14h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (12) 99779-1638 e-mail planejamento@caraguatatuba.sp.gov.br.    

Geotecnologias

As Geotecnologias são um conjunto de tecnologias utilizadas para realizar coleta,  processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica de uma determinada localidade. Essas tecnologias, que englobam hardware, software e peopleware (recursos humanos), podem auxiliar um engenheiro cartográfico, por exemplo, na tomada de decisões mais assertivas.

Nas geotecnologias estão incluídas topografia e geodésia, Sistemas Globais de Navegação Satélites (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS),  Sensoriamento Remoto por Satélites e fotogrametria.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024