Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação

Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação
Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a segunda fase do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) após a contratação, por meio de concorrência pública, de uma empresa especializada para refazer todo mapa digital urbano com a atualização de dados cadastrais, criação de novos mapas vetoriais e levantamentos de dados em campo, através de mapeamento móvel terrestre em 360º e aerolevantamentos (imagens aéreas).

#PraCegoVer: Câmera que produz imagens em 360º para atualização do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Desde o dia 10 de setembro um veículo da empresa GeoPixel Soluções em Geotecnologias e TI, com uma câmera acoplada, percorre as vias e logradouros públicos, bem como áreas de acesso comum em condomínios de Caraguatatuba fazendo o mapeamento móvel terrestre 360º (‘Streetview’).

As fotos são de um tipo especial, denominadas fotos panorâmicas em 360°, por apresentar uma característica diferenciada, onde uma mesma imagem é capaz de registrar todo o entorno de forma contínua. A metodologia de aquisição destas fotos ocorre sobre uma plataforma móvel – normalmente em automóvel – com tomadas que geralmente ocorrem a cada cinco metros e garantem o registro fotográfico georreferenciado detalhado de ambientes urbanos e rurais mapeados.

As informações coletadas viabilizam uma gama de benefícios ao município que detém este tipo de informação. A partir de seu uso podem ser realizados serviços como: inspeção de vias (pavimentação, sinalização, uso, etc), levantamento de ativos públicos, fiscalização de posturas, cadastro imobiliário, uso do solo dentro dos espaços urbanos, fiscalização e levantamento de indivíduos arbóreos, inspeção de diversos mapeamentos urbanos, dentre outros itens de inspeção, análise e registros do meio ambiente mapeado.

A primeira fase do SIGGEO envolveu a aquisição, através de licitação, e instalação do software de geotecnologias com licenciamento perpétuo em 2019. O Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação consiste em um sistema de gerenciamento de dados geográficos e multifinalitários (Cadastro Técnico Multifinalitário – sistema de informações territoriais de um município) para das secretarias que necessitam de ferramentas de geolocalização, sensoriamento remoto, geoprocessamento e espacialização de informações.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 163, piso superior, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 9h às 14h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (12) 99779-1638 e-mail planejamento@caraguatatuba.sp.gov.br.    

Geotecnologias

As Geotecnologias são um conjunto de tecnologias utilizadas para realizar coleta,  processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica de uma determinada localidade. Essas tecnologias, que englobam hardware, software e peopleware (recursos humanos), podem auxiliar um engenheiro cartográfico, por exemplo, na tomada de decisões mais assertivas.

Nas geotecnologias estão incluídas topografia e geodésia, Sistemas Globais de Navegação Satélites (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS),  Sensoriamento Remoto por Satélites e fotogrametria.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo teve uma rodada movimentada no final de semana com 26 gols em oito jogos, média de mais de três gols por jogo. No campo Toca do Gato, no Golfinhos, quatro jogos eliminatórios foram realizados. O EC Primavera venceu o Vasco Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024