Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação

Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação
Prefeitura de Caraguatatuba faz mapeamento móvel terrestre de 360º para gestão da geoinformação

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a segunda fase do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) após a contratação, por meio de concorrência pública, de uma empresa especializada para refazer todo mapa digital urbano com a atualização de dados cadastrais, criação de novos mapas vetoriais e levantamentos de dados em campo, através de mapeamento móvel terrestre em 360º e aerolevantamentos (imagens aéreas).

#PraCegoVer: Câmera que produz imagens em 360º para atualização do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Desde o dia 10 de setembro um veículo da empresa GeoPixel Soluções em Geotecnologias e TI, com uma câmera acoplada, percorre as vias e logradouros públicos, bem como áreas de acesso comum em condomínios de Caraguatatuba fazendo o mapeamento móvel terrestre 360º (‘Streetview’).

As fotos são de um tipo especial, denominadas fotos panorâmicas em 360°, por apresentar uma característica diferenciada, onde uma mesma imagem é capaz de registrar todo o entorno de forma contínua. A metodologia de aquisição destas fotos ocorre sobre uma plataforma móvel – normalmente em automóvel – com tomadas que geralmente ocorrem a cada cinco metros e garantem o registro fotográfico georreferenciado detalhado de ambientes urbanos e rurais mapeados.

As informações coletadas viabilizam uma gama de benefícios ao município que detém este tipo de informação. A partir de seu uso podem ser realizados serviços como: inspeção de vias (pavimentação, sinalização, uso, etc), levantamento de ativos públicos, fiscalização de posturas, cadastro imobiliário, uso do solo dentro dos espaços urbanos, fiscalização e levantamento de indivíduos arbóreos, inspeção de diversos mapeamentos urbanos, dentre outros itens de inspeção, análise e registros do meio ambiente mapeado.

A primeira fase do SIGGEO envolveu a aquisição, através de licitação, e instalação do software de geotecnologias com licenciamento perpétuo em 2019. O Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação consiste em um sistema de gerenciamento de dados geográficos e multifinalitários (Cadastro Técnico Multifinalitário – sistema de informações territoriais de um município) para das secretarias que necessitam de ferramentas de geolocalização, sensoriamento remoto, geoprocessamento e espacialização de informações.

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 163, piso superior, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 9h às 14h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (12) 99779-1638 e-mail planejamento@caraguatatuba.sp.gov.br.    

Geotecnologias

As Geotecnologias são um conjunto de tecnologias utilizadas para realizar coleta,  processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica de uma determinada localidade. Essas tecnologias, que englobam hardware, software e peopleware (recursos humanos), podem auxiliar um engenheiro cartográfico, por exemplo, na tomada de decisões mais assertivas.

Nas geotecnologias estão incluídas topografia e geodésia, Sistemas Globais de Navegação Satélites (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS),  Sensoriamento Remoto por Satélites e fotogrametria.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados de duas funções do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados de duas funções do Concurso de 2023

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais três aprovados de dois cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até quinta-feira (29/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. Não haverá expediente nas repartições públicas municipais

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 27/10/2026
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil

O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba concede ponto facultativo do Dia do Servidor Público no dia 30 de outubro
Prefeitura de Caraguatatuba concede ponto facultativo do Dia do Servidor Público no dia 30 de outubro

A Prefeitura de Caraguatatuba terá ponto facultativo na próxima sexta-feira (30), após a transferência da data em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Com isso, o expediente regular nas repartições públicas municipais será retomado após o feriado de Finados, na terça-feira (3/11). A mudança foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, promove duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Instituto Federal de Educação,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
3º Fecica leva atrações circenses gratuitas à Praça da Cultura na próxima semana

Nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), a Praça da Cultura recebe o 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Com programação gratuita, o evento é realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A programação tem início no sábado (17), com o corso de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2026