Pesquisar No Site
Em alusão ao Setembro Azul, Caraguatatuba realiza I Fórum sobre Surdez e Inclusão

Em alusão ao Setembro Azul, Caraguatatuba realiza I Fórum sobre Surdez e Inclusão

#PraCegoVer: Arte com logo Setembro Azul, marca da Prefeitura de Caraguatatuba, inscrição ‘I Fórum sobre Surdez e Inclusão’ e informações sobre a programação do dia 29 de setembro (Foto: Arte /PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza nos dias 29 e 30 de setembro, o I Fórum sobre o tema Surdez e Inclusão. O evento é promovido pelo Setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino e foi criado em alusão ao Setembro Azul, mês da conscientização sobre a visibilidade da Comunidade Surda. O objetivo é fomentar as ações de conscientização e homenagens a essa população.
O Fórum contará com duas palestras sobre importantes temas. No dia 29, a partir das 19h, a convidada, Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos, falará sobre ‘Educação, cultura e tratativas pedagógicas com alunos surdos’. No dia 30, também às 19h, a participação é da médica otorrinolaringologista, Andreia Alessandra Bisanha, que falará sobre o tema ‘Entendendo as deficiências auditivas’.
As inscrições para o I Fórum sobre Surdez e Inclusão estão abertas e podem ser feitas no endereço: https://eventos.educacaocaraguatatuba.com.br/. O evento será transmitido no canal Informática Educativa, da Secretaria de Educação, no link: https://www.youtube.com/watch?v=szwaJHScvNs.

#PraCegoVer: Arte com logo Setembro Azul, marca da Prefeitura de Caraguatatuba, inscrição ‘Acessibilidade Comunicacional’ e informações sobre a programação do dia 27 de setembro (Foto: Arte /PMC)
Outro evento em alusão ao Setembro Azul será realizado em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). Na próxima segunda-feira, dia 27, a partir das 18h, haverá a transmissão da live ‘Acessibilidade comunicacional – Direito de escolha do surdo em relação ao meio de comunicação’.
A convidada, Lak Lobato, é comunicadora, escritora e palestrante. Ela ficou surda aos 9 anos e recuperou a audição já adulta, através de um implante coclear. Atualmente, trabalha com comunicação em prol da inclusão da pessoa com deficiência e é divulgadora da condição dos surdos oralizados que utilizam a Língua Portuguesa como forma principal de comunicação. A transmissão desta live será pelo YouTube no endereço: https://bit.ly/lakcaragua
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 102 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (30), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

Caraguatatuba institui comissão para ampliar oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos
A cidade de Caraguatatuba instituiu uma comissão especial para liderar a campanha de ampliação da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A iniciativa integra as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e da Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, conforme prevê

Haka Expedition 2025 reúne melhores atletas de corrida de aventura em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi o cenário de mais uma edição do Haka Expedition 2025, realizada entre os dias 19 e 22 de junho. A competição, uma das mais desafiadoras do calendário brasileiro de expedição, reuniu os melhores atletas de corrida de aventura do Brasil e do exterior, com percursos longos e intensos,

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto prepara empresários para Festival Gastronômico
Teve início na terça-feira (17), uma série de encontros presenciais com temas estratégicos, voltados aos empreendedores donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município. A “Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto” tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais, ampliar a competitividade e qualificar o atendimento. O curso é