Pesquisar No Site

Educação de Caraguatatuba aplica equoterapia aliada à educação inclusiva

Publicado em: 17/09/2021
Educação de Caraguatatuba aplica equoterapia aliada à educação inclusiva
Educação de Caraguatatuba aplica equoterapia aliada à educação inclusiva

A equipe técnica da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma capacitação sobre Equoterapia aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria de Educação de Caraguatatuba. O objetivo é capacitar os professores buscando excelência nas avaliações dos alunos da rede municipal com necessidades de atendimento especializado.

#PraCegoVer: Equipe de professores do Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação de Caraguatatuba durante capacitação (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

O AEE é um serviço desenvolvido por um profissional especializado que, em parceria com os educadores nas salas de aula, verifica as barreiras para a aprendizagem e escolhem ambientes e formas de trabalho adequadas para as necessidades de cada aluno.

A equoterapia é um recurso terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Nesta atividade, o cavalo é utilizado como um facilitador no processo terapêutico. Com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com deficiência.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância da equoterapia aliada à educação inclusiva. “Esse olhar metodológico, que leva em consideração as contribuições da equoterapia na perspectiva da educação inclusiva, busca valorizar o indivíduo para torná-lo um ser integrado na sociedade. Todo trabalho com o ser humano é melhor realizado quando a equipe multidisciplinar busca a coesão, a complementação e o enriquecimento do atendimento”, disse.

Antes de iniciar o atendimento, o aluno é avaliado por diversos profissionais, como pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e profissionais de equitação. Após esta avaliação criteriosa, é elaborado um programa personalizado de reabilitação, voltado às necessidades específicas de cada praticante.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro
10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir desta semana, o 10º Curta Caraguá – festival de cinema que incentiva a produção audiovisual nas escolas. A programação é gratuita e segue até o dia 29 de outubro. Entre as atrações, estão exibições de filmes, oficina de produção

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 14/10/2026
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado

Com mais de 20 apresentações gratuitas, a Praça da Cultura, no Centro, recebe neste fim de semana (17 e 18/10) a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a mostra visa fortalecer as manifestações circenses, difundir e valorizar

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 14/10/2026
Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias
Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias

Caraguatatuba está entre os municípios finalistas do 3º Prêmio AMVALE UNITAU de Gestão Responsável 2026 com quatro projetos desenvolvidos nas áreas de educação, inclusão, turismo e meio ambiente. As iniciativas avançaram para a segunda fase da premiação, que recebeu 322 inscrições de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 23/09/2026
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município

Representantes de diferentes segmentos da juventude de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (24) para apresentar demandas, projetos e propostas ao poder público. O encontro, realizado no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, reuniu jovens ligados a instituições de ensino, órgãos públicos, entidades religiosas, associações e outros grupos. Organizada

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/09/2026
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil

O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/10/2026