Pesquisar No Site

Caraguatatuba comemora aniversário de 30 anos de sua primeira unidade escolar municipal

Publicado em: 30/09/2021
Caraguatatuba comemora aniversário de 30 anos de sua primeira unidade escolar municipal
Caraguatatuba comemora aniversário de 30 anos de sua primeira unidade escolar municipal

O prefeito Aguilar Junior esteve na manhã desta quinta-feira (30) em visita ao Cei Prof.ª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, no bairro Travessão, que comemorou 30 anos de funcionamento neste mês de setembro.

#PraCegoVer: O Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Paiva e pela diretora da unidade, Profª Gildete, seguram a placa comemorativa dos 30 anos (Foto: Luís Gava/PMC)

A unidade escolar, antes chamada de ‘Creche do Travessão’, iniciou suas atividades no dia 14 de setembro de 1991 sendo um marco na educação infantil de Caraguatatuba, vindo a substituir um projeto popular chamado de ‘Mães Crecheiras’, onde as próprias mulheres se organizavam para auxiliar nos cuidados com os filhos de outras mães que trabalhavam fora.

No início dos anos 2000, a unidade escolar foi integrada à administração municipal, recebendo em 2002 a atuação denominação: ‘Centro de Educação Infantil’. A escolha da patronesse foi em 2003, quando, por reconhecimento à sua dedicação como educadora, foi prestada a homenagem à Profª Regina Célia dos Santos Chapira Blaustein, que lecionou por mais de duas décadas no município, dos anos 80 até seu falecimento em 2003.

Em comemoração à data, a equipe gestora da unidade preparou uma placa para celebração dos 30 anos, desenvolvendo a personagem ‘Regininha’, uma ilustração representando a figura da patronesse, tornando-se também uma ferramenta pedagógica, de forma a criar uma identidade visual que facilitará a associação dos alunos ao nome na escola.

#PraCegoVer: O Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebendo o carinho dos alunos do CEI Prof.ª Regina Célia Santos Chapira Blaustein durante a celebração dos 30 anos da unidade (Foto: Luís Gava/PMC)

O encontro em celebração ao aniversário do ‘CEI Chapira’, como é popularmente conhecido, contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação. Após uma divertida apresentação dos alunos, o prefeito Aguilar Junior cumprimentou a todos e parabenizou os educadores da unidade pelo trabalho desenvolvido. Ele ainda compartilhou com os presentes sua alegria e suas memórias que envolvem a inauguração da escola, já que ele residia no bairro com sua família naquela ocasião.

Atualmente, o CEI Prof.ª Regina Celia Santos Chapira Blaustein atende mais de 240 crianças de 0 a 3 anos, onde elas vivenciam uma importante etapa de seu desenvolvimento, tecnicamente chamada de Primeiríssima Infância, um período de extrema importância para o desenvolvimento humano.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, também acompanhou a comemoração dos 30 anos da unidade e comentou sobre a importância das atividades pedagógicas realizadas nos Centros de Educação Infantil do município:

“Os Centros de Educação Infantil possuem um papel muito importante em nossa sociedade, promovendo os cuidados, educando e trabalhando no desenvolvimento das crianças. No período da Primeira Infância, ocorre o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros. Quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento durante este período, maiores são as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial na fase adulta”, reforçou.

“Nosso reconhecimento a todos os que um dia passaram pela unidade e contribuíram de alguma maneira com seu trabalho, empenho e dedicação para a formação e educação das crianças do nosso município”, completou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024