Pesquisar No Site
ADL aponta que taxa de infestação de dengue continua acima de 1% em Caraguatatuba

ADL aponta que taxa de infestação de dengue continua acima de 1% em Caraguatatuba
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba obteve nesta quarta-feira (29), o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada durante o mês de setembro, pelos agentes do controle de dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

#PraCegoVer: Uma imagem que mostra possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação/PMC)
Essa é a terceira ADL do ano e continua acima de 1%. O resultado aponta que a taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti no município é de 1,7%. Esse número é inferior ao obtido na avaliação de junho, que foi de 1,8%.
Segundo o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta. Quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
A área ‘1’, que corresponde à região próxima ao bairro Tabatinga, na região norte, obteve a taxa mais alta de infestação do município. Ela chegou a 2,33%.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 328 amostras positivas foram coletadas pelos agentes. Ao todo, os agentes passaram por 600 quarteirões e vistoriaram 3.300 imóveis.
Dos recipientes onde estavam as amostras coletadas pelos agentes, 45% correspondem a recipientes passíveis de modificação/alteração, como plásticos, lonas, peças e sucatas, e 35% são móveis, como vasos de planta, baldes, materiais de construção, latas e frascos.
O coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes, explica que esses recipientes são simples e poderiam ser facilmente limpos para a eliminação de larvas existentes. Ele reforça que “a ajuda da população no controle de criadouros é muito importante”.
Neste momento, Caraguatatuba não tem caso confirmado de dengue. Por isso, os agentes não irão realizar os bloqueios mecânicos que consistem na orientação e informação sobre casos de dengue.
Como ainda não há novos casos da doença, a Secretaria de Saúde irá intensificar as vistorias em imóveis no bairro da Tabatinga, justamente por conta do resultado da ADL.
Veja Também Recentes

Cia. Perspectiva apresenta experimentação cênica no Auditório Maristela de Oliveira
A ‘Perspectiva’ – companhia e produtora de artes cênicas de Campo Grande/RS – realiza nesta sexta-feira (17/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, uma experimentação cênica aberta ao público com entrada franca. A ação integra o projeto de residência ‘Vivências Artísticas’, contemplado pelo edital nº

Livro sobre causos e lendas caiçaras de Pedro Caetano tem lançamento no Macc neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe no próximo sábado (27) às 14h, o lançamento do livro Causos e Lendas Caiçaras, do mestre caiçara Pedro Caetano dos Santos, uma celebração da memória, da sabedoria popular e da cultura tradicional. O evento é gratuito e livre. As ilustrações

Fundacc está com inscrições abertas para concurso fotográfico 7º Veja Caraguá
Estão abertas as inscrições até o dia 12/10 para o 7º Veja Caraguá – Prêmio Fotográfico de Caraguatatuba. ‘Cotidiano’ é o tema desta edição, definido pelo Setorial de Audiovisual e Fotografia do Conselho Deliberativo da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e as fotografias podem ter sido registradas em qualquer local

Idosos do Lar São Francisco visitam Parque Natural Municipal do Juqueriquerê em Caraguatatuba
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê recebeu a visita de aproximadamente 20 idosos atendidos pela Associação Lar São Francisco. A atividade, que ocorreu na última quinta-feira (2), proporcionou momentos de lazer, integração e contato com a natureza. Durante o passeio, o grupo conheceu as exposições em cartazes, participou de uma

Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (15, 16 e 17/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.