Pesquisar No Site
Workshop reforça importância de criar Roteiro Turístico Regional para o Litoral Norte

Workshop reforça importância de criar Roteiro Turístico Regional para o Litoral Norte
Empresários ligados ao trade turístico de Caraguatatuba participaram na quinta-feira (19) de um workshop realizado pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo com o objetivo de criar roteiros turísticos regionais.
A explanação foi feita pela equipe do Sebrae e explicou de que forma as cinco cidades – Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga – podem criar roteiros que permitam o turista conhecer seus atrativos ficando mais tempo na região.
Para Adenilson dos Santos, sócio proprietário e guia de turismo da Agência Caraguatá TUR, participar do encontro foi de extrema importância para o turismo regional. “Fizemos um trabalho de roteirização dos atrativos que temos no Litoral Norte e foi importante conhece o atrativo de cada cidade, o que eles têm de diferente e que podem se complementar”.
Ele ainda citou a possibilidade de se criar uma plataforma para atrair turistas europeus, sendo esta uma ferramenta importante de divulgação da região com todo o seu potencial, com secretarias, Comturs e agências trabalhando um só produto.
Na avaliação da secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, a participação do trade no workshop vai de encontro com a política do prefeito Aguilar Junior que é a capacitação.
“Capacitar mais o trade para que se tenha um turismo cada vez mais eficiente, mais profissional e que traga retorno para população. Turismo é uma indústria e como indústria precisa de números, retorno, dinheiro. Só vai adquirir essa maturidade quando tiver capacitação para atrair um turismo bastante profissional e eficiente”, reforça.
O comerciante Diego Pilon de Almeida, da Mia Nonna Massas Artesanais, fez questão de marcar presença. Pra ele, o workshop foi mais do que esperava. “Pude ver grande oportunidades além da linha de gastronomia que foi o que fui em mente. Precisamos reforçar o Circuito Litoral Norte. Temos uma linha de negócios turísticos jamais vista ou explorada pelos empreendedores e agentes de turismo dos municípios que compõem o consórcio e que merece investimento em uma rota de turismo completa para Litoral Norte”.
No Workshop foram abordados temas como levantamento de dados (atrativos, serviços e demais itens necessários para o roteiro), análise da oferta, planejamento do roteiro, plano de integração e definição de ações de operacionalização.
Veja Também Recentes

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação