Pesquisar No Site

Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência

Com pandemia e desemprego, número de denúncias de violências contra idosos e PcD quase dobra
Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

#PraCegoVer: Foto mostra um homem em cadeira de rodas apertando a mão de uma mulher loira que está na frente de um computador (Foto: Divulgação)

Pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Isso representa quase 25% da população, segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.

A equipe técnica da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) ressalta que para se construir uma sociedade inclusiva, é necessário o cuidado com as palavras para se referir ao outro. Rotular as pessoas por uma condição, sem verificar a sua competência para exercer determinado cargo ou função, é limitante e errado.

“Hoje, recomenda-se o uso da expressão “pessoa com deficiência”. Ela é adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006). Essa Convenção diz que a deficiência é resultante da combinação entre dois fatores: os impedimentos clínicos que estão nas pessoas (que podem ser físicos, intelectuais, sensoriais etc.) e as barreiras que estão ao seu redor (na arquitetura, nos meios de transporte, na comunicação e, acima de tudo, na nossa atitude). Ou seja, a deficiência é uma condição social que pode ser minimizada, conforme formos capazes de eliminar tais barreiras”, explica o secretário da Sepedi, Amauri Toledo.

A responsável pelo setor de Atendimento e Planejamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, Paula Hiromi, reforça que usar as palavras certas para se referir às pessoas com deficiência é fundamental para não perpetuar conceitos equivocados ou que já entraram em desuso.

“Pessoas com deficiência são acima de tudo, pessoas. Não estão doentes e nem são ineficientes. As deficiências são reais e não há porque serem disfarçadas, por isto, não tenha receio em usar a palavra deficiência”, diz.

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.

A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD. Também é importante se atentar ao plural: pessoas com deficiência e não, pessoas com deficiências, a não ser que, elas tenham, de fato, mais de uma deficiência.

Confira algumas dicas sobre os termos que devem ser utilizados:

Use Não Use
Pessoa com Deficiência Inválido, excepcional, doente, portador,

especial, defeituoso, condenado

Pessoa com Síndrome de Down Mongolóide, mongol
Criança com deficiência intelectual, criança com deficiência mental Criança Excepcional
Pessoa sem deficiência Pessoa normal
Pessoa com deficiência visual ou cega Ceguinha(o)
Pessoa com Deficiência Intelectual Retardado mental, portador de retardamento mental, deficiente mental
Necessidades específicas Necessidades especiais
Usuário de cadeira de rodas Cadeirante
Deficiente auditivo ou surdo Surdo-mudo

Semana de Prevenção

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza entre os dias 23 e 27 de agosto a 9º Semana Municipal de Prevenção às Deficiências. As palestras serão online, pelo canal do Youtube da Sepedi, aberto ao público. É necessário efetuar a inscrição prévia pelo link https://forms.gle/sbLFuRAzX51ojMF67

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc amplia ocupação de seus espaços para uso de grupos artísticos
Fundacc amplia ocupação de seus espaços para uso de grupos artísticos

Interessados em ocupar auditórios, Videoteca Lúcio Braun, Praça do Caiçara, salas nos polos  culturais e outros espaços devem manifestar interesse Visando atender aos grupos e organizações culturais da cidade que necessitem de espaços para ensaios, reuniões, cursos, mostras e saraus entre outros, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc)

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/02/2024
“Vida de Crente” com Douglas Di Lima é atração no TMC
“Vida de Crente” com Douglas Di Lima é atração no TMC

O Teatro Mario Covas recebe no dia 29 de março, às 21h, o espetáculo “Vida de Crente” com Douglas Di Lima – Stand Up para cristãos. A classificação é livre e a duração é de 70 minutos. Ingressos entre R$90 e R$45 podem ser adquiridos na Reticências Livraria e Café

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC

A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às 16h Como homenagem pelo Dia das Mulheres, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), a exposição coletiva “Mulheres-Artistas Mulheres! Artistas!”. A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024
Fundacc reúne membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba para posse
Fundacc reúne membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba para posse

A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) Malu Baracat, e sua equipe, recepcionaram os novos conselheiros e suplentes da sociedade civil e secretarias municipais do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) no Polo Cultural Centro para a apresentação dos membros e posse. A presidente do biênio 2021-2023,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/02/2024
Casa Beija Flor realiza ação de conscientização de combate à dengue no Barranco Alto
Casa Beija Flor realiza ação de conscientização de combate à dengue no Barranco Alto

Na última semana, o Projeto Semeando o Adolescer da Casa Beija Flor, no bairro Barranco Alto, realizou uma ação de conscientização sobre o combate à dengue na comunidade local com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social. Além de abordar pessoas nas ruas e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/02/2024