Pesquisar No Site
Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência

Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

#PraCegoVer: Foto mostra um homem em cadeira de rodas apertando a mão de uma mulher loira que está na frente de um computador (Foto: Divulgação)
Pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Isso representa quase 25% da população, segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.
A equipe técnica da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) ressalta que para se construir uma sociedade inclusiva, é necessário o cuidado com as palavras para se referir ao outro. Rotular as pessoas por uma condição, sem verificar a sua competência para exercer determinado cargo ou função, é limitante e errado.
“Hoje, recomenda-se o uso da expressão “pessoa com deficiência”. Ela é adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006). Essa Convenção diz que a deficiência é resultante da combinação entre dois fatores: os impedimentos clínicos que estão nas pessoas (que podem ser físicos, intelectuais, sensoriais etc.) e as barreiras que estão ao seu redor (na arquitetura, nos meios de transporte, na comunicação e, acima de tudo, na nossa atitude). Ou seja, a deficiência é uma condição social que pode ser minimizada, conforme formos capazes de eliminar tais barreiras”, explica o secretário da Sepedi, Amauri Toledo.
A responsável pelo setor de Atendimento e Planejamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, Paula Hiromi, reforça que usar as palavras certas para se referir às pessoas com deficiência é fundamental para não perpetuar conceitos equivocados ou que já entraram em desuso.
“Pessoas com deficiência são acima de tudo, pessoas. Não estão doentes e nem são ineficientes. As deficiências são reais e não há porque serem disfarçadas, por isto, não tenha receio em usar a palavra deficiência”, diz.
Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.
A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD. Também é importante se atentar ao plural: pessoas com deficiência e não, pessoas com deficiências, a não ser que, elas tenham, de fato, mais de uma deficiência.
Confira algumas dicas sobre os termos que devem ser utilizados:
Use | Não Use |
Pessoa com Deficiência | Inválido, excepcional, doente, portador,
especial, defeituoso, condenado |
Pessoa com Síndrome de Down | Mongolóide, mongol |
Criança com deficiência intelectual, criança com deficiência mental | Criança Excepcional |
Pessoa sem deficiência | Pessoa normal |
Pessoa com deficiência visual ou cega | Ceguinha(o) |
Pessoa com Deficiência Intelectual | Retardado mental, portador de retardamento mental, deficiente mental |
Necessidades específicas | Necessidades especiais |
Usuário de cadeira de rodas | Cadeirante |
Deficiente auditivo ou surdo | Surdo-mudo |
Semana de Prevenção
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza entre os dias 23 e 27 de agosto a 9º Semana Municipal de Prevenção às Deficiências. As palestras serão online, pelo canal do Youtube da Sepedi, aberto ao público. É necessário efetuar a inscrição prévia pelo link https://forms.gle/sbLFuRAzX51ojMF67
Veja Também Recentes

Quartas de final: Prefeitura divulga resultados dos jogos da 17ª Copa da Criança de Futebol de Campo
Os jogos da 17ª Copa da Criança de Futebol de Campo entram em fase decisiva, com as quartas de final. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação divulgou os resultados das disputas de sábado (16). Os jogos tiveram início às 9h e foram até às

Prefeitura de Caraguatatuba executa obras de pintura no ginásio do CEI/EMEI Maria Carlita
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba realiza a pintura da quadra de futsal do ginásio do CEI/EMEI Maria Carlita Saraiva Guedes, no Morro do Algodão. A quadra possui aproximadamente 700 metros de extensão e, além dela, a equipe também realiza

Setembro Amarelo: Caraguatatuba reforça importância da prevenção ao suicídio
A Campanha Setembro Amarelo inicia nesta sexta-feira (1º/9) para reforçar a prevenção ao suicídio, com o tema “Se precisar, peça ajuda!”. Caraguatatuba promoverá diversas ações para falar sobre o assunto. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, em 2019, foram registrados mais de 700 mil

Final Estadual do 25° JOMI: Caraguatatuba se prepara para disputar os jogos em São José do Rio Preto
Os atletas da Prefeitura de Caraguatatuba estão se preparando para a Final Estadual da 25° edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI). O evento inicia no domingo (3) e segue até o dia 9 de setembro. A delegação de Caraguatatuba será representada por 10 atletas, que competirão nas modalidades

Campanha Agosto Lilás “Saia do casulo e não se cale” termina com fortalecimento na rede apoio à mulher
A Campanha “Saia do casulo e não se cale”, desenvolvido dentro do Agosto Lilás, termina esta semana e teve por objetivo o fortalecimento na rede de apoio à mulher. Um evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de